As empresas têm, basicamente, o mesmo acesso às matérias-primas e à tecnologia para construir os seus produtos. O que as difere é a qualidade desses materiais e técnicas, o que se vê em produtos mais duráveis, resistentes e eficazes nas suas respectivas funções.

Dessa forma, as empresas precisam aprender a agregar mais valor aos seus produtos, de modo que obtenham diferenciais em relação à concorrência e que conquistem de vez o coração e a mente do consumidor. Mas como é possível fazer isso? Na sequência, você vai conferir 7 dicas poderosas. Acompanhe a leitura e tenha excelentes resultados!

1. Promova melhorias contínuas no produto

Em primeiro lugar, é importante que o desenvolvimento do produto tenha como base as pesquisas de mercado, identificando os desejos e as necessidades dos consumidores. É primordial que os produtos cumpram bem as funções básicas para as quais foram projetados.

Uma vez concluída essa fase mais óbvia, aí sim podemos pensar em atualizações, desenvolvimento de novos atributos, diversificação de modelos e materiais, e por aí vai. Para isso, faça pesquisas de feedback, dando especial atenção àquilo que os clientes mais sugerem como melhorias. Não aja sem pesquisas, OK?

2. Crie embalagens atrativas

A qualidade do produto é importante, mas, muitas vezes, a decisão de compra do consumidor no ponto de vendas é diretamente influenciada pelas embalagens do item. Nesse sentido, é importante que ela seja prática e funcional, com informações claras e fáceis de encontrar.

Além disso, o design da embalagem deve ser atrativo, com cores, fontes, desenhos e símbolos que representem os valores da marca e que vão ao encontro das expectativas do consumidor. Todos os elementos da identidade visual presentes em uma embalagem podem comunicar valores e despertar determinadas emoções. Explore isso junto ao consumidor. Além disso, dê preferência às embalagens mais criativas e resistentes, que possam ser reaproveitadas de alguma maneira.

3. Eduque o consumidor com demonstrações de uso do produto

PSC

Os especialistas em marketing e comunicação afirmam que nós estamos na era da experiência. Por isso, é importante que as empresas promovam essa experimentação, de modo que o potencial cliente tenha uma demonstração prática dos benefícios que aquele produto pode oferecer à sua vida.

É por isso que podemos experimentar perfumes nas lojas, degustar aquele suco de sabor novo no supermercado e testar carros antes de comprá-los. A demonstração e a degustação são meios de aumentar o contato entre as pessoas e as suas soluções, o que beneficia o processo de tomada de decisão de compra. Verifique de que maneira o seu produto ou serviço pode ser experimentado pelas pessoas e proporcione isso a elas!

4. Invista em um relacionamento de qualidade com o cliente

Para que o seu produto corresponda e, de preferência, supere as expectativas do cliente, a empresa deve conhecer profundamente o público-alvo. Isso depende não apenas das tradicionais segmentações demográficas (idade, gênero, geolocalização, faixa de renda etc.), mas também de conhecer as expectativas, desejos, necessidades, personalidade, carências e objetivos dessas pessoas.

Sendo assim, faça pesquisas de mercado para mergulhar no universo desses clientes. Além disso, treine as equipes de marketing e vendas para que mantenham vivo esse relacionamento, que é tão essencial à fidelização do consumidor. Envie e-mails com conteúdos úteis, interaja com os comentários nas redes sociais, responda às mensagens recebidas e, de vez em quando, telefone para o cliente para saber como ele está, o que achou do produto etc. Assim, você o manterá por perto da empresa!

5. Construa programas de fidelização e ações promocionais

Por falar em fidelização, saiba que, além do relacionamento, também há outras estratégias que as empresas podem utilizar para estimular novas compras de um mesmo cliente, tornando-o fiel à marca. Programas de fidelização e ações promocionais, desde que utilizados estrategicamente, podem valorizar o produto. Alguns exemplos de ações são:

  • Marcas patrocinando eventos;
  • Brindes;
  • Criação de clubes de clientes premium (fiéis), com benefícios;
  • Descontos especiais;
  • Distribuição de amostras e degustações;
  • Promoção de eventos da própria marca;
  • Programas de pontos/milhas, que podem ser trocados por benefícios diversos;
  • Concursos culturais/sorteios etc.

Apenas certifique-se de não fazer um uso abusivo das estratégias acima, pois elas podem “perder o efeito” e deixar de agregar valor ao produto se empregadas exageradamente. Use-as com moderação e planejamento.

6. Desenvolva campanhas de comunicação persuasivas

Uma campanha publicitária pode ter diversos objetivos: divulgar a instituição, propagar os benefícios de produtos ou serviços específicos, associar a marca a determinados valores, comunicar a realização de ações promocionais, e por aí vai. O fato é que ela tem um poder enorme para convencer as pessoas e transformá-las em clientes.

Nesse sentido, verifique se é possível criar campanhas desse tipo, divulgando-as nos meios de comunicação. Além disso, fortaleça a imagem da sua marca no marketing digital, construindo sites informativos, blogs interessantes e perfis nas redes sociais sempre atualizados com as novidades da área. Diversifique as suas estratégias e esteja presente onde o seu consumidor estiver.

7. Precifique adequadamente o produto

Por fim, não podemos falar de agregar valor a um produto sem falar no seu preço, não é mesmo? A precificação de um produto precisa levar em consideração uma série de fatores, como: a procura pelo item, o nível de “raridade” do produto, o gasto necessário para produzi-lo (fornecedores, materiais, tecnologias, transportes etc.), a margem de lucro desejada, os preços praticados pela concorrência, o perfil social do público-alvo, e por aí vai.

Sendo assim, estude atentamente cada um desses fatores. Lembre-se de que preços muito altos podem fazer com que poucas pessoas possam pagar pelo produto. Contudo, entenda que preços muito baixos podem também representar prejuízos, caso o consumidor comece a desconfiar da qualidade do item por conta disso. Dessa forma, procure definir esse delicado equilíbrio, fazendo com que as pessoas percebam o valor das suas soluções por meio de todas as estratégias citadas acima.

As 7 dicas deste artigo podem fazer com que os produtos de uma empresa sejam muito mais valorizados pelos clientes, bem como pelos potenciais consumidores. São atividades que demandam um esforço coletivo, que inclui as áreas de marketing, vendas, finanças, logística e produção, orquestrando todos esses talentos para que o consumidor seja convencido de que vale a pena comprar aquele produto/serviço. Coloque-as em prática e alcance resultados extraordinários!

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