“Amanhã eu faço”. Esse é o lema oficial dos procrastinadores de plantão. De fato, é importante ter uma agenda por meio da qual possamos equilibrar a distribuição dos nossos compromissos e obrigações, sem que fiquemos sobrecarregados em um dia e ociosos no outro. É assim, inclusive, que evitamos o estresse.
No entanto, também não devemos ficar de braços cruzados vendo o tempo passar, sabendo que há coisas que precisam ser feitas, não é mesmo? Se não houver nenhum impeditivo, por que não começar hoje o que você está caindo na tentação de deixar para amanhã? Se você faz da procrastinação o seu “estilo de vida”, entenda que antecipar o que for preciso, sem correria e ansiedade, pode ser de grande ajuda no alcance dos objetivos das diferentes áreas da sua vida. Confira as 7 dicas a seguir!
Contents
1. O tempo passa de qualquer jeito
Muita gente afirma que já está tarde para começar qualquer plano. É comum, por exemplo, as pessoas afirmarem que já estão com 40 anos, de modo que se começarem a faculdade agora, só a terminarão com 44 anos. Bem, daqui a 4 anos, essa pessoa vai estar com 44 anos de qualquer jeito, então, por que não comemorar essa idade com o diploma debaixo do braço?
Entenda que nunca é tarde para fazer aquilo que você deseja ou ama. O tempo passa para todo mundo, e isso não pode ser mudado. Contudo, a forma como vamos evoluir com o tempo só depende de nós. Então, melhor começar o quanto antes, não acha?
2. Amanhã, você desejará ter começado hoje
Suponha que você precise fazer dois relatórios hoje. Até o fim do expediente, há tempo mais do que suficiente para produzi-los e entregá-los com qualidade. Contudo, você decide entregar apenas um hoje e terminar o outro amanhã. No entanto, eis que o dia seguinte chega, e o seu chefe lhe demanda mais dois relatórios. Resultado: você, que poderia fazer dois relatórios por dia, terá feito apenas um na véspera, com mais três a serem feitos agora.
Esse tipo de cenário é amargo, devido ao arrependimento que dói na alma. Isso pode acontecer nos estudos, no trabalho e até mesmo na vida pessoal. Não sabemos como será o dia seguinte. Portanto, se há algo que está ao seu alcance hoje, faça-o para não se arrepender mais tarde.
3. Mais tempo significa mais tranquilidade
Retomando o exemplo acima, a pessoa que procrastinou no dia anterior e se deu conta de que no dia seguinte terá que fazer 3 relatórios de uma vez certamente ficou muito descontente com a situação. Isso nos leva ao terceiro item da lista, que é o estresse.
Quando precisamos fazer muita coisa em pouco tempo, ativamos o sistema de estresse em nosso cérebro, justamente com o objetivo de aumentar a nossa produtividade. O problema é que, quando esse nível de estresse passa do limite, ele nos paralisa, tira a concentração e pode derrubar a produtividade, ao invés de aumentá-la. Por isso, evitar o acúmulo de tarefas para o futuro também evita o descontrole emocional.
4. Começar antes possibilita que você se prepare melhor
Pensando agora na qualidade da produção, o que você acha que seria mais completo e bem redigido: elaborar dois relatórios por dia ou ter que fazer três de uma vez por ter procrastinado na véspera? Quando começamos cedo a fazer algo importante, além dos benefícios emocionais, também temos a oportunidade de nos prepararmos melhor.
Assim, o funcionário do nosso exemplo com certeza conseguiria coletar o material, analisar os dados, redigir o relatório, fazer uma revisão profunda das informações e do próprio texto, imprimi-lo, entregá-lo com tranquilidade e ainda ter um tempinho para descansar ou fazer correções que fossem apontadas, sem desespero. Percebe como é bom antecipar-se?
5. Antecipar-se permite que você faça parcerias certas
Na vida, ninguém faz nada sozinho. Quer dizer, até podemos, mas quando temos a ajuda de outra pessoa, tudo flui com mais rapidez e facilidade, não é mesmo? Por isso, quando deixamos a procrastinação de lado e começamos a fazer o que devemos o quanto antes, descobrimos logo quais são os pontos do projeto em que precisaremos de ajuda.
Isso nos dá tempo de conversar com as pessoas que têm o conhecimento adequado para prestar auxílio. É um cenário muito comum nas empresas, inclusive. Se nos deparamos com um texto em inglês que precisamos compreender, por exemplo, podemos pedir rapidamente o auxílio dos colegas que dominam o idioma.
Agora, imagine se você estivesse atrasado em suas demandas, descobrisse que a sua atividade está em outro idioma e não tivesse tempo hábil nem mesmo de pedir ajuda? Um problemão!
6. Monitorar o seu progresso aumenta a sua motivação
Quando temos uma tarefa grandiosa pela frente, vale a pena começá-la cedo justamente para planejar o tempo que temos até a sua conclusão. Se você precisa ler um livro de 200 páginas para a faculdade, por exemplo, começar com 20 dias de antecedência da prova permitirá que você leia 10 páginas por dia, o que não será cansativo e ainda facilitará a compreensão do texto.
Além disso, ao acompanhar o seu progresso dia após dia, você se sentirá motivado ao perceber que está caminhando. O mesmo não ocorre com quem deixa para ler as 200 páginas na véspera da prova. Essa pessoa não monitorará o seu progresso, já que vai ler tudo de uma vez, o que será extremamente cansativo e prejudicial para a compreensão do conteúdo.
7. Começar hoje faz com que você vença a concorrência
Como se diz popularmente, “tempo é dinheiro”. As grandes empresas e os maiores empreendedores do Brasil e do mundo sabem disso muito bem. Assim, imagine, por exemplo, que a sua empresa produza refrigerantes, e você descobriu que a sua maior concorrente está prestes a lançar uma enorme ação de marketing.
O concorrente, entretanto, demorou tanto para colocar a ação em prática que a sua empresa desenvolveu uma ação melhor ainda e já fez o lançamento no mercado, colocando-a em vantagem competitiva.
Assim ocorre em qualquer tipo de competição, seja no vestibular, na faculdade, no mercado de trabalho e na concorrência entre as empresas. Por todas as vantagens mostradas até aqui, começar cedo permite que você vença os seus concorrentes!
E aí, querida pessoa, será que os 7 argumentos citados acima convenceram você sobre a importância de não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!