A felicidade é o estado desejado de todo ser humano, o que faz com que ela seja um dos temas mais estudados do mundo. Mesmo que cada indivíduo tenha a sua própria visão sobre o que é ser feliz, esse é o objetivo de todos. Ao longo de todos esses anos ministrando cursos e treinamentos, em contato direto com as pessoas, pude observar que existem 7 padrões para alcançar a felicidade, formas verdadeiramente eficazes de atingir a satisfação.

Muitos associam a felicidade à conquista do sucesso, acreditando que apenas serão felizes quando chegarem lá. Contudo, posso garantir que é exatamente o contrário, é o estado de sentir-se feliz que levará você ao sucesso, pois, quanto mais entusiasmo e positividade tiver para realizar seu trabalho e atividades cotidianas, maiores são as chances de alcançar a excelência, que tem como consequência natural o tão sonhado sucesso.

Guarde isso: não é a felicidade que depende do sucesso, é o sucesso que depende da felicidade.

1 – A atitude positiva melhora o desempenho

Uma pessoa positiva, que realiza suas atividades com empenho e otimismo, consegue ter um desempenho muito melhor do que outra que realiza o trabalho sem entusiasmo, esperando que a sua conclusão traga satisfação. Isso ocorre porque a atitude positiva estimula a liberação de serotonina e dopamina no cérebro, substâncias que, além de bem-estar, impulsionam a capacidade de aprendizado.

2 – Mudança de perspectiva

Não temos o poder de mudar as circunstâncias, mas podemos alterar a forma com a qual as processamos e lidamos com elas. Com isso, através de uma mudança de perspectiva, torna-se possível reagir aos acontecimentos de maneira diferente. Não se trata de fecharmos os olhos para as coisas negativas e sim de obter outros tipos de visão, a fim de lidar com elas positivamente.

3 – Controle da forma como o mundo é visto

O cérebro humano pode ser treinado para pensar de maneira positiva ou negativa. Através de pequenas atitudes é possível romper os padrões negativos de pensamento e comportamento e adquirir uma atitude construtiva, o que, consequentemente, proporciona felicidade, otimismo e gratidão.

4 – Soluções em meio às adversidades

PSC

Em vez de enxergar os seus problemas como ameaças para a sua felicidade, prefira considerá-los como desafios que servirão para te fortalecer. Logo que algo sai diferente do esperado, o cérebro apresenta as alternativas para resolver aquela questão. O que você deve fazer é optar por aquela que te dará mais trabalho e crescimento, descartando todas as que sugerirem a desistência.

5 – Iniciar com metas pequenas e expandir gradativamente

Nenhum grande especialista começou sua carreira sabendo tudo, a trajetória de todas as pessoas de sucesso teve um começo. Através da dedicação a pequenas metas é possível obter o sentimento de controle sobre o próprio destino. Assim, ao subir em cada degrau, irá acumular a confiança e o conhecimento necessários para chegar ao topo.

6 – Criação de estratégias para adotar hábitos positivos e se libertar dos negativos

Contar apenas com a força de vontade para adotar hábitos positivos e se livrar de negativos nem sempre dá certo, é preciso criar estratégias que tornem as ações positivas mais práticas e as negativas menos práticas. Se deseja começar a se exercitar pela manhã, experimente deixar as roupas ao lado da cama. Se quer usar menos o celular antes de dormir, deixe-o fora do quarto. Acredite, ações simples como essas podem fazer toda a diferença para adquirir e eliminar hábitos.

7 – Conexão social

Quando uma pessoa tem um grande objetivo e está se dedicando muito a ele, tende a se afastar do seu círculo social, por acreditar que precisa manter o foco no trabalho. Entretanto, fazendo isso, ela está correndo o risco de se desestabilizar emocionalmente e comprometer o seu desempenho. Curiosamente, é exatamente quando temos mais trabalho a fazer que devemos nos aproximar ainda mais dos entes queridos, porque essa conexão nos fortalece.

Ao adotar esses 7 padrões em sua vida, conseguirá alcançar a felicidade verdadeira, vivenciando-a no dia a dia, sem condicioná-la a uma sequência de realizações que parece nunca ter fim.

Seja feliz hoje, aqui e agora e aproveite, claro, para espalhar essa ideia. Quanto mais pessoas felizes e engajadas em buscar seu propósito, melhor será o mundo em que vivemos. Pense nisso!