Não são apenas as empresas que devem se preocupar em ter uma boa imagem perante o mercado, profissionais dos mais diferentes segmentos também precisam pensar sobre isso. Afinal, terão que convencer clientes e empregadores de que são a melhor opção dentre um leque de várias outras opções. Siga a leitura e confira os passos para construir uma boa identidade profissional para se destacar na sua área de atuação.

A importância de uma boa identidade profissional

Atualmente, em praticamente em todos os segmentos há um número considerável de profissionais. Para conseguir boas oportunidades de trabalho e conquistar clientes é preciso se destacar e, para isso, é necessário construir uma imagem sólida, que transmita preparo para executar o trabalho.

Imagine, por exemplo, um nutricionista que atua em uma cidade que tem um número considerável de profissionais dessa mesma área. Como ele poderá garantir que as pessoas interessadas no tipo de atendimento que ele oferece o procurem? A resposta para isso é: tornando-se conhecido e construindo uma imagem de credibilidade.

Da mesma maneira, um engenheiro que deseja ser contratado por uma grande empresa precisa construir sua identidade profissional. Assim, conseguirá mostrar para os recrutadores que é a melhor opção entre todos os que se candidataram no processo seletivo. Após a contratação, essa imagem também será útil para que tenha acesso a possibilidades de crescimento dentro da organização.

Perceba que essa importância se aplica tanto a profissionais liberais, que precisam conquistar clientes, quanto para aqueles que atuam em empresas. Todos precisam ter uma identidade positiva, que mostre os seus diferenciais.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Conheça os passos para construir uma boa identidade profissional

PSC Renascimento

Agora é hora de falarmos sobre a parte prática, com os passos que devem ser seguidos para a construção de uma boa identidade profissional, acompanhe!

1 – Identifique suas principais habilidades

Você saberia responder agora quais são as suas principais habilidades? Saiba que esse é o primeiro passo para construir a sua identidade profissional, pois são os seus diferenciais. Ao refletir para encontrar essas respostas, considere tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, pois ambas impactam no seu desempenho. Ter consciência sobre seu valor fará com que se sinta muito mais confiante em situações profissionais.

2 – Crie uma forma de se apresentar

No universo das startups, existe uma prática chamada “pitch de elevador”, que consiste em apresentar uma ideia de negócio em poucos minutos. Esse nome é uma referência à situação de estar em um elevador com uma pessoa importante e ter apenas poucos instantes para se apresentar e, quem sabe, conquistar um investidor.

Você pode fazer o mesmo e desenvolver uma forma de se apresentar para usar em situações profissionais. Assim, ao participar de uma entrevista para uma vaga ou se encontrar com um cliente em potencial saberá o que dizer, transmitindo de forma resumida a sua expertise.

3 – Faça sempre o seu melhor

Independentemente se estiver trabalhando em um projeto grande ou pequeno, faça sempre o melhor que puder. Apenas tome cuidado para não se exceder no perfeccionismo, porque ele pode te atrapalhar. Cuide para se dedicar a detalhes que forem verdadeiramente relevantes para alcançar um bom resultado. Sua dedicação será sentida por clientes e empregadores e irá fortalecer a sua identidade profissional.

4 – Desenvolva suas habilidades de comunicação

A comunicação é uma habilidade importante em todos os segmentos, afinal, irá utilizá-la para falar com clientes, colegas e nas mais diferentes situações profissionais. Conseguir se expressar bem através da escrita também é essencial, especialmente porque utilizamos muito o e-mail e os aplicativos de mensagem. É preciso que as pessoas compreendam o recado que está tentando passar.

5 – Invista na sua capacitação

Uma boa identidade profissional não é algo que se conquista e se tem para sempre, ela precisa ser cultivada. Uma atitude primordial para fortalecer sua imagem cada vez mais é a capacitação. Esteja sempre atento ao que está acontecendo na sua área e se esforce para se manter por dentro das novidades. Leia, faça cursos, participe de eventos, evite se acomodar para não ficar para trás.

6 – Realize trabalhos que gerem reconhecimento

Esse é um passo válido especialmente para quem está iniciando sua carreira e ainda não teve tantas oportunidades de mostrar seus talentos e habilidades. Existem trabalhos que podem gerar o reconhecimento que precisa, mesmo que não ofereçam uma grande remuneração.

O voluntariado, por exemplo, é uma forma interessante de mostrar seu valor e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas que não possam pagar pelos seus serviços. Isso pode contribuir duplamente para a construção da sua imagem, pois os trabalhos com viés social são muito valorizados atualmente.

7 – Utilize o poder das mídias sociais

O último passo envolve utilizar o poder das mídias sociais para construir sua identidade profissional. Aqueles que atuam de forma independente e desejam conquistar clientes devem estar presentes no Instagram, que é uma plataforma que permite a interação com as pessoas através de vídeos, imagens e os chamados stories, que desaparecem após 24 horas. As pessoas gostam muito de acompanhar profissionais dos mais diferentes segmentos para conferir dicas, então é válido explorar isso.

Para aqueles que atuam em empresas, o LinkedIn é a rede social mais indicada para o fortalecimento da imagem profissional. Nela, é possível compartilhar artigos, experiências profissionais e criar uma versão mais completa do seu currículo, inclusive com referências de antigos colegas e empregadores. Se você ainda não utiliza as redes sociais para impulsionar sua carreira, comece o quanto antes.

Além das mídias sociais, a internet também possibilita a criação de sites e portfólios, o que pode facilitar que as pessoas te encontrem ao fazerem buscas no Google. Veja que as possibilidades são diversas, cabe a você encontrar a opção que mais se encaixar com o tipo de trabalho que realiza e o público que deseja alcançar.

Ao construir uma boa identidade profissional você irá se tornar uma referência no seu segmento e poderá, até mesmo, atuar como mentor e consultor para outros profissionais, diversificando a sua renda.

Como acha que está a sua imagem profissional atualmente? Já havia parado para pensar a respeito desse assunto? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos para passar a informação adiante.

Imagem: Por ImageFlow