Definir um público-alvo é um fator importantíssimo para qualquer estratégia de marketing ou de comunicação publicitária. Um público-alvo é um conceito que se refere ao conjunto de pessoas ao qual as ações de marketing e de comunicação de uma empresa se destinam.

Nas redes sociais, também é preciso definir um público-alvo, tendo em vista que elas se tornaram importantes (muitas vezes o mais importante!) canais de comunicação junto às pessoas. Assim, antes de sair pela internet divulgando os seus produtos e serviços, certifique-se de que você saiba a quem eles se destinam.

Neste artigo, você vai conferir maneiras pelas quais é possível definir esse público para que a sua estratégia de conteúdo seja o mais eficaz possível. Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!

O conceito tradicional de público-alvo

O conceito tradicional de público-alvo envolve a delimitação de um grupo de pessoas, tendo como base algumas segmentações demográficas, que incluem dados como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, grau de escolaridade e localização geográfica. Por muito tempo, essa segmentação foi a mais utilizada pelas empresas em seus projetos de marketing e de comunicação.

Assim, era comum ver como exemplo de público-alvo, descrições como esta: “mulheres, entre 25 e 35 anos, de classes A e B, com ensino superior completo, residentes na região sudeste do Brasil”. Até hoje, as empresas ainda se utilizam dessas segmentações, mas elas já não são o único modelo possível.

Novas possibilidades de segmentação

Na atualidade, sobretudo com a popularização das redes sociais como canais de comunicação entre empresas e pessoas, porém, as segmentações demográficas já não são consideradas tão importantes quanto a identificação das pessoas com as soluções que você oferece.

Imagine, por exemplo, que você seja um psicólogo. O que é mais importante para você: se comunicar com pessoas entre 35 e 45 anos que residem em São Paulo ou se comunicar com pessoas de qualquer idade e de qualquer lugar do Brasil, mas que estejam genuinamente interessadas em viver com mais qualidade e saúde mental? Certamente o segundo grupo, certo?

Isso significa que, nas redes sociais, as segmentações demográficas até podem ser utilizadas, principalmente quando você precisar impulsionar uma publicação, ou seja, utilizar a plataforma publicitária dessas redes para transformá-la em um anúncio, visível a uma quantidade maior de pessoas. Contudo, para a produção de conteúdo em geral, ela já não é o que há de mais importante.

A solução que você oferece

Sendo assim, nas redes sociais, o conceito de público-alvo se refere a basicamente qualquer pessoa que se identifique e se interesse por você e pelas soluções que você oferece. São indivíduos que possuem desejos ou necessidades que podem ser solucionados por meio dos seus produtos, dos seus serviços ou do seu conteúdo. Essa necessidade é um fator decisivo para encontrar o seu público-alvo, mais do que qualquer questão demográfica.

O que pode estratificar o seu público-alvo é o grau de consciência que o indivíduo tem acerca de sua própria necessidade e do quanto ela pode ser resolvida pelas soluções que você disponibiliza. São pessoas com problemas similares e com interesses em comum, mas em estágios diferentes da jornada do consumidor.

Os 5 níveis de consciência da necessidade

Especialistas afirmam que é possível subdividir o público-alvo das empresas e perfis em redes sociais em cinco estágios da jornada do consumidor. Todos eles precisam de você, mas uns estão mais conscientes disso do que outros. Confira, a seguir, as características das pessoas desses 5 níveis.

1º nível: não fazem ideia de suas necessidades

Sim, por incrível que pareça, existem pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas que não fazem ideia das suas próprias necessidades. São pessoas que só reconhecerão essas necessidades, desejos ou interesses quando forem impactadas pelo conteúdo dos seus posts.

É por isso que as segmentações demográficas muito restritivas são negativas. Elas podem excluir muitas pessoas com potencial interesse. Sendo assim, lembre-se de produzir também aqueles conteúdos mais óbvios e simples, pois eles servem para atrair aquelas pessoas que estão nesse primeiro nível de consciência.

2º nível: já estão conscientes de seus problemas

No segundo estágio, estão aqueles indivíduos que já sabem quem têm algo a resolver, podendo ser um desejo ou uma necessidade. Uma necessidade é algo de que a pessoa precisa, pois é indispensável para a sua vida. Um desejo, por sua vez, é uma vontade que se manifesta na pessoa sobre algo, que pode ser indispensável ou não.

As pessoas que fazem parte deste grupo sentem algum tipo de aflição sobre alguma área de suas vidas. Por isso, já são mais conscientes do que as pessoas do nível anterior. Contudo, esses indivíduos ainda não fazem ideia de como resolver os seus problemas.

3º nível: sabem qual é a solução

No terceiro dos níveis de consciência, aparece aquele público que já sabe muito bem quais são os seus desejos e necessidades e que também já têm boas noções de como podem resolver esse problema.

É o caso de alguém que reconhece, por exemplo, que precisa fazer algumas reformas em sua casa, mas não tem clareza exata se deve contratar um engenheiro, um arquiteto ou um designer de interiores, por exemplo. Por isso, é um nível que precisa pesquisar e consumir bastante conteúdo até definir com clareza a solução de que necessita, de uma vez por todas.

4º nível: são conscientes do produto/serviço

No quarto nível, aparecem aqueles indivíduos que já não têm mais dúvidas acerca da solução de que necessitam. São pessoas que agora vão pesquisar sobre as pessoas que oferecem essa solução, fazendo avaliações e comparações para decidir qual empresa é melhor para o seu caso.

Seguindo o nosso exemplo, aqui estaria uma pessoa que tem certeza de que precisa de um arquiteto e que estaria consumindo conteúdo de diferentes profissionais da área nas redes sociais. O público dessa fase verifica, entre os concorrentes, aquele que demonstra mais conhecimento e melhores produtos/ serviços, antes de tomar a sua decisão de compra.

5º nível: tomaram a decisão de compra

No quinto e último nível estão aqueles indivíduos que já decidiram que o seu produto ou serviço é de fato a melhor opção para sanar os desejos ou necessidades identificados. São pessoas que provavelmente já consomem o seu conteúdo há algum tempo e que confiam em seus conhecimentos e na sua experiência.

Agora, só falta direcionar esse indivíduo para o ambiente específico da compra, que pode ser um chat, uma landing page ou o próprio website da empresa. Ele está prestes a fechar negócio com você.

É importante compreender, portanto, que o seu público é composto por pessoas com interesses em comum, mas que estão distribuídas entre os 5 níveis acima. Por esse motivo, é importante que você diversifique os seus conteúdos, de modo a dialogar com as pessoas desses diferentes níveis.

Os conteúdos mais simples e rasos são ideais para ajudar as pessoas dos primeiros níveis a descobrirem que possuem alguma necessidade. Já os conteúdos mais complexos, específicos ou voltados para as vendas são destinados a quem está nos níveis mais altos de consciência.

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