A internet é um meio muito fértil para quem deseja fazer os seus negócios prosperarem. Democrática, ela abre as suas portas e oferece as suas ferramentas a quem desejar, independentemente do nicho em que atua ou do porte da sua empresa.

No entanto, o que realmente faz a diferença para que uma pessoa seja bem-sucedida nesse meio é ser ela mesma. As pessoas gostam de marcas autênticas, que não têm medo de se posicionar e de mostrar quem são. Gostam, também, de ver o rosto da pessoa que está por trás de todos aqueles posts divertidos e informativos.

Por isso, se você deseja ter um negócio bem-sucedido na internet, não queira ser apenas mais um na multidão. Mostre quem você é, o que você faz de diferente e o que o destaca em relação a tantos outros que provavelmente estão fazendo o mesmo que você. Autenticidade é o que faz a diferença, sobretudo nas redes sociais!

Para ajudá-lo nessa trajetória de negócios vitoriosos, separamos 7 dicas de comportamento especialmente selecionadas para a internet. Confira-as a seguir. Boa leitura!

1. Conheça a si mesmo

Abrir ou divulgar um negócio próprio na internet depende, em primeiro lugar, do quanto a pessoa conhece a si mesma. Que tipo de negócio você pretende abrir? Venda de produtos? Revenda em programas de afiliados? Oferecimento de serviços como profissional freelancer? Consultorias e mentorias? Ser um influenciador digital?

Além de escolher o tipo de negócio, defina qual é o seu segmento: fitness? Comportamento? Casa & decoração? Finanças? Advocacia? Marketing? Descubra quem você é, o que você faz bem e qual modelo de negócios da internet mais tem a ver com você.

O universo online oferece uma centena de caminhos que podem ser percorridos, mas nem todos se identificam com a sua proposta. O que funciona para uns pode não funcionar com você. Portanto, conheça a si mesmo e descubra o que você deseja.

2. Saiba qual é o público que você deseja impactar

Muitas pessoas se preocupam demais com a quantidade de tudo na internet: de seguidores, de acessos, de cliques, de curtidas, de comentários, de compartilhamentos, e por aí vai. De fato, a quantidade desses engajamentos pode ser importante, mas não é tão essencial quanto a qualidade desses seguidores.

Não adianta receber interações aos montes, mas de pessoas sem um potencial real de comprar o que você vende. É importante entender quem é o público que você deseja alcançar e dirigir as suas ações para ele. Caso contrário, poderá receber chuvas de comentários e curtidas, mas pouquíssimas compras da solução que você comercializa.

Assim, seja específico ao definir o seu público predominante. Por exemplo: “mulheres, moradoras de grandes cidades brasileiras, entre 20 e 35 anos, que desejam aprender a controlar melhor as suas finanças pessoais”.

3. Comunique-se com objetividade e simplicidade

Para que você estabeleça uma conexão positiva e profunda junto ao público que você definiu, deverá estabelecer um estilo de comunicação que vá ao encontro dessas pessoas. Mulheres de 20 anos comunicam-se de uma maneira diferente de homens de 40, por exemplo.

Portanto, as suas escolhas de assuntos, de textos, de títulos, de imagens, de cores e até de efeitos visuais deverão ser feitas tendo como base o seu público-alvo. Contudo, o que todos os públicos têm em comum nas redes sociais é a necessidade de ser simples. Quanto mais objetiva e fácil de compreender for a sua mensagem, mais bem-recebida ela será. Não adianta ter um conhecimento profundo ao extremo se você não souber como expressá-lo em termos que as pessoas comuns compreendam.

4. Mostre os seus valores e crenças

Se você souber bem quem você é e qual é o público que você deseja impactar, não se sentirá tão preocupado em perder seguidores ou em receber críticas. Desde que você cumpra o seu propósito e mantenha ao seu lado as pessoas que realmente fazem a diferença em seu negócio, não há o que temer.

Mostre quem você é, o que você pensa, quais princípios norteiam a sua vida e os seus negócios. É importante que as pessoas se identifiquem com as suas ideias. E se algumas delas discordarem e deixarem de segui-lo, entenda que isso é parte do processo. Segmentar o público envolve “descartar” quem não se encaixa nele.

É assim para todo mundo! Não queira ser uma unanimidade, pois isso é impossível. Se você quiser agradar a todos, o seu discurso será inautêntico e não se comunicará profundamente e verdadeiramente com ninguém.

5. Humanize a sua página

O item acima nos conduz naturalmente ao próximo: a necessidade de humanizar a sua página. Não mostre apenas os seus conhecimentos técnicos e o seu lado profissional. Desconstrua essa imagem de “perfeição” que tanto distancia os produtores de conteúdo das pessoas que os seguem.

Mostre o seu rosto sem maquiagem, os erros dos bastidores, o seu lado “gente como a gente”. Os seguidores se interessam pela pessoa que está por trás das marcas. Quanto mais realista e autêntica essa pessoa for, mais os seguidores serão capazes de se identificar com ela. A era de querer ser perfeito já ficou para trás nas redes sociais. Humanize-se!

6. Publique conteúdo com frequência

Para que as pessoas prestem atenção em você, em sua marca, em seus produtos e em seus serviços, é preciso dar a elas algo em troca. Esse algo é o conteúdo. Um bom conteúdo em redes sociais precisa ser leve, divertido (se possível), útil, atualizado e informativo, mas sem ser excessivamente técnico e formal.

Lembre-se de que as pessoas entram nas redes sociais por motivo de descontração. Portanto, certifique-se de que a sua produção de conteúdo acompanhe esse clima, sobretudo respeitando os interesses e as características específicas do seu público-alvo.

Além disso, para fortalecer a sua imagem junto a essas pessoas, publique conteúdo diário. Isso permitirá que você construa a sua autoridade no nicho escolhido e também que estreite os laços com a sua comunidade.

7. Divulgue os resultados obtidos

Por fim, para sacramentar de vez a sua autoridade, compartilhe, de tempos em tempos, as suas conquistas e os resultados obtidos em seus negócios. Parcerias estabelecidas, recordes de vendas, conquistas importantes dos próprios seguidores e até mesmo as suas vitórias pessoais podem e devem ser compartilhadas.

Sem ser arrogante, é claro, comemorar as próprias conquistas nos ajuda a mostrar ao público que os nossos valores e as nossas atitudes de fato produzem resultados positivos. Muitas vezes, isso é o “empurrão” que faltava para levar alguém a seguir você ou a comprar os seus produtos ou serviços.

Ter sucesso na internet depende, sim, de muito trabalho, competência, estudo e planejamento. No entanto, o que difere uma pessoa de todas as outras é ser ela mesma. É isso o que lhe dá coragem para agir de forma autêntica e para mostrar à sociedade como as soluções que ela oferece podem transformar positiva e significativamente as vidas das pessoas!

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