Geralmente, quando começamos algo em nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, encontramos alguns desafios, que nos fazem repensar se devemos continuar ou não. No primeiro empecilho, nós até continuamos nossa caminhada, pois vemos aquilo como parte do processo. Porém, quando surgem mais obstáculos, acabamos sentindo um desânimo, que nos coloca para baixo e faz com que desistamos daquilo que nos faz bem e felizes. 

As perguntas que ficam é: por que isso acontece? por que nos damos por vencidos e deixamos pelo caminho projetos inacabados? Parte da resposta para este fenômeno pode estar no fato de termos nos tornado pessoas um tanto quanto imediatistas, ou seja, queremos que nossos sonhos se realizem o mais rápido possível, sem entender que existe todo um processo e uma jornada que precisamos percorrer, para que, verdadeiramente os conquistemos. 

Por sabermos que situações como estas são mais comuns do que imaginamos e desejamos, no artigo de hoje vamos compartilhar com você dicas eficientes e matadoras, que vão te ajudar a iniciar um novo projeto e ir com ele até o fim. 

Continue nos acompanhando e confira!

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

7 dicas para não desistir dos projetos que você começar

Sentir vontade de desistir ao se deparar com uma dificuldade é algo normal. Acontece com todas as pessoas que ousam ir além, para sair de suas zonas de conforto. No entanto, o que não pode acontecer é deixar com que este sentimento te domine e te impeça de seguir adiante, em direção à realização de seus sonhos. 

PSC Renascimento

A seguir, confira um passo a passo, que vai te ajudar a não deixar seus projetos pelo caminho, te transformando em uma pessoa plena e verdadeiramente realizada

1 – Pense em todo o caminho que você já percorreu

Quando nos vemos diante de desafios e obstáculos, a primeira coisa que fazemos é esquecer e desvalorizar todo o esforço que empregamos para chegar ao ponto em que estamos atualmente. Porém, o que devemos fazer é exatamente o contrário. Ou seja, precisamos dar foco justamente para tudo aquilo que já fizemos e nos levou ao caminho que estamos percorrendo. 

Lembre-se de tudo o que você já fez e percorreu e, com certeza, isso te dará forças para superar os desafios e continuar caminhando. 

2 – Evite comparações 

Em praticamente tudo o que vamos fazer em nossa vida, nós temos por hábito nos compararmos com as pessoas ao nosso redor. Ficamos analisando o quão longe o outro já foi e o quanto nós ainda nos encontramos “estagnados”. Este é um dos principais combustíveis, que nos levam a desistir de nossos projetos. 

Quando isso acontecer com você, coloque em sua cabeça que cada pessoa tem a sua jornada e que você deve focar apenas em construir a sua. Ao fazer isso, você tirará um peso enorme de suas costas e seguirá adiante, sem deixar que nada e nem ninguém o atrapalhe. 

3 – Trabalhe a sua paciência 

Outro ponto que você precisa dar atenção é à sua paciência. Como todos nós sabemos, nada acontece do dia para a noite, sendo assim, é preciso afastar o imediatismo, para dar espaço ao ser paciente que existe em você. 

Nossos sonhos levam um tempo para se transformarem em realidade. Diante disso, é fundamental que mantenhamos o foco na jornada que estamos percorrendo, para não nos sentirmos ansiosos pelos resultados. 

4 – Foque no que está sob seu controle

Por mais que nos planejemos e que sigamos à risca o plano de ação que elaboramos, precisamos contar com os imprevistos, porque eles são simplesmente inevitáveis. E, sabendo que são inevitáveis, precisamos deixar de lado o desejo de controlar todas estas situações, porque isso, além de nos paralisar, de nos fazer desistir, também causa em nós apenas dor e frustração. 

Aquilo que não está sob o nosso controle, deve ser deixado a cargo do Universo, porque, com certeza, ele se encarregará de trazer uma solução, quando menos esperarmos. 

5 – Peça ajuda

Em muitos de nossos artigos nós falamos que sozinhos dificilmente conseguimos conquistar aquilo que almejamos. Por esta razão é essencial contarmos com a ajuda das pessoas que confiamos e também daquelas mais experientes que nós, porque, com toda certeza, elas nos darão a orientação, a palavra e a motivação necessária para continuarmos e não desistirmos de nossos objetivos. 

6 – Permita-se aprender com seus erros

Entenda que seus erros não foram feitos para desestimular a sua caminhada. Pelo contrário, eles servem para fortalecê-lo. Porém, para que isso aconteça, é preciso que você se permita aprender com cada um deles, enxergando-os como uma forma de melhorar as estratégias que está adotando. 

A partir do momento que você muda a sua visão, você consegue prosseguir, enxergando cada erro como um verdadeiro aliado. 

7 – Resiliência é o caminho para o sucesso

Por fim, porém não menos importante, algo que precisa nos acompanhar em toda esta jornada é a resiliência. Isso porque é ela que nos ajudará a levantar de cada uma de nossas recaídas. Será a resiliência que nos dará o impulso necessário, para darmos continuidade a nossos projetos, superando sempre os desafios e obstáculos. 

Por isso, é fundamental que você a cultive, para que você tenha a oportunidade de se tornar a pessoa bem-sucedida que merece ser. 

Esperamos que este artigo ajude você a não desistir de seus sonhos e projetos. Que você persevere, cultivando sempre a crença de que no final, cada esforço terá valido a pena. 

Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou de alguma forma? Deixe nos comentários o que você faz para não desistir e lembre-se de compartilhar o texto com as pessoas que você acredita que também estão precisando de todo este incentivo.  

Imagem: Por Sorn340 Studio Images