Sem dúvidas um dos mais belos e admiráveis tipos de riqueza é a riqueza de conhecimentos. É o tipo de riqueza que não depende de nada além da sua própria dedicação e paciência. Aqueles que possuem riqueza de conhecimento podem ser verdadeiramente considerado sábios. A sabedoria é um bem que não nos pode ser tomado nem roubado por ninguém. Independentemente de como gira a roda da fortuna, nossos conhecimentos permanecem conosco. O segredo para a riqueza de conhecimentos é ser grato por tudo que o Universo te ensina.

Todo o conhecimento que adquirimos ao longo da vida precisa reverberar em outras pessoas, caso contrário ele morre conosco. É através da transmissão que nossos conhecimentos se perpetuam. Temos o dever de partilhar todo o conhecimento que recebemos, passá-lo adiante e ensiná-lo para o máximo de pessoas. Por que devo buscar riqueza de conhecimento? Tudo aquilo que aprendemos, tudo aquilo que conhecemos, criamos, relacionamos, enfim, tudo o que enriquece nossa sabedoria expande nossa consciência eternamente. Tudo aquilo que aprendemos, tudo aquilo que conhecemos, criamos, relacionamos, enfim, tudo o que enriquece nossa sabedoria expande nossa consciência eternamente.

Cada contexto, cada situação exige um tipo específico de conhecimento. Somente através da riqueza de conhecimento adquirimos a sabedoria para utilizar corretamente toda as informações que acumulamos. E o mais importante: quanto mais rico em conhecimentos nos tornamos, mais conhecimentos deixamos para as gerações futuras. O pequeno ato de aprender e transmitir algo hoje pode mudar o mundo através das gerações seguintes. Como busco a riqueza de conhecimento? A primeira coisa que pensamos quando falamos em buscar riqueza de conhecimentos é em estudar.

Pensamos na escola, nos livros, faculdades e nos estudos formais. De fato, tudo isso produz riqueza de conhecimento: quanto mais estudamos mais aprendemos. Todavia, não devemos nos esquecer que existem muitos tipos de conhecimentos diferentes. Nem todos os conhecimentos do mundo podem ser transmitidos e recebidos através de livros ou escolas. Existem conhecimentos que surgem da própria prática de alguma atividade, do contato com a natureza, do exercício de uma arte ou da meditação. Conheço pessoas analfabetas que vivem no campo e são extremamente sábias. Mesmo sem nenhum estudo formal, elas detêm conhecimentos extremamente valiosos dentro do contexto em que vivem.

Sabem, por exemplo, identificar e cultivar diversas espécies de plantas que a maioria de nós sequer notaria; reconhecem pássaros pelo seu canto; sabem criar e lidar com diversos tipos de animais. Por isso, para ser sábio, basta estar aberto para perceber tudo o que existe ao seu redor. Se você tem acesso a livros e escolas, use isso a seu favor. Se você frequenta ou já frequentou uma universidade, atualize e compartilhe seus conhecimentos. Se você possui um comércio, aprenda algo novo com seus clientes todos os dias. Se você frequenta alguma religião, aprenda através de sua fé. Todas essas formas são válidas. Como saberei que tenho riqueza de conhecimentos? Primeiramente, é preciso entender a diferença entre informação e sabedoria.

O mero acúmulo de informações, por si só, não significa nada. Vivemos em um tempo em que existe um grande volume de informações. Somos bombardeados por informações o tempo todo através do celular, computador, mídias sociais, televisão e rádio. Ter riqueza de conhecimentos não significa decorar tudo isso. Pelo contrário, a primeira coisa que o sábio aprende é a filtrar as informações que recebe. Primeiramente, nem todas são verdadeiras; e em segundo lugar, não é humanamente possível acompanhar o volume de informações produzido diariamente. Ter riqueza de conhecimento é ter sabedoria para separar o joio do trigo.

É saber quais informações você deve ignorar em função de outras que você deve buscar ativamente. Se você possui conhecimentos sobre algo que podem ser úteis para ajudar outras pessoas, você possui riqueza de conhecimentos. Se você é capaz de ensinar outras pessoas sobre algo, você possui riqueza de conhecimentos.

PSC

Copyright:  473801038 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adam121