As redes sociais foram criadas com o propósito inicial de estabelecer contato e acompanhar de perto as vidas dos amigos e familiares. Hoje em dia, porém, as empresas e também as pessoas têm utilizados esses canais para produzir conteúdo. Informações, notícias, vídeos, dicas, tutoriais, lives, plantões de dúvidas e esquetes de humor fazem parte da maior parte das páginas desses portais.
É por isso que produtor de conteúdo em redes sociais tornou-se uma profissão. É um trabalho prazeroso, mas que também demanda criatividade, dedicação, pesquisa e análise constante de dados, conforme já citamos em outros artigos aqui do blog.
Mas será que você está fazendo um bom trabalho nas redes sociais? Como é possível saber se o desempenho está satisfatório? Há alguns indícios que permitem que cheguemos a essa conclusão. A seguir, você conhecerá 7 deles. Boa leitura!
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1. Não faltam temas para você abordar
Um dos maiores medos de quem começa a produzir conteúdo é ficar sem temas. Bem, se você for criativo e planejado, certamente conseguirá ter um calendário editorial, ou seja, uma lista de temas que serão abordados em suas publicações, de preferência organizada em dias, meses ou semanas. Os profissionais de social media mais bem-sucedidos costumam deixar também alguns temas na reserva, em caso de emergência.
Para montar esse calendário, é importante que você estude continuamente a sua área de atuação e fique atento ao que surgir de novo nela. Além disso, também há temas “frios”, ou seja, que podem ser utilizados em diferentes momentos, sem perder a validade. Uma boa estratégia de redes sociais mescla os temas do momento com esses temas “frios”.
2. Você é constante em sua produção
Pessoas de sucesso nas redes sociais não publicam conteúdo apenas uma vez por mês. Aliás, se você entrar em uma página que não é atualizada há mais de uma semana, certamente vai pensar que ela está abandonada, não é mesmo? Portanto, ser constante na produção de conteúdo é essencial.
Quanto mais uma pessoa posta, mais ela compartilha os seus conhecimentos, mais ela constrói a sua autoridade e mais ela desenvolve as suas habilidades nessa atividade. Além disso, a consistência da sua produção permite que você encontre a sua “personalidade” na internet, ou seja, o seu estilo de linguagem verbal e visual, além dos valores e princípios que você deseja comunicar. Como se diz popularmente, a prática leva à perfeição (ou ao menos à evolução).
3. Você não tem medo de errar
O medo de errar é muito maior entre as pessoas que ainda não têm muita experiência. Quem já tem algum tempo de estrada nas redes sociais, porém, sabe que um post que não recebe muitas curtidas ou um vídeo que não gera muito engajamento, embora indesejáveis, não são o fim do mundo. Na verdade, os resultados negativos são fontes de aprendizado, de modo que você reconheça as estratégias que não funcionam com os seus seguidores, substituindo-as por outras.
Assim, a perda do medo de errar favorece a experimentação e a descoberta. Em outras palavras, é errando que descobrimos maneiras melhores de alcançar os resultados que desejamos. Na produção de conteúdo nas redes sociais, não é diferente!
4. O estudo faz parte da sua rotina
Por mais que os bons resultados já estejam chegando, você sabe que nunca é hora de se acomodar. A zona de conforto não significa estabilidade, mas sim retrocesso, pois indica que você está parado, enquanto os seus concorrentes estão possivelmente o ultrapassando. Por isso, se você é daqueles que não se dá por satisfeito e está sempre pensando em como melhorar o seu trabalho, saiba que esse é um ótimo sinal!
Dessa forma, nunca deixe de aprender. Amplie os seus conhecimentos sobre as redes sociais, sobre marketing, sobre o comportamento humano, sobre tecnologia e sobre a área em que você resolveu atuar. Gente motivada e bem-sucedida sempre gosta de adquirir conhecimento, de participar de eventos, de fazer cursos e de ler!
5. Os concorrentes sabem que você existe
Quem está crescendo, uma hora começa a incomodar. Se os “haters” estão aparecendo nos seus comentários e se os concorrentes já sabem o seu nome e estão de olho nos seus conteúdos, saiba que você está em um ótimo caminho.
Isso não quer dizer que você deve entrar em uma guerra e se achar o rei do universo. Não perca a humildade. No entanto, saiba que a gente só incomoda porque está começando a aparecer. Se os concorrentes reconhecem quem você é, é porque você está se tornando uma das autoridades do nicho em que escolheu atuar, ou seja, uma das figuras que são referência nos assuntos que você aborda. É sinal de que o seu conteúdo está sendo bem desenvolvido!
6. A sua audiência é engajada
Você já percebeu que existem algumas páginas nas redes sociais que até têm uma boa quantidade de seguidores, mas com um engajamento muito baixo? Os posts estão sempre com meia dúzia de curtidas, um ou dois comentários, e ninguém participa das caixas de perguntas. Isso indica que quantidade e qualidade nem sempre andam juntas.
Se você, porém, tem uma página que não tem uma quantidade enorme de seguidores, mas aqueles que você tem são engajados com o seu conteúdo, ponto para você! É sinal de que você está impactando as pessoas certas e que realmente têm potencial de serem seguidores em longo prazo. O crescimento será uma consequência do seu trabalho, mas o importante é se preocupar mais com a interação do que com a quantidade de seguidores.
7. Você está motivado a crescer mais
Por último, mas definitivamente não menos importante, estar feliz é um sinal de que você está fazendo um bom trabalho. Mesmo que os resultados ainda estejam sendo modestos, se você se sente confiante de que pode melhorar as suas capacidades e crescer cada vez mais, saiba que as chances de que isso realmente ocorra são igualmente prósperas.
Quem trabalha motivado consegue estudar mais, arriscar mais e ser mais dedicado e criativo. Os obstáculos não desanimam, e os erros são vistos como oportunidades de aprendizado. Se você se encontra nesse estado emocional, é também um sinal de que o sucesso é apenas uma questão de tempo!
E você, querida pessoa, consegue identificar algum dos 7 sinais acima que indicam um bom trabalho nas redes sociais? Quais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
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