Liravega/Shutterstock Toda entrevista de emprego segue um roteiro específico para avaliação dos candidatos

Após o processo de recrutamento, a entrevista de emprego se apresenta como uma das etapas mais importantes, pois visa à contratação de novos colaboradores. Entretanto, assim como os candidatos devem estar preparados, os entrevistadores também devem estar atentos a todos os detalhes envolvendo esta ação.

Mas, como fazer um roteiro para entrevista de emprego? Existe uma forma melhor de conduzir este processo e torná-lo mais eficiente? Com certeza, a resposta é sim, pois alguns procedimentos podem facilitar e, muito, a vida do selecionador e dos profissionais entrevistados.

Por isso, hoje vou mostrar as etapas de um roteiro de entrevista de emprego para que você possa familiarizar sobre como este processo funciona. Veja a seguir e acerte em cheio na contratação.

Roteiro Para Entrevista de Emprego

Acolhida para Quebra Gelo – Sabendo que, a maioria dos entrevistados fica nervosa antes dos processos de seleção, é importante, já no primeiro momento, aplicar a dinâmica do Quebra Gelo para que assim os profissionais sintam-se mais confortáveis e menos tensos com a situação.

Apresentação da Empresa e da Vaga – Neste segundo momento, o entrevistador deve apresentar a empresa (sua história e atuação) e também informações sobre a vaga (objetivos, setor de atuação, cargo, salário) e contextualizar o processo.

Entrevista Profissional – Consiste em ouvir o candidato e perguntar-lhe sobre suas experiências profissionais (resultados, crescimentos, desafios, salários e funções anteriores). Esta fase é muito importante para conhecer suas experiências e avaliar se o candidato possui habilidades técnicas para a vaga.

Entrevista Pessoal – Neste momento da entrevista, o candidato deve ser convidado a falar um pouco de sua vida pessoal (estado civil, hobbies, relação com a família) para que assim o entrevistador possa fazer uma análise completa do perfil comportamental do profissional.

Visão de Futuro e Sonhos – Aqui, o entrevistador busca saber um pouco mais sobre as expectativas do candidato para daqui a 10 ou 20 anos, por exemplo, buscando com isso entender qual o seu planejamento de futuro e como ele deseja investir em seu crescimento. Conhecer os seus sonhos também ajuda a conhecer melhor o candidato e visualizar como seu trabalho colaborará para isso.

Objetivos na Carreira – Quais os objetivos do profissional? O que este emprego pode trazer de crescimento para sua carreira? Quais investimentos (cursos, especializações) deseja fazer para expandir suas experiências e expertise profissional continuamente? Todas estas respostas são decisivas para a contratação.

Finalização – Aqui o entrevistador agradece ao candidato pela presença e entrevista e informa quando dará um retorno sobre a vaga.

Vale lembrar ainda que as entrevistas devem ser conduzidas em locais, livre de barulho e numa sala em separado dos demais candidatos, onde o profissional sinta-se confortável para falar de suas experiências e objetivos de vida.

E se você deseja aumentar ainda mais a sua empregabilidade e potencializar sua carreira, minha dica é – invista em Coaching! Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC; desenvolva novas competências técnicas, emocionais e comportamentais e torne-se o profissional que toda empresa deseja ter. Invista em seu crescimento, faça o PSC!