A Pirâmide de Maslow, também chamada de Hierarquia das Necessidades Humanas, ]tem originalmente cinco níveis. Entretanto, estudos mais recentes ampliaram para sete níveis. No artigo de hoje falaremos sobre a 7ª Necessidade Básica do Ser Humano, que envolve a autorrealização e a transcendência.  Isso significa ser quem você é, ser a melhor pessoa que puder ser e fazer jus ao seu verdadeiro potencial.

Continue a leitura para entender melhor esse sétimo nível da pirâmide e sua importância para uma vida plena e equilibrada.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

O que é autorrealização?

Alguns aspectos da necessidade de autorrealização incluem: criatividade, espontaneidade, aceitação e a realização do potencial pessoal. Uma grande parte disso está em encontrar o seu propósito, descobrir aquilo que realmente te direciona e motiva.

Quando sabemos quem somos na essência, compreendemos melhor nossos gostos, desejos e sonhos e assumimos o controle da nossa vida. Essa consciência nos guia para os caminhos que desejamos trilhar e nos permite, a cada dia, expandir um pouco mais nossas habilidades e conhecimentos.

Em suas pesquisas, Abraham Maslow constatou que somente 10% dos americanos entrevistados tinham suas necessidades de autorrealização realmente atendidas. O psicólogo contabilizou, também, que somente 2% estavam realmente satisfazendo todas as suas necessidades de autorrealização.

PSC

Já entre os universitários, que são pessoas que acabaram de escolher suas profissões e que estão iniciando sua vida adulta, estimou que apenas 1.8% estavam atendendo suas necessidades de autorrealização. Isso nos encaminha para uma expansão da sétima necessidade, que é a de transcendência.

O que é transcender?

Por que transcender? Por que isso é tão importante? Por que não alcançamos nossa autorrealização de forma mais fácil e simples? Porque essa expansão indica um olhar para além de si mesmo, ou seja, para além de nossas necessidades egoístas, para além de qualquer uma das necessidades que falamos aqui. Mas, como podemos nos realizar quando tudo à nossa volta está fora de lugar e as pessoas que amamos não encontram seu caminho?

Transcender é, na verdade, encontrar o nosso melhor e, também, oferecê-lo ao nosso próximo. A intenção, com isso, é tornar possível a nossa evolução e inspirar os demais a desenvolverem o seu potencial infinito.

5 Características das pessoas que alcançaram a autorrealização e a transcendência

Depois de entender o que são esses dois conceitos, veja quais são as principais características das pessoas que os alcançaram.

1 – Maior percepção sobre a realidade

Uma pessoa que alcançou o sétimo nível das necessidades do ser humano, que é a de autorrealização e transcendência, percorreu um longo caminho para chegar a esse ponto. Essa bagagem que foi acumulada ao longo do tempo faz com que ela consiga perceber de forma mais completa a realidade ao seu redor. Assim, identifica mais facilmente as boas ou más intenções de terceiros, o que a leva a tomar decisões com mais confiança.

2 – Mais aceitação sobre si e os outros

As pessoas que se sentem realizadas são mais seguras sobre si mesmas, o que as permite aceitar com serenidade suas falhas. Essa aceitação, ao contrário do que muitos acreditam, não significa se acomodar e sim aceitar os fatos, para, então, buscar soluções para eles. Tudo isso tira a necessidade da negação como meio de proteção, o que é muito libertador.

3 – Mais independência

Por terem o foco no crescimento interno, as pessoas autorrealizadas são mais independentes. Elas têm relacionamentos positivos e os valorizam, mas não dependem deles para estarem bem. Isso torna as conexões, dos mais diferentes tipos, muito mais fortes, porque se tornam frutos de uma escolha e não de uma necessidade.

4 – Relacionamentos interpessoais fortalecidos

Falando nas relações, é preciso destacar os benefícios que a autorrealização traz para essa importante área da vida. Um dos aspectos mais relevantes que torna isso possível é a capacidade de ultrapassar as fronteiras do ego para enxergar além. Contudo, é preciso deixar claro que, aqui, a qualidade sempre virá antes da quantidade, já que pessoas autorrealizadas costumam ser exigentes com quem compartilham sua trajetória.

5 – Transformação no sistema de valores

Como se pode ver até aqui, a autorrealização e a transcendência promovem uma grande transformação na vida de um indivíduo, o que acaba impactando sua visão sobre o mundo e, consequentemente, seu sistema de valores. Com a apreciação e aceitação da natureza humana, muito do que antes era visto como problema se torna pequeno perto da grandeza da existência.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

5 Passos para buscar a autorrealização e a transcendência

Agora que chegou até aqui e entendeu o que a 7ª necessidade do ser humano representa, confira quais são os principais passos para buscar a autorrealização e a transcendência.

1 – Identifique seus principais pontos fortes

Conhecer seus pontos fortes te ajudará a poupar tempo e se concentrar no que é natural para você. Assim, evitará desperdiçar suas energias com coisas com as quais não se identifica, direcionando o foco para aquilo que faz bem.

2 – Aprenda a encontrar o seu centro

O seu centro é o seu equilíbrio, o estado em que se sente bem e mantém o controle sobre si mesmo e suas atitudes. É importante lembrar que, para chegar lá, é preciso trilhar um caminho de autoconhecimento, erros e acertos, pois é dessas experiências que virão as lições que precisa para chegar lá.

3 – Tenha clareza em relação ao que deseja se tornar

Você sabe exatamente o que deseja alcançar e quem deseja se tornar no futuro? Reflita a respeito para encontrar essas respostas, essa clareza sobre o seu estado desejado é fundamental para que identifique quais são os caminhos que precisa tomar para alcançá-lo.

4 – Crie um plano de desenvolvimento pessoal

Se você tem um objetivo que deseja alcançar, precisa de um plano muito bem definido. Assim, consciente das ações que deve ter, irá evitar que distrações te desviem do caminho da autorrealização e da transcendência.

5 – Identifique os seus medos e supere essa resistência interior

Todo ser humano possui medos que, em algum grau, comprometem o crescimento. Cabe a cada um identificar quais são os seus para superar essa resistência anterior e se permitir crescer, ousar e ir além!

A autorrealização e a transcendência são sinais de saúde mental positiva. Não se trata de algo ao qual apenas poucos têm acesso e sim um direito de todos. Muitos deixam de alcançar o patamar mais alto da hierarquia das necessidades por medo e, na grande maioria dos casos, de modo inconsciente.

A boa notícia é que, assim que é percebido que isso está acontecendo, é possível começar de novo, aqui e agora. Siga o seu propósito e as coisas que ama, que são aquelas pelas quais tem verdadeira paixão, e embarque em uma incrível aventura de descoberta e crescimento.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!