Você já ouviu falar em “puxar o tapete”? Pense nessa situação literalmente: se uma pessoa puxa o tapete de outra, a que estiver sobre o tecido certamente vai cair. Por isso, essa expressão é uma metáfora empregada sempre que um indivíduo deliberadamente prejudica o outro, a fim de obter ganhos pessoais com isso.
A “puxada de tapete” é particularmente associada ao universo profissional. Em uma empresa, infelizmente, algumas pessoas se esquecem de princípios éticos e morais, adotando uma postura de prejudicar o colega para ser promovido, obter créditos por ideias, salvar a própria pele, e por aí vai.
Neste artigo, você vai conferir 8 situações em que a puxada de tapete ocorre nas empresas, com dicas de como evitá-las. Continue a leitura e saiba mais!
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1. Mostre as suas capacidades
Em primeiro lugar, entenda que, no ambiente de trabalho, não basta ser, tem que parecer. Isso significa que não adianta ser competente. Você deve dar provas e demonstrar a sua competência. Por isso, deixe que os outros vejam as suas qualidades. Ter pontos positivos sem que os outros vejam é como não tê-los.
Se você não se esforça para mostrar a sua força de trabalho, outro colega, talvez menos competente do que você, pode obter promoções no seu lugar, apenas por puxar o saco do chefe. Isso não significa que você deve ser um bajulador, mas apenas que deve mostrar as suas qualidades no trabalho justamente para que esse tipo de promoção injusta deixe de ocorrer.
2. Evite criar competições
Mostrar as suas capacidades é importante, mas não a ponto de provocar um colega, fazendo com que ele se sinta ameaçado pelo seu brilho. Na verdade, o seu destaque pode colocar em evidência os erros e as incompetências dos colegas e até mesmo do chefe. É uma situação delicada.
O que você pode e deve fazer para evitar uma sabotagem nesse sentido é justamente manter-se amigo dessas pessoas. Mostre que você não quer competição ou rivalidade. Dê um jeito de demonstrar que você deseja unir forças e que isso pode ser benéfico para os dois lados.
3. Converse diretamente com o chefe
Caso você perceba que recebeu uma “puxada” de tapete de um colega, evite tirar satisfações diretamente com ele. Isso pode agravar a situação. Em vez disso, prefira conversar diretamente com o seu superior. Manter com ele um bom relacionamento desde o início é a melhor maneira de conhecer as suas responsabilidades e de deixar claro o seu caráter.
Além disso, evite misturar relações de amizade com relações de trabalho. Assim, procure expor as suas ideias com clareza e bons argumentos, mas sem querer impô-las a ninguém. Aja com firmeza, mas sem perder a humildade.
4. Ajude no que for preciso
Coloque-se à disposição dos seus colegas para auxiliá-los naquilo em que estiverem precisando. Isso demonstrará que você tem espírito de coletividade e coleguismo. Dessa maneira, você também conquistará a confiança das pessoas, ajudando-as e sendo ajudado quando precisar.
Além do mais, mantenha-se informado sobre os projetos da empresa com os quais possa contribuir de alguma maneira, de acordo com os seus conhecimentos e habilidades. Isso evita que você fique excluído ou que seja isolado pelas pessoas — o que é uma forma bastante comum de “puxada de tapete”.
5. Saiba em quem confiar e documente todas as suas ações na empresa
Quando você estiver realizando alguma atividade em dupla ou em grupo na empresa, é importante registrar tudo aquilo que cada um estiver fazendo. Se houver algum erro, assuma a sua parcela de responsabilidade. Contudo, se alguém quiser jogar toda a culpa nas suas costas, você terá documentada a sua real participação no erro cometido.
Por isso, cheque todas as informações recebidas, anote tudo aquilo que não pode ser esquecido e seja criterioso para saber em quem você pode confiar. Caso algum problema grave surja, apresente as suas provas (mensagens de texto, e-mails, planilhas etc.) aos seus superiores ou até mesmo ao departamento de recursos humanos para esclarecer o ocorrido.
6. Compartilhe as suas ideias profissionais abertamente
Se você tiver uma ideia bacana para um projeto da empresa, procure compartilhá-la em reuniões ou em momentos em que você tenha muitas testemunhas. Evite compartilhá-la apenas com um colega ou gestor. Se a pessoa não for confiável, ela pode querer os créditos pela sua ideia.
Se alguém tomar para si a sua sugestão, certifique-se de conversar diretamente com a pessoa. Se for um colega de mesmo nível hierárquico, comunique a situação ao seu superior. Contudo, em todas essas situações, procure sempre manter o equilíbrio emocional para não perder a razão.
7. Não compartilhe fatos da sua vida pessoal no trabalho
Infelizmente, existem pessoas que simplesmente não são confiáveis. Elas podem levar as suas informações confidenciais a um chefe ou colega, especialmente se forem informações comprometedoras à sua imagem. Se isso acontecer, converse com o seu superior para esclarecer os fatos.
Contudo, saiba que a melhor maneira de evitar esse problema é simplesmente não expor a sua vida pessoal dentro da empresa. Se o problema acontecer, porém, faça um questionamento importante ao fofoqueiro em questão: “O que você ganhou com essa fofoca?”.
8. Seja o melhor funcionário que puder ser
Por fim, saiba que a melhor maneira de evitar uma puxada de tapete é sendo o melhor colaborador que você puder. Seja assíduo, pontual, criativo, dedicado, comprometido e bem-relacionado com todas as pessoas ao seu redor. Quanto mais você demonstrar a sua integridade, menos ficará exposto e mais facilmente as pessoas acreditarão nas suas palavras.
Não dê motivos para que alguém possa se aproveitar de você. Aja com probidade, mas sem ser ingênuo. Fique de olhos abertos e ouvidos atentos, especialmente se a sua intuição disser que há algum que não é confiável.
E você, querida pessoa, já passou por alguma situação de “puxada de tapete”? Como reagiu? O que você poderia ter feito para evitar essa situação? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!