O absenteísmo é um problema nas empresas que ocorre quando um funcionário falta ao trabalho. Isso pode ocorrer pelos mais diversos motivos, mas os mais comuns são: doenças, questões pessoais, problemas familiares, estresse e desmotivação. Alguns desses aspectos realmente não dependem da empresa, mas há outros que podem ser minimizados com algumas posturas a serem adotadas pelo empregador.
Funcionários que faltam comprometem a realização das atividades da empresa e, consequentemente, a qualidade daquilo que se produz. Isso ocorre porque para cada funcionário ausente, há outro trabalhando em dobro, o que é desgastante. Além disso, pesquisas têm comprovado que o absenteísmo excessivo também gera prejuízos financeiros às organizações.
Sendo assim, é importante focar naquilo que a empresa pode fazer para evitar o problema. Nesse sentido, reunimos as 8 dicas a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
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1. Cuide da saúde e da segurança dos colaboradores
Se as doenças estão entre as principais causas dos afastamentos do trabalho, é importante que a empresa estimule e incentive hábitos gerais de saúde: higiene, alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, boas noites de sono etc. Além disso, a própria empresa também deve ser extremamente exigente com o grau de limpeza das suas próprias instalações, a fim de reduzir a circulação de vírus e bactérias.
Quanto às atividades braçais, como é o caso de eletricistas, profissionais da construção civil, agentes de limpeza e operários de fábricas, é essencial fornecer a cada um deles uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar acidentes laborais.
2. Mantenha um clima organizacional positivo
Já que a motivação também é um fator essencial para evitar as faltas, cabe às empresas garantirem a construção de um clima organizacional harmônico. Nesse sentido, é importante que líderes e os liderados construam uma relação pacífica, pautada pelo coleguismo, pela cortesia, pela educação, pela democracia e pelo respeito ao profissional.
Além disso, há diversas medidas que favorecem a motivação no trabalho, como as dinâmicas em grupo, as sessões de ginástica laboral, a meditação no trabalho, os eventos e palestras internos e até mesmo aquele happy hour às sextas-feiras. Seja criativo nesse sentido e construa um ambiente em que as pessoas queiram estar e interagir umas com os outras.
3. Revise a sua política de salários e benefícios
Também não podemos deixar de falar do fator financeiro. Ele não é o único, mas certamente é decisivo na motivação dos colaboradores. Sendo assim, verifique se os salários dos seus funcionários estão dentro dos valores praticados pelo setor. Se não estiverem, ajuste a remuneração deles, caso contrário, esses profissionais podem até mesmo trocar de emprego.
Também é interessante pensar na política de benefícios oferecidos: a empresa oferece vale-transporte e vale-refeição? Tem espaço adequado para a alimentação? Oferece planos de saúde, convênios com academias, psicólogos etc.? Oferece descontos em produtos ou serviços da própria instituição? Quais incentivos a pessoa tem em continuar ali? Reflita!
4. Respeite os horários de expediente
Algumas empresas alegam ser “flexíveis” quando o assunto é o horário de expediente, mas o fazem apenas para executar práticas abusivas, de colaboradores que passam 12 horas ou mais no escritório. Essas atitudes parecem produtivas do ponto de vista da organização, mas a verdade é que funcionários que realizam jornadas desgastantes adoecem com mais facilidade.
Esses indivíduos tornam-se mais propensos ao desenvolvimento da depressão, da ansiedade, do estresse, da síndrome de burnout (esgotamento associado ao trabalho) e às próprias doenças físicas (pois a falta de descanso e o estresse prolongado enfraquecem o sistema imunológico). Portanto, se o seu funcionário entra na empresa às 9h, não permita nem o obrigue a trabalhar até as 21h!
5. Respeite as características e competências de cada colaborador
Outro aspecto que reduz drasticamente a motivação do colaborador e favorece o absenteísmo é o desrespeito às suas competências individuais. Por exemplo, se um professor foi contratado para dar aulas na escola, não é justo que ele fique atendendo telefonemas na secretaria. Se o administrador foi contratado para fazer a contabilidade da empresa, não peça que ele conduza processos seletivos, pois essa não é a sua função.
Acumular funções, muitas vezes incompatíveis com as características e competências do colaborador, é um fator que desmotiva e sobrecarrega o funcionário. Por isso, ao delegar as tarefas de uma equipe, respeite essas características e a profissão de cada um, de modo a não adotar uma postura abusiva com os seus funcionários.
6. Adote o feedback e o plano de carreira
O funcionário tende a faltar mais quando percebe que a empresa pouco se importa com o seu desempenho e com a sua evolução. Aqueles líderes que não acompanham a rotina dos colaboradores e parecem não se importar com os resultados que alcançam são muito mais propensos a ter os seus funcionários faltando de forma excessiva.
Para evitar que isso ocorra, faça do feedback uma rotina, pois isso demonstra que a empresa está de olho no desempenho do colaborador. Além disso, pontue as forças e os aspectos que o funcionário precisa desenvolver, oferecendo a ele um plano de carreira como fator motivacional. Sabendo que ele pode crescer e prosperar, o colaborador pensará duas vezes antes de faltar.
7. Valorize a opinião e o bem-estar dos colaboradores
Lideranças democráticas são aquelas em que a opinião e a sugestão dos liderados são bem-vindas. Ainda que a decisão final seja de responsabilidade do líder, os funcionários se sentem valorizados quando sabem que ao menos serão ouvidos, o que indica respeito pela sua experiência e pelos seus conhecimentos.
Isso produz nos colaboradores uma sensação de pertencimento e de bem-estar, o que faz com que percebam que eles de fato fazem falta quando não estão presentes. É mais uma maneira de reduzir o absenteísmo.
8. Apure as causas das faltas e ofereça assistência
É interessante que a empresa realize, de tempos em tempos, pesquisas de satisfação individuais e anônimas com os seus colaboradores, de modo que eles possam expressar as suas opiniões acerca do que está bacana na organização e do que pode melhorar. Além disso, inclua também uma apuração dos motivos pelos quais os funcionários têm faltado, a fim de que a empresa possa oferecer algum tipo de assistência nesse sentido.
Por exemplo: pode ser que uma funcionária esteja faltando porque a creche do bairro fechou, e ela não tem onde deixar os filhos pequenos. Há algo que a empresa possa fazer nesse sentido? É possível estabelecer uma parceria com alguma creche ou escola de educação infantil que fique nas proximidades da instituição? É importante oferecer esse tipo de amparo para resolver o problema. Saiba o que se passa na vida do seu funcionário que falta!
As 8 dicas acima são essenciais para que as instituições valorizem e ajudem os seus funcionários, de modo a reduzir faltas e atrasos. O absenteísmo é um problema que prejudica o desempenho das empresas e a própria carreira dos colaboradores. Portanto, siga essas recomendações para reduzi-lo!
E você, querida pessoa, como percebe que a empresa em que trabalha lida com a questão do absenteísmo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!