Ser o jornalista que oferece a informação esperada em primeira mão, o publicitário que lança a campanha que revoluciona o mercado, o apresentador de televisão que cativa com simpatia ou o influenciador digital que não para de conquistar seguidores — trabalhar com comunicação pode ser incrível, não é mesmo?
No entanto, quem faz da comunicação a sua profissão precisa encará-la com seriedade e não com vaidade. A publicidade, o jornalismo, o radialismo, as relações públicas e a produção de conteúdo digital dependem de alguns valores fundamentais como: veracidade da informação, criatividade, clareza, objetividade e uma boa dose de carisma.
Por isso, se você deseja seguir alguma dessas áreas, é importante reforçar esses valores em seu dia a dia. Para simplificar, separamos 8 dicas essenciais que precisam ser colocadas em prática no dia a dia de todo comunicador, seja ele profissional ou não. Confira-as na sequência!
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1. Seja responsável pelo que o outro entende
Sabe aquela frase “eu sou responsável pelo que eu digo, e não pelo que você entende”? Muito bem: ela não se aplica no mundo da comunicação. Nesse setor, você é, sim, responsável pela compreensão do outro acerca do seu conteúdo. Se a mensagem comunicada não foi adequadamente compreendida ou se não produziu o efeito esperado, a culpa é sua.
Por isso, verifique se aquilo que você escreveu ou está dizendo faz sentido, se está em um nível de linguagem compatível com o nível do seu público e se está alcançando o objetivo desejado, seja ele informar ou persuadir. Se as respostas a essas questões forem negativas, você precisa reformular a forma como se comunica. Não há respostas certas, mas há muitas maneiras equivocadas de fazer comunicação, que precisam ser evitadas.
2. Entenda que falar difícil nem sempre é bom
“Venho por meio desta comunicar-lhes de que o presente dia, recém iniciado, encontra-se devidamente iluminado pelo astro-rei”. Já imaginou que estranho seria se o jornalista da previsão do tempo falasse assim se quisesse simplesmente dizer que “faz sol na manhã de hoje”?
Isso quer dizer que falar difícil nem sempre é falar bem. Se você estiver trabalhando com literatura ou com uma linguagem acadêmica, isso até pode expressar um profundo grau de conhecimento, mas, quando o assunto é a comunicação social, menos é mais. De nada adianta ser rebuscado em construções gramaticais e em vocabulário se as pessoas não entenderem com facilidade a sua mensagem. Seja claro, simples e sem rodeios, falando com o seu público como fala com um amigo.
3. Coloque as suas ideias em prática
Outro mito que precisa ser combatido é o de que um bom comunicador é o que tem ótimas ideias. É claro que isso é importante, mas também é inútil se essas ideias sempre se mantiverem na teoria, sem que você as coloque em prática. O conhecimento e a criatividade só fazem sentido quando chegam ao público.
Por isso, não tenha medo de ousar e de cometer erros. É tentando e errando que descobrimos o jeito certo de fazer as coisas. É preferível errar e extrair do equívoco algum aprendizado do que nunca correr riscos. Por isso, tire as suas ideias do papel e experimente-as. Se der certo, ótimo. Se não der, tente novamente de outro jeito. É assim que crescemos nesta área!
4. Amplie o seu repertório para ser criativo
Já que estamos falando em mitos da área da comunicação, talvez o maior deles seja a ideia de que a criatividade é um dom que cai do céu sobre a cabeça de algumas pessoas. Isso não é verdade. Todo mundo é criativo, pois a criatividade nada mais é do que a capacidade do indivíduo de encontrar respostas para os desafios que surgem em sua vida, com base em seu repertório mental.
O repertório mental de uma pessoa é composto por suas experiências de vida, viagens, conversas, livros, passeios, filmes, séries, exposições culturais, enfim, todo conteúdo enriquecedor que ela já tenha consumido em algum momento da sua vida. Uma pessoa criativa é aquela que vasculha em seu repertório mental elementos que podem ser combinados e produzir uma solução eficaz para o seu dia a dia. Por isso, saia da sua bolha de sempre e diversifique as fontes de conteúdo que você consome!
5. Planeje o seu trabalho
Muita gente acredita que o trabalho com comunicação é algo intuitivo, do tipo “jovens gostam de aventura, então vou utilizar esse tema na minha próxima campanha publicitária”. Comunicação profissional não é intuição. Ela é feita com base em uma série de estudos sobre o próprio indivíduo/empresa que produz o conteúdo e sobre o seu respectivo público-alvo.
Isso demanda horas e horas de pesquisa de mercado, de análise de concorrência, de levantamento de pautas e palavras-chave, de avaliação dos canais de comunicação mais indicados, de definição de objetivos a serem alcançados e até mesmo da escolha dos melhores horários de publicação. As respostas a esses questionamentos não vêm da intuição, mas das estatísticas e das pesquisas de planejamento de comunicação. Dessa forma, planeje o seu trabalho se quiser obter bons resultados!
6. Nunca deixe de estudar e de se atualizar
Um bom comunicador precisa estudar e se atualizar sempre. Devemos sempre acompanhar as tendências do momento, as mudanças no comportamento social, as novidades que surgem nos canais de comunicação, e por aí vai. Até mesmo a gramática, que tende a ser um conhecimento mais fixo, passa por alterações de tempos em tempos!
Portanto, nunca deixe de estudar! Participe de eventos da área, faça cursos de atualização e especialização, leia diariamente, acompanhe as notícias para saber o que se passa no Brasil e no mundo e, mais uma vez, saia da sua “bolha”. Deixe de acompanhar apenas o que lhe interessa. Uma ideia maravilhosa para a sua empresa pode vir de um segmento completamente diferente do seu. Fique atento!
7. Faça testes e monitore os seus resultados
Se você publica diferentes conteúdos nas redes sociais, por exemplo, é importante que você monitore as estatísticas do comportamento do seu público. Ele tem crescido ou diminuído? Quais assuntos geram mais engajamentos? Quais formatos oferecem mais visualizações? Em quais horários a sua audiência é mais ativa? Os seus seguidores são predominantemente de qual faixa etária?
As respostas para todas essas questões são importantes para que você verifique se a sua produção de conteúdo está ou não se aproximando dos objetivos definidos na etapa de planejamento. Se a resposta for positiva, é só dar continuidade. Se for negativa, será preciso recalcular a rota, ou seja, fazer alterações na sua comunicação. Isso acontece em qualquer empresa e em qualquer setor da área de comunicação, portanto, monitore os seus resultados continuamente!
8. Seja persistente
Alcançar bons resultados em comunicação não é simples. É algo que depende de muita pesquisa, muito conhecimento estratégico, muito estudo e muito trabalho! Frequentemente, é nos detalhes que reside o sucesso de um projeto. Dessa forma, seja persistente!
Lembre-se de que persistir é tentar de diversas formas, até alcançar o resultado desejado. É diferente de insistir, que é tentar sempre do mesmo jeito, o que só provoca frustração. Portanto, que você seja um excelente comunicador, daqueles que persistem, mas não desistem e nem insistem!
As 8 dicas acima são essenciais para quem deseja comunicar-se melhor, sobretudo profissionalmente. Em todos os segmentos e possibilidades de atuação que a comunicação oferece, alguns saberes são universais e determinantes para o sucesso. Por isso, coloque essas recomendações em prática para ser um comunicador melhor a cada dia!
E você, querida pessoa, como avalia a sua capacidade de comunicação? Tem colocado as dicas acima em prática? O que pode ser melhorado? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!