Diz-se popularmente que a mesa de trabalho de uma pessoa diz muito sobre ela. Bem, o propósito deste artigo não é levantar muitas questões existenciais ou sobre a personalidade de ninguém. Contudo, é fato inquestionável que precisamos ser minimamente organizados para manter a produtividade e a qualidade das nossas atividades.

Ninguém merece perder uma hora de trabalho procurando aquele papelzinho em que anotamos informações essenciais ontem, antes de ir embora do escritório, não é mesmo? Por este motivo, selecionamos 8 dicas que vão ajudar você a organizar a sua mesa de trabalho e evitar o estresse e a perda de tempo que a bagunça gera. Preparado? Então, siga em frente e confira as recomendações!

1. Priorize o seu conforto

Em primeiro lugar, verifique se o seu ambiente está confortável. É importante que ele seja arejado, que receba iluminação natural, que esteja limpo e que seja silencioso (na medida do possível) e adequado às suas atividades. Se utilizar iluminação artificial, prefira as luzes mais brancas, inclusive nas luminárias de mesa, para facilitar a sua produção.

Além disso, certifique-se de que a altura da mesa esteja apropriada à sua própria altura. Também invista em cadeiras ergonômicas, que sejam confortáveis e que não forcem a sua coluna ou outros grupos musculares. Pense que você vai permanecer ali por várias horas do dia. Não se trata de um gasto, mas de um investimento que fará a sua coluna agradecer!

2. Mantenha por perto apenas o que você utiliza com frequência

Pense nos objetos que você utiliza com mais frequência: caderno, notebook, canetas, garrafa de água etc. Deixe apenas esses itens à vista. Documentos, grampeadores, agendas, pastas, entre outros elementos que só são usados de vez em quando não precisam ficar em cima da mesa, podendo ficar guardados.

Isso deixa a sua mesa mais espaçosa e organizada. Lembre-se de que o cérebro não gosta de bagunça e que permanecer por muito tempo em um ambiente com excesso de objetos pode ser negativamente estimulante, prejudicando a sua concentração. Além do mais, até mesmo a sua mobilidade para trabalhar pode ficar reduzida. Evite!

3. Use e abuse das gavetas embutidas

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Na hora de escolher uma mesa para trabalhar, procure dar preferência às opções que já vêm com gavetas embutidas. Elas facilitam a organização desses itens que não são usados com tanta frequência e são práticas porque economizam espaço.

Verifique a sua necessidade, mas, em geral, duas gavetas costumam já dar conta do recado para os profissionais de escritório. Especialistas em organização recomendam que uma das gavetas seja reservada para objetos de uso cotidiano, porém não tão frequente, como grampeadores e calculadoras. A outra gaveta, por sua vez, pode armazenar documentos, agendas e outros papéis.

4. Explore as opções de organização vertical

Especialmente para quem não tem muito espaço para as mesas de trabalho, como é o caso de quem trabalha em home office, pode ser interessante explorar as opções verticais de organização. Uma boa dica é a instalação de um painel perfurado para que seja possível encaixar ganchos e cestos.

Além disso, também vale a pena apostar nas estantes, nichos e prateleiras. Quadros de arame podem ser úteis para armazenar recados ou fotografias. Já as ferramentas de mesa, como um porta-lápis, podem facilitar a organização dos pequenos objetos, evitando que se percam.

5. Utilize caixas organizadoras

As caixas, como as de papelão, podem ser excelentes meios de organizar a papelada dos escritórios. Fáceis de transportar, elas evitam que os papéis e documentos que precisam ser armazenados fiquem soltos por aí. Elas ainda podem ser empilhadas, o que aumenta o aproveitamento de espaço nos ambientes profissionais.

Outra dica são as divisórias e os organizadores internos das próprias gavetas. Esses itens ajudam a separar canetas, clips e post-its, por exemplo, que são materiais pequenos que podem se misturar no dia a dia, gerando uma nova bagunça. Não são itens caros e ajudam muito a manter a praticidade na rotina de trabalho.

6. Adote o hábito de etiquetar os seus pertences

Especialmente para quem trabalha em escritórios, é importante etiquetar alguns objetos para identificar o seu dono. No entanto, as etiquetas podem ser muito mais úteis do que isso. Elas servem para que você dê um nome às caixas e pastas, por exemplo.

Isso permite que você saiba o conteúdo desses recipientes sem que seja necessário abri-los, o que certamente provocaria perda de tempo. Imagine, por exemplo, que você tenha comprado 10 pastas para armazenar documentos de 10 anos consecutivos. Utilize as etiquetas para identificar a que ano se referem os documentos que estão em cada pasta. Isso oferecerá muito mais praticidade e rapidez ao seu trabalho.

7. Mantenha os seus sistemas de organização

Etiquetas, divisórias, caixas: a essência da organização de ambientes é definir um local adequado para cada coisa e identificá-las, de modo que sejam facilmente encontradas e que não se misturem entre si. Contudo, para que isso seja possível, é necessário manter os sistemas de organização funcionando.

Para isso, devolva os objetos utilizados exatamente ao mesmo lugar em que estavam. Com o tempo, a preguiça pode bater, e acabamos guardando tudo em qualquer lugar e sem etiquetas. Evite que isso aconteça para que o seu trabalho não tenha sido em vão. Pode ser um pouco chato manter essa organização, mas lembre-se dos benefícios que ela oferece à sua rotina.

8. De tempos em tempos, verifique o que pode ser descartado

Por fim, como a ideia é sempre ocupar o mínimo possível de espaço para que você tenha mais liberdade para trabalhar e mais facilidade para encontrar os objetos de que precisar, faça revisões sobre os objetos da sua mesa de trabalho de tempos em tempos. Verifique tudo aquilo que possa ser jogado fora, ou seja, que não será mais utilizado.

Além disso, lembre-se de manter a limpeza geral da sua mesa, passando panos úmidos para remover sujeiras diversas com alguma frequência. Não seja um acumulador de objetos: jogue fora o que não tiver mais serventia e não se esqueça de descartar embalagens, canetas sem tinta, objetos quebrados etc. Seja cuidadoso!

Como você pode perceber, manter a organização da sua mesa de trabalho não é tão difícil assim. Basta que você adquira os materiais necessários para separar e armazenar apropriadamente os seus itens e mantenha essa organização ao longo do tempo.

E você, querida pessoa, tem mais alguma dica de organização da sua mesa de trabalho que queira dividir com os demais leitores do blog? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!