Os gestores são os líderes de determinadas áreas ou departamentos nas empresas. Por isso, são profissionais que devem desenvolver diferenciadas habilidades no sentido de motivar e coordenar os seus liderados, conduzindo-os ao alcance das metas, mas mantendo um clima organizacional positivo.

Não faltam pesquisas que comprovam o quanto um chefe ruim pode prejudicar a produtividade de uma empresa e até mesmo a saúde dos colaboradores. Para evitar problemas do tipo, elencamos 8 habilidades que todo gestor precisa ter, exigidas pelo mercado. Será que você já desenvolve alguma delas? Continue a leitura e descubra!

1. Empatia

A empatia é a capacidade do indivíduo de colocar-se mentalmente no lugar do outro. Dessa forma, ele imagina como o outro sente, pensa e age estando naquela posição, o que evita os julgamentos. Além disso, as pessoas com empatia conseguem agir com o outro assim como gostariam que os outros agissem com elas, o que evita muitos conflitos.

A empatia é também responsável por criar conexões e vínculos mais profundos entre as pessoas, sobretudo a confiança. Um colaborador que confia no seu líder certamente trabalhará com mais segurança e será capaz de dar ao líder o desempenho que ele espera. Isso melhora a comunicação e o convívio de maneira geral.

2. Coletividade

Um líder obrigatoriamente deve saber trabalhar em equipe. Por isso, ele deve conhecer profundamente todos os seus liderados, compartilhando com eles os objetivos a serem alcançados. Além disso, deve distribuir funções e delegar tarefas, de acordo com as competências de cada um. Isso faz com que todos se sintam úteis e parte do grupo.

O próprio líder, contudo, também deve trabalhar na prática, e não apenas dar ordens de um jeito distante. O gestor deve explicar, orientar, ensinar, corrigir, tirar dúvidas, motivar e saber um pouco do que cada um faz, contribuindo com todos. Ele deve fazer-se presente em todos os momentos, mas sem tirar a autonomia de cada um.

3. Atualização

Não existe uma área do conhecimento sequer que não passe por atualizações nos seus procedimentos e informações. Portanto, é dever de todo líder estar atento às mudanças do seu ramo e atualizar-se continuamente. Ler, acompanhar as notícias, participar de eventos e realizar cursos e treinamentos são os melhores meios de manter-se atualizado.

No mundo dos negócios, a ciência avança, a tecnologia se modifica, e o próprio comportamento humano sofre alterações. É dever de todo líder, portanto, acompanhar esse dinamismo e compartilhar os conhecimentos obtidos com os demais membros da equipe.

4. Reconhecimento

Conforme citamos, é obrigação de todo líder corrigir os erros dos liderados, mas sempre com respeito por aqueles indivíduos. Além disso, ele também deve reconhecer os méritos, isto é, as atitudes positivas dos colaboradores — aspecto esquecido por muitos gestores nas empresas.

Um simples elogio ou um gesto concreto de reconhecimento a quem teve um bom desempenho é importante. As celebrações junto da equipe ajudam os colaboradores a manterem-se motivados para obter resultados cada vez melhores. A dica geral é bastante conhecida, mas continua válida: critique em particular, mas elogie em público.

5. Clareza de comunicação

O trabalho de um líder é essencialmente comunicar-se: comunicar objetivos, delegar tarefas, distribuir funções, explicar procedimentos, compartilhar conhecimentos, tirar dúvidas, corrigir falhas, reconhecer acertos, dar feedbacks etc. Nesse sentido, é primordial que o líder saiba comunicar-se com muita clareza e empatia, seja falando, seja escrevendo.

Toda comunicação do líder deve ser confirmada, de modo que nenhum colaborador fique com dúvidas. Por isso, cabe ao gestor permitir que todos se sintam à vontade para tirar as suas dúvidas antes de agir. Quanto mais clara e objetiva for a comunicação entre todos, mais fácil será prevenir os erros ou consertá-los — daí a importância de uma rede sólida e oficial de comunicação interna.

6. Promoção contínua da capacitação

Se um líder deve manter-se sempre atualizado, ele deve estimular essa mesma postura em todos os seus liderados. Por isso, é importante que os gestores, por meio dos momentos de feedback, façam recomendações de cursos, treinamentos e leituras que possam contribuir com o desenvolvimento de cada um dos seus liderados.

Nas empresas que promovem programas internos de capacitação profissional, os colaboradores sentem que a organização de fato está investindo no futuro de cada um e, com isso, tornam-se mais motivados. Esse processo aumenta a própria produtividade das equipes, que ficam cada vez mais qualificadas. Ações de endomarketing também podem ser estímulos muito positivos nesse sentido.

7. Autenticidade

Ser autêntico significa ser você mesmo, mas também ser verdadeiro e transparente com as pessoas ao seu redor. Por isso, todo gestor deve desenvolver essa habilidade. Assim, é fundamental que o discurso que ele prega e as qualidades que demanda dos liderados sejam desenvolvidos também por ele.

Não há nada mais incoerente do que um gestor que exige dos colaboradores uma postura que nem ele mesmo apresenta. Dessa forma, saiba que a melhor maneira de inspirar e cobrar os liderados é dando o exemplo. Não adianta cobrar pontualidade dos funcionários se o próprio líder se atrasa com frequência, por exemplo. Outro aspecto fundamental é que o líder reconheça que ele não é perfeito e que assuma quando errar. Isso estimulará os colaboradores a agirem com a mesma transparência.

8. Escuta ativa

Engana-se quem pensa que um líder deve apenas falar e falar. Ele também deve ser um ótimo ouvinte, a fim de avaliar sugestões, considerar críticas construtivas, tirar dúvidas e explicar conceitos que não tenham ficado claros. Além disso, nas gestões democráticas, é importante que o líder envolva os colaboradores nas tomadas de decisão, afinal de contas, cada um tem habilidades diferenciadas que podem contribuir com esse processo.

Além do mais, ouvir um funcionário é um gesto de respeito, consideração e empatia. Isso aproxima o gestor do seu colaborador, auxiliando na construção de uma relação de confiança, transparência e cumplicidade.

As 8 habilidades acima não são novidades, mas alguns gestores insistem em se esquecer delas. Portanto, fica aqui o lembrete: se você deseja ser um líder mais eficaz e eficiente, desenvolva as competências acima no seu dia a dia. É algo um pouco trabalhoso, mas que certamente é compensado pelos resultados extraordinários que você e a sua equipe serão capazes de alcançar!

E você, querida pessoa, tem desenvolvido quais das habilidades acima? Em quais delas você ainda precisa trabalhar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!