A empresa está em crise, e circula por ela o rumor de que funcionários serão dispensados. Já faz duas horas que o seu marido saiu do trabalho, mas ele ainda não chegou em casa. O salário está atrasado, mas as contas já estão sobre a mesa. O resultado do vestibular sai na semana que vem. O envelope com o seu exame médico acaba de ser entregue em sua residência.

O que você sentiu ao ler os cenários acima descritos. Se foi um sentimento de ansiedade e preocupação, é sinal de que você sabe muito bem o significado de angústia. Todos nós recebemos a indesejada visita desse sentimento de tempos em tempos, de modo que aprender a lidar com ele é uma necessidade.

Prepare-se para adotar novos hábitos a partir de agora!
Acesse o “DETOX 21” e tenha uma vida mais leve e saudável!

O que é a angústia?

A angústia é uma emoção negativa, caracterizada por uma preocupação aflitiva e que causa sensações desagradáveis, frequentemente provocando a imaginação de cenários catastróficos. Ela pode estar associada a determinadas situações, que envolvem dúvida, medo, ansiedade, ciúme, arrependimento, culpa, entre outros.

Pensamentos negativos vêm acompanhados de uma série de sintomas desagradáveis, como: batimentos cardíacos acelerados, sudorese intensa, aperto no peito, sensação de nó na garganta, dificuldades respiratórias, tensão muscular, inquietação, dor de barriga, dor de cabeça, insônia, entre outros.

8 dicas para lidar com a angústia

Os momentos difíceis da vida produzem angústia. Ela é uma resposta emocional às situações desagradáveis, despertada para nos ajudar a refletir e a fazer o possível para que não ocorram de novo. Infelizmente, nem tudo na vida está sob o nosso controle. Assim, além de fazer o possível para evitar os problemas, precisamos também aprender a administrar as nossas emoções quando eles surgem. Nesse sentido, confira as 8 dicas a seguir:

1. Não assuma mais compromissos do que dá conta

PSC

Muitas vezes, a angústia que sentimos vem do excesso de responsabilidades que assumimos. Nem sempre nos sentimos aptos para dar conta dessas atividades todas, como cuidar dos filhos, cuidar da casa, pagar as contas, trabalhar, lidar com as questões do relacionamento, ter uma vida saudável, entre outros.

Por isso, entenda que o lado bom da angústia é que ela leva você a conhecer os seus limites. Dessa forma, em vez de sofrer por medo de dizer “não”, aprenda a dar respostas negativas. Isso não significa ser egoísta, mas desenvolver o autocuidado.

2. Entenda que nem tudo está sob o seu controle

Como citamos anteriormente, é preciso fazer tudo o que for possível para ficar longe dos problemas. Ainda assim, existem coisas que simplesmente não estão sob o nosso controle. Doenças podem surgir, acidentes podem ocorrer, demissões imprevisíveis podem nos atingir, e por aí vai.

Por isso, evite mergulhar naqueles pensamentos sobre tudo aquilo que pode dar errado em sua vida. Possibilidades positivas e negativas existem na vida de todo mundo. A questão é que preocupar-se, ou seja, ocupar-se com antecipação, não adianta absolutamente nada. Os problemas só podem ser resolvidos quando eles chegam até nós, certo?

3. Descanse e durma o suficiente

O descanso e o sono de qualidade são fatores tão importantes às nossas vidas quanto o período produtivo. Na verdade, eles são questões de saúde física e mental. Por isso, separe a sua vida pessoal da sua vida profissional e respeite os horários para dedicar-se a cada uma delas.

Durma cerca de 8 horas por noite, descanse aos fins de semana e tire férias uma vez por ano, ao menos. Além disso, faça breves pausas de 15 minutos durante o seu período produtivo no dia a dia. Todos esses momentos de descanso são importantes para recuperar as energias do corpo e da mente, sem as quais, não há produtividade, não há saúde e não há vida.

4. Alimente-se de forma equilibrada

A alimentação, assim como o sono e o descanso, também é um fator fundamental para a saúde. É sabido que pessoas com hábitos alimentares inadequados tendem a reforçar padrões emocionais negativos. Assim, indivíduos que pulam refeições e depois comem em demasia de uma vez só, por exemplo, podem favorecer a ansiedade e a insônia.

Portanto, tenha uma rotina, definindo horários distribuídos ao longo do dia para alimentar-se. Além disso, certifique-se de incluir em seu cardápio alimentos dos diferentes grupos nutricionais (proteínas, vitaminas, carboidratos, lipídios, fibras e sais minerais). Também não se esqueça de hidratar-se adequadamente.

5. Pratique atividades físicas com frequência

Pessoas que sentem a tristeza, a ansiedade e a angústia de forma muito intensa, por vezes desproporcional aos acontecimentos, podem estar enfrentando oscilações nos níveis de determinados neurotransmissores associados ao bem-estar, como a serotonina e a endorfina.

A prática regular de exercícios físicos ajuda o organismo a reequilibrar essas substâncias, atuando como um importante fator de promoção da saúde física e mental. Por isso, encontre alguma atividade física que lhe dê prazer e pratique-a com frequência. Caminhadas, natação, dança, futebol, ciclismo e corridas são algumas sugestões.

6. Tenha momentos de lazer e relaxamento

Você convive bem com a sua família? Brinca com os seus filhos? Passeia com o cachorro de estimação? Sai com os amigos? Tem uma noite romântica com a pessoa amada? Faz passeios culturais? Viaja de vez em quando? Entra em contato com a natureza? Aprecia o pôr do sol e o canto dos pássaros?

Momentos assim oferecem lazer e relaxamento. Esses dois itens, muitas vezes, são vistos como supérfluos, mas não são. Eles são essenciais para uma vida de mais qualidade e bem-estar. Um simples banho quente após um dia estressante, um abraço nas pessoas que amamos e um momento de oração ou de meditação podem nos ajudar nos momentos difíceis, acalmando as angústias.

7. Atente-se à sua respiração

Assim como o sono de qualidade, a alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, a respiração também é uma aliada no alívio para os momentos de angústia. Quando estamos angustiados, a respiração acelera, o que só comunica o cérebro para que fiquemos ainda mais em estado de alerta.

Quando isso acontecer, procure fazer respirações mais lentas e profundas. Encha o abdômen de ar, e não o peitoral. Inspire pelo nariz (se possível) e expire pela boca. Assim, o processo fica menos superficial e mais intenso, permitindo que uma oxigenação adequada ocorra no seu organismo. Dessa forma, o seu cérebro entenderá que não há por que mergulhar naquele estado de alerta e tensão, permitindo que você se acalme.

8. Converse sobre os seus sentimentos

Por fim, é sempre importante lembrar que administrar as emoções não significa controlá-las ou reprimi-las. A única coisa que podemos de fato controlar são as nossas atitudes, mas nunca os nossos sentimentos. Por isso, se estiver angustiado, evite sofrer sozinho e em silêncio.

Desabafe com pessoas da sua confiança, que podem ser um familiar, um amigo ou um colega de trabalho, por exemplo. Se desejar, procure o auxílio de um psicólogo. Esse profissional está treinado para ouvi-lo e para ajudar-lhe, com as técnicas certas, a lidar melhor com os momentos de angústia, ansiedade, tristeza e depressão.

E você, querida pessoa, como tem lidado com a sua angústia? Quais das dicas acima você tem posto em prática? Responda com um comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Assim, você poderá ajudar os seus amigos, colegas, familiares e quem mais estiver em situações angustiantes!

Imagem: Por Marish