PureSolution/Shutterstock O Teste Palográfico é um método de avaliação comportamental realizado por meio de um conjunto de características presentes na escrita da pessoa

O Teste Palográfico é um método de avaliação comportamental e psicológica desenvolvido, na Espanha, por Salvador Escala Milá, no Instituto Politécnico de Barcelona. Trazido para o Brasil, na década de 70, por Agostinho Minicucci, assemelha-se à Grafologia, onde a personalidade do indivíduo é avaliada de acordo com sua forma de expressão gráfica, ou seja, por sua forma de escrever.

No Brasil, uma das justificativas para o teste ainda ser tão usado pelos psicólogos está no fato de não haver ainda tantos métodos nacionais para isso. Como foi adaptado em muitos aspectos para a nossa cultura, sendo a última em 2004, pelos pesquisadores Iraí Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves.

Assim, o Teste Palográfico é um dos únicos instrumentos estrangeiros aprovados pelo SATEPSI; que é o sistema de avaliação de testes psicológicos do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Entretanto, sendo a população brasileira tão diversificada, seria interessante ter modelos baseados apenas no perfil do brasileiro, não é mesmo?

Por isso, sentindo esta necessidade real de ter um instrumento mais compatível com a nossa realidade, no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC; criamos o Coaching Assessment, que é um sistema de mapeamento comportamental, 100% baseado em nossas características de personalidade.

O Teste Palográfico

Emoção, depressão e comportamento impulsivo: são três dos principais aspectos comportamentais identificados por meio da palografia e da avaliação de componentes grafológicos, como, por exemplo – espaço, organização, inclinamento, distância da margem, espaço entre as linhas, direção dos traços, tamanho e distância entre as letras, pressão no papel, habilidades no traçar, velocidade e o ritmo empregado para escrever.

Tudo isso, aos olhos de alguém treinado e com os conhecimentos da palografia, pode evidenciar traços de personalidade e, em processos seletivos, por exemplo, identificar aqueles candidatos que melhor se encaixam ao perfil psicológico da vaga. Por meio do manual Palográfico, que traz as descrições, teorias e conceitos deste tipo de análise gráfica, os profissionais que utilizarem o material, a exemplo dos psicólogos, terão as informações e conhecimentos necessários para entender e aplicar o teste na prática.

Na prática, para fazer o Teste Palográfico existem dois tipos de folhas de respostas distintos e nenhuma delas indica qual a idade e escolaridade para o qual é destinado, trazendo muitas vezes, dificuldades aos profissionais que precisam utilizá-las em seu trabalho diário.

Entretanto, ainda não foi avaliado se estas diferenças nos modelos trazem algum resultado também diferente ao mapeamento da pessoa e continuam sendo utilizados para traçar a personalidade dos indivíduos e adaptá-las às necessidades organizacionais.

Gostou de saber o que é Palografia? Então, aproveite e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!