Syda Productions/Shutterstock As Dinâmicas de Reflexão são poderosos instrumentos para incorporar no grupo novas crenças positivas e criar visão de futuro

Existem diversos exemplos de exercícios que nos ajudam a motivar, engajar, quebrar o gelo e, com os quais, também podemos levar novos conhecimentos à nossa equipe e aos nossos liderados. Neste sentido, as dinâmicas de reflexão se apresentam como poderosas ferramentas para incorporar novas crenças e fazer com que o grupo pondere sobre algum tipo de fato ou comportamento.

No dia a dia de uma empresa é muito importante poder contar com instrumentos como estes, pois nem sempre é uma tarefa simples manter os colaboradores motivados e produtivos. Por isso mesmo, quanto mais munido o líder estiver de artifícios que façam seus profissionais refletirem e reconhecerem, seus pontos fortes e pontos de melhoria e diferenciais, melhores também serão os resultados.

Para isso, vou apresentar dois tipos de dinâmicas de reflexão simples e poderosos, que podem ser aplicadas com o objetivo de gerar novos comportamentos e pensamentos e desenvolver uma visão de futuro nos colaboradores. Confira!

Exemplos de Dinâmicas de Reflexão

Por que valeu a pena o dia de hoje? Esta pergunta simples é um convite a que o grupo coloque verdadeiramente seu foco no positivo, reflita e perceba as coisas boas que acontecem ao seu redor. Geralmente é aplicada ao final de um encontro ou treinamento para que todos possam se desconectar com a energia lá em cima. Para realizá-la é necessário apenas reunir o grupo em círculo e convidar cada pessoa, com uma frase ou palavra, a responder – por que valeu a pena o dia de hoje? Cada um, no seu tempo, deve expor seu sentimento, emoção ou aprendizado, trazendo sua reflexão para todos e deixando uma mensagem positiva.

Ponte ao Futuro – O objetivo desta dinâmica é fazer com que os participantes possam desenvolver sua visão de futuro, definir suas metas e objetivos, e enxergar-se profissional e pessoalmente, daqui a 5, 15 ou 20 anos, por exemplo. Para realizá-la é preciso de folhas brancas, lápis ou caneta e fita. O condutor da dinâmica deve distribuir o material, a exceção da fita e convidar todos a ficarem em silêncio. A partir daí, o coordenador deve fazer determinadas perguntas. Questões como: 1 – Quem você é? 2 – Como você se vê profissionalmente daqui a 05,10 ou 20 anos? 3 – Como imagina seu futuro na empresa daqui a 10 anos? 4 – Quais são as suas metas e objetivos profissionais e pessoais? Por exemplo, entre outras, entram nestas perguntas.

Ao final, as pessoas devem ser convidadas a lerem suas respostas, refletir sobre elas e, se quiserem, a compartilhá-las com seus colegas, pregando seu papel na parede. Também devem ser convidadas a compartilhar suas impressões sobre a dinâmica e qual sentimento que ela os trouxe.

Como podemos perceber dinâmicas de reflexão ajudam e, muito, a que o colaborador expanda seu autoconhecimento e possa visualizar aspectos que podem e precisam ser melhorados. Essa visão de futuro é importante para que o trabalho destes profissionais lhes traga propósito de vida e possa trazer grandes resultados para eles e as empresas onde atuam.

Para potencializar ainda mais as chances de sucesso agora e no futuro, minha dica é, invista em formações, treinamentos e cursos que realmente agreguem conhecimentos e novas competências pessoais e profissionais à sua jornada. Faça o Professional & Self Coaching – PSC, uma formação completa, onde você desenvolverá novas competências e habilidades fará você ir além em todos os sentidos.