As oscilações de humor fazem parte da vida. Há dias em que estamos mais “pra baixo” e outros em que estamos mais felizes e dispostos. Esses altos e baixos são comuns. Apenas devemos acender o sinal de alerta e procurar ajuda quando o mau humor e a tristeza tomam conta da maior parte dos nossos dias.

Em compensação, o bom humor nos ajuda a conduzir a vida com mais leveza, mesmo nas dificuldades. Isso atrai as pessoas para perto de nós, afinal de contas, quem é que não gosta de estar perto de uma pessoa alegre, não é mesmo? Diante disso, até mesmo a vida profissional pode ser beneficiada. Quer saber como? Confira os 9 benefícios do bom humor no trabalho a seguir!

1. Bem-estar

O bom humor, a risada, o sorriso, enfim, a leveza no dia a dia, estimulam a produção de endorfinas, substâncias que geram uma sensação de bem-estar físico e mental. Isso cria uma espécie de círculo vicioso, em que o indivíduo bem-humorado encontra motivos para ficar mais bem-humorado ainda.

É fato que quem tem essa sensação de bem-estar consegue conduzir o dia a dia com mais ânimo e disposição, o que também impacta positivamente a própria produtividade no trabalho. Quem está alegre trabalha mais e melhor, o que gera boas chances de recompensas nessa área da vida.

2. Administração do estresse

As pessoas que vivem constantemente com um humor negativo são mais propensas aos efeitos do estresse. Isso não quer dizer que uma pessoa de bom humor não tenha momentos estressantes, mas ela tende a lidar melhor com eles. O bom humor gera no indivíduo uma postura de otimismo, ou seja, da crença de que aquele momento de adversidade é passageiro e que logo as coisas vão melhorar.

O mau humor, contudo, acaba sendo descontado em quem estiver ao redor, o que, na vida profissional, pode atingir os colegas, os chefes e os clientes. Ter um relacionamento ruim ou instável com essas pessoas certamente prejudicará a carreira.

3. Equilíbrio emocional

PSC

Conforme citamos, todo mundo tem altos e baixos na vida. Mesmo as pessoas mais bem-humoradas também têm os seus dias de tristeza, desânimo, irritabilidade, enfim, de emoções negativas. A questão é que, com bom humor, é mais fácil sair desses estados, o que quer dizer que eles tendem a durar menos.

Por isso, o bom humor tende a nos tornar mais resilientes, isto é, mais dispostos a superar essas dificuldades e a recuperar a alegria do dia a dia. Nem sempre é fácil, mas, com um humor negativo, certamente fica mais difícil recuperar esse equilíbrio.

4. Saúde física

Além do equilíbrio mental, que nos permite identificar as coisas positivas do dia, também precisamos, obviamente, de saúde física para dar conta das nossas obrigações. Sem ela, fica difícil trabalhar, ser produtivo e manter uma boa relação com os colegas.

Nesse sentido, fique sabendo que o bom humor, em longo prazo, tende a beneficiar também o corpo. Ele beneficia o fluxo sanguíneo e a saúde do coração, reduz a pressão arterial, melhora a circulação, fortalece o sistema imunológico, relaxa os músculos e alivia dores. Um combo de saúde para quem quer trabalhar melhor, não é mesmo?

5. Motivação e energia

Com uma mente equilibrada e com saúde física, é fato que as pessoas encontrarão mais motivação e mais energia para realizar as suas atividades de trabalho. O bom humor alivia até mesmo o medo e a ansiedade, nos ajudando a diminuir aqueles pensamentos pessimistas e catastróficos que insistem em nos desanimar.

Com isso, os profissionais serão capazes de trabalhar com mais disposição, criatividade e entusiasmo para colocar todas as suas competências e habilidades na execução das tarefas com excelência. Agindo dessa forma, ganhar destaque e reconhecimento é só uma questão de tempo.

6. Estreitamento de laços de amizade

Conforme citamos, as pessoas gostam de ficar ao lado de gente alegre e bem-humorada, afinal de contas, o bom humor é contagioso. Sendo assim, rir, fazer rir, ter conversas amenas e levantar o astral do ambiente, como se diz popularmente, faz com que as pessoas aproximem-se umas das outras.

Em muitos círculos profissionais, é comum ouvir de funcionários que o que lhes permitiu enfrentar crises e lidar com situações difíceis na empresa foi justamente o bom humor e a amizade, que se fortaleceu nesses momentos de adversidades. O bom humor gera união e companheirismo, sobretudo nas horas mais complicadas.

7. Inspiração para comportamentos positivos

Imagine que um funcionário esteja desmotivado e inseguro acerca das suas próprias capacidades profissionais. No entanto, ao chegar à empresa, ele vê os seus colegas confiantes e empolgados, o que faz com que esse funcionário também se anime um pouco. Será que essa melhora de humor ocorreria se ele chegasse à empresa e se deparasse com colegas igualmente desmotivados?

Provavelmente não. Isso acontece porque o humor, positivo ou negativo, é contagioso. Dessa forma, a sua alegria tende a se espalhar pela empresa, e o seu entusiasmo pode servir de inspiração para os seus colegas. É por isso que uma equipe com uma energia elevada é capaz de conquistar tantos resultados positivos.

8. Persuasão junto a clientes e parceiros profissionais

Quando você entra em uma loja, sente-se mais propenso a comprar algo quando o vendedor conduz a conversa com simpatia e bom humor ou quando ele está de cara fechada e monossilábico? Quando está em uma situação de negociação, você tende a ser convencido por alguém sorridente e simpático ou por alguém irritadiço e intransigente?

Percebe como o humor pode alterar os rumos das nossas negociações com clientes e parceiros de negócios? As chances de encontrar resultados favoráveis aumentam consideravelmente quando estamos em um estado de humor positivo.

9. Construção de um clima organizacional descontraído

Por fim, a mais óbvia constatação do bom humor na vida profissional é que ele proporciona leveza e descontração no dia a dia da organização. Isso não significa que o profissionalismo e a capacidade de falar sério desaparecem, mas apenas que não precisamos sofrer e agir de forma tão séria no dia a dia.

Nesse sentido, o líder tem uma função importante, afinal de contas, é ele quem dá o tom da energia da equipe. Se ele for mal humorado, rígido, sério e autoritário, dificilmente conseguirá obter bom humor dos funcionários. No entanto, se ele for simpático e comunicativo, provavelmente obterá um retorno melhor.

Como você pode perceber, o bom humor tende a melhorar a performance no trabalho, tanto individual como coletiva. Ele desperta ânimo, motivação, leveza, descontração, comunicação e sociabilidade, tornando as pessoas mais unidas e integradas. Portanto, seja você um chefe, seja um funcionário, procure administrar as suas emoções e agir com bom humor!

E você, querida pessoa, como avalia o seu estado de espírito durante o trabalho? Em quais momentos você sente que poderia ser mais equilibrado? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!