A gratidão se refere ao ato de agradecer e valorizar as coisas boas da vida. Geralmente, isso se faz em direção a Deus e às pessoas que convivem conosco, mas você também pode ser uma pessoa grata diariamente, independentemente da sua fé.

A verdade é que, na correria cotidiana, concentramos a nossa atenção de forma tão intensa naquilo que falta que simplesmente nos esquecemos do quanto somos abençoados por tudo aquilo que já conquistamos. Por isso, o website Psychology Today publicou uma matéria com alguns benefícios cientificamente comprovados que a gratidão proporciona às pessoas. Neste artigo, você vai descobrir quais são esses benefícios. Boa leitura!

1. Favorece novos relacionamentos

Estudos apontaram que pessoas que demonstram gratidão são mais simpáticas aos olhos dos outros, o que contribui tanto para fortalecer os laços já existentes como para conquistar novas amizades. A gratidão revela educação, generosidade e empatia, que são características que as pessoas buscam umas nas outras.

Isso significa que agradecer ao colega de trabalho que o ajudou naquele projeto complexo, ao amigo que ofereceu uma palavra amiga na hora difícil e até mesmo ao desconhecido que segurou a porta do elevador para você pode beneficiar a sua capacidade de relacionar-se com o outro.

2. Fortalece a saúde física

Você sabia que pessoas gratas costumam sentir menos dores? Apesar de, à primeira vista, não haver nenhuma ligação lógica entre um fato e outro, a revista acadêmica Personality and Individual Differences publicou, em 2012, um estudo citando que as pessoas que agradecem com frequência afirmaram sentirem-se bem e saudáveis com mais frequência do que aquelas que declararam não ter o hábito.

Possivelmente, isso deve ao fato de que as pessoas gratas têm uma visão mais positiva sobre a vida, o que as leva a ter melhores hábitos de saúde, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

3. Beneficia a saúde mental

PSC

Além do corpo, a mente também se beneficia consideravelmente da gratidão. O ato de agradecer reduz pensamentos e sentimentos negativos, como o ciúme, a inveja, a tristeza, a frustração, o arrependimento, entre outros.

Em compensação, esse hábito faz com que a pessoa valorize mais e enxergue mais o lado positivo da vida, despertando uma mente mais otimista. Algumas pesquisas têm apontado para o fato de que a prática diária da gratidão pode até mesmo amenizar ou prevenir quadros depressivos ou ansiosos, desde que seja algo natural, e não forçado (como a chamada “positividade tóxica”).

4. Amplia a empatia

A empatia, como já citamos diversas vezes aqui no blog, é a capacidade que uma pessoa tem de colocar-se no lugar de outro indivíduo, imaginando como se sentiria se estivesse naquela situação. Esse exercício beneficia os relacionamentos, no sentido de que aguça a sensibilidade e a solidariedade em direção ao próximo.

Quando agradecemos por aquilo que temos, passamos a refletir também sobre aqueles que infelizmente não têm as mesmas oportunidades que nós. Isso faz florescer um espírito mais empático, altruísta e solidário. Por isso, as pessoas gratas são mais compreensivas e menos raivosas, agressivas e vingativas.

5. Melhora a qualidade do sono

Você sabia que agradecer todas as noites pelo dia que passou pode fazer com que você durma melhor? Alguns estudos publicados no jornal acadêmico Applied Psychology: Health and Well-being concluíram que pessoas que passam alguns minutos do dia agradecendo pelas suas conquistas despertam sentimentos positivos, o que favorece um sono mais tranquilo.

O sono depende da serotonina e da melatonina, que são dois hormônios relacionados ao bem-estar. Portanto, como a gratidão desperta bons sentimentos, é natural que essas substâncias sejam produzidas em boa quantidade, o que facilita na hora de pegar no sono.

6. Aumenta a autoestima

Quando uma pessoa agradece pelas coisas boas da sua vida, ela começa a perceber que boa parte desses motivos para agradecer são frutos das suas próprias competências: do seu trabalho, do seu carisma, da sua dedicação, da sua inteligência, e por aí vai.

Por isso, agradecer com frequência pode melhorar a imagem que temos de nós mesmos, valorizando as nossas qualidades e aumentando a nossa autoestima. Como citamos acima, a gratidão também diminui a inveja e a necessidade de comparar-se aos outros. Assim, pessoas gratas são mais felizes e capazes de reconhecer os méritos dos outros, sem que isso gere algum ressentimento ou opinião negativa sobre si mesmas.

7. Gera equilíbrio emocional

Diversos estudos têm apontado que a prática da gratidão reduz o estresse e ajuda as pessoas a terem uma visão mais positiva em relação à vida. Alguns desses estudos foram, inclusive, realizados com veteranos da guerra do Vietnã e com sobreviventes dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Segundo essas pesquisas, a prática da gratidão é componente essencial da resiliência e da capacidade de superar o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Agradecer ajudou essas pessoas a superar os obstáculos da vida e a seguir em frente, deixando o passado no passado.

8. Faz crescer a fé na vida e em nós mesmos

Conforme citamos lá no início do artigo, muita gente passa a maior parte do tempo pensando naquilo que falta e nos problemas a serem resolvidos. Isso gera estresse e ansiedade. De fato, precisamos ficar atentos a essas questões. Contudo, as pessoas que também agradeciam por aquilo que já haviam conquistado conseguiam amenizar o medo e a ansiedade.

Quando agradecemos pelas coisas boas da vida, nos lembramos de que ela tem um lado bom — o que fica esquecido nas mentes que nunca agradecem. Por isso, a gratidão diária gera um otimismo natural, que nos faz perceber que a vida pode ser mais feliz. Ela reacende a chama da fé na vida e em nós mesmos.

9. Produz bom humor

Por fim, em consequência de todos os benefícios que já foram citados, é fato que quem agradece continuamente pela vida vive com um humor positivo na maior parte do tempo. São pessoas mais felizes e positivas, que conseguem manter a esperança e o equilíbrio emocional, mesmo nos momentos mais difíceis.

Elas sentem a tristeza da vida em alguns momentos, mas compreendem que nenhum estado é definitivo. Sabem que a vida é feita de altos e baixos, de modo que precisamos aproveitar a jornada, valorizar os bons momentos e extrair os aprendizados que os momentos não tão bons têm a nos oferecer.

E você, querida pessoa, tem agradecido diariamente pelas coisas boas da sua vida? Faça esse exercício e veja o quanto a sua vida vai melhorar! Por falar em gratidão, obrigado por nos acompanhar até aqui. Agora, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!