A comunicação persuasiva é aquela rica em argumentos capazes de convencer outras pessoas. No entanto, a persuasão não diz respeito apenas ao que é dito, mas também à maneira como se diz. Isso é importante para que as pessoas possam alcançar os seus objetivos, tanto pessoais como profissionais.

Para fazer alguém mudar de ideia, topar uma proposta ou simplesmente aceitar um convite, há determinadas atitudes e comportamentos a serem adotados. Neste artigo, você conferirá 9 dessas atitudes que as pessoas adotam e que são capazes de tornar a sua comunicação mais persuasiva. Será que você já coloca alguma delas em prática? Continue a leitura a seguir e descubra!

1. Não têm pressa

Você está no seu melhor momento para iniciar uma argumentação? Ou é melhor esperar para que você obtenha mais informações e consiga organizar melhor a sua linha de raciocínio da melhor forma possível? Para persuadir alguém, não podemos ter pressa. Tenha paciência, procure munir-se de argumentos e de informações sobre a sua audiência. Depois, escolha o seu melhor momento para entrar em ação. É assim que as pessoas persuasivas organizam o seu tempo e decidem a hora de agir.

2. Colocam-se no lugar do outro

A boa e velha empatia é muito importante também na persuasão. Se alguém pensa diferente de você, procure colocar-se no lugar da pessoa para entender o seu ponto de vista. As pessoas persuasivas não iniciam uma argumentação já refutando tudo o que a outra pessoa diz, mas procuram encontrar no discurso delas momentos em que elas podem explicar as falhas daquela linha de pensamento. Por isso, ser empático é fundamental, já que persuadir envolve conhecer e compreender o outro na essência.

3. Constroem e cultivam uma rede de contatos

Seja simpático e expresse-se com calma e tranquilidade, mesmo nos momentos de divergência de opiniões. Não demonstre raiva nem perca o seu equilíbrio emocional, pois confiança é algo difícil de recuperar. Assim, você consegue construir e manter uma valiosa rede de amigos, colegas e parceiros, mesmo com quem pensa diferente. As pessoas persuasivas sabem muito bem disso e, por isso, evitam conversar com os outros quando estão vivenciando emoções muito intensas. Acalme-se antes de falar!

4. Criam escassez

Se você estiver no meio de uma negociação, procure criar alguma escassez ou senso de urgência. Os persuasivos fazem isso muito bem, explicando que a sua oferta é por tempo limitado e que eles precisam de respostas em um determinado prazo. Isso pode pressionar a pessoa a concordar. Mas atenção: essa estratégia é delicada e é importante usá-la sem exagero, no momento certo, para evitar que a pessoa desista de vez. Quem cria escassez demais começa a perder o efeito da estratégia em longo prazo.

5. Ficam atentos aos seus gestos e posturas

PSC Renascimento

A linguagem corporal é muito importante, pois estamos sempre percebendo detalhes de forma inconsciente que podem nos aproximar ou nos distanciar das pessoas. Assim, evite cruzar os braços e procure sempre olhar nos olhos da pessoa. Não a interrompa e adote uma postura mais aberta e convidativa, sem forçar intimidade. Os persuasivos demonstram confiança, mantêm a postura e o olhar firmes, gesticulam de forma natural e falam em um tom de voz seguro, mas sem ser intimidar o outro.

6. Elogiam sem exageros

Um ou outro elogio, de vez em quando, pode fortalecer a sua relação com a pessoa, sem parecer bajulação. Você pode falar que admira uma característica X ou uma atitude Y que ela teve e que trouxe bons resultados. Além disso, elogios ajudam a fortalecer amizades e a fazer com que essas pessoas possam defendê-lo, se algum dia você precisar. Os persuasivos sabem fazer bons elogios, ou seja, comentários significativos, com fundamentos que justificam a admiração de tais qualidades.

7. Procuram construir maiorias

Se você precisa introduzir uma ideia em um grupo de pessoas, as alianças são uma ótima maneira de fortalecer o seu discurso. Assim, converse com as pessoas que você acredita que têm uma linha de pensamento mais parecida com a sua. Você conseguirá recrutar, gradativamente, pessoas para o seu lado, o que tornará as coisas mais fáceis quando você chegar àqueles que você acredita que pensem diferentemente. Essa sensação de maioria permite que o outro lado seja persuadido com mais facilidade.

8. São persistentes

Nem sempre você conseguirá persuadir as pessoas ou convencê-las de uma ideia em um primeiro momento. Isso, porém, não significa que você fracassou. Dar tempo para que a pessoa reflita é uma importante estratégia utilizada pelos persuasivos. Use esse tempo para fortalecer também a sua lista de argumentos e planeje um próximo encontro. Ao manter a consistência do seu discurso ao longo do tempo, as pessoas perceberão o quanto você realmente acredita nele. Seja paciente e persistente!

9. Falam com convicção

Fica muito mais fácil que as outras pessoas comprem a sua ideia quando elas perceberem que você realmente acredita e é apaixonado por ela. As pessoas mais persuasivas de qualquer lugar são aquelas que falam com convicção e com um brilho nos olhos de revela o quanto elas de fato acreditam em cada palavra que estão dizendo. Portanto, deixe o seu conhecimento e a sua paixão bem claros. Fale com convicção. Você só conseguirá persuadir os outros se já tiver convencido a si mesmo.

Ao seguir as 9 dicas acima, você certamente conseguirá despertar o convencimento nas pessoas, por meio de um discurso bem preparado. Coloque-as em prática, organize as suas ideias e fale de um jeito que mostre a sua paixão. Esse é o maior segredo de uma comunicação verdadeiramente persuasiva, que o beneficiará tanto na vida pessoal como na vida profissional!

E você, ser de luz, se considera alguém persuasivo? Qual das 9 atitudes acima você considera a mais importante para alcançar esse objetivo? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!