Hoje em dia, o trabalho em equipe é um aspecto essencial para que qualquer atividade empresarial seja bem-sucedida. Cada indivíduo chega às organizações com as suas experiências, visões de mundo, capacidades, habilidades e conhecimentos. Quando cada pessoa enriquece a equipe com essas competências, o trabalho de todos é favorecido.

No entanto, essas diferenças também podem trazer muitos desafios, de modo que todo bom gestor deve conhecer os fundamentos do trabalho em equipe. Por isso, separamos 9 dicas para estimular a performance do seu time. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e boa leitura!

  1. Reconheça o valor de cada pessoa da sua equipe

Ao montar uma equipe, é importante que você conheça bem o histórico e as competências de cada colaborador. Isso permitirá não apenas que cada indivíduo ocupe um cargo compatível com os seus saberes, como também que você delegue a cada um deles as funções mais adequadas.

Por mais que você seja o líder, é importante compreender que nada ou muito pouco seria feito se você estivesse sozinho. Por isso, reconheça o valor de cada pessoa do seu time e certifique-se de que eles mesmos compreendam a importância de cada um. Já que o trabalho de um depende do desempenho do outro, é necessário que todos se sintam valorizados.

  1. Faça feedbacks com frequência

Seja um líder acessível, isto é, que estabelece um relacionamento claro e transparente com as pessoas. Aproveite essa aproximação para implementar a cultura do feedback na sua equipe. O feedback nada mais é do que uma reunião, de preferência individual, entre o líder o liderado, para uma análise do desempenho.

No feedback, o líder aponta os aspectos em que o profissional teve sucesso, os pontos em que ainda precisa se desenvolver mais e as sugestões de melhoria. Essa cultura permite que o feedback torne-se uma rotina, o que estimula as pessoas a darem o melhor de si, procurando ter um desempenho superior a cada semana/mês.

  1. Comunique os objetivos da equipe

As reuniões com toda a equipe precisam ser feitas de tempos em tempos, pois elas garantem que todos estejam alinhados nos mesmos objetivos. Por isso, o líder deve convocar os seus colaboradores para explicar o momento que a empresa está passando, os objetivos que aquela equipe específica deve alcançar e a maneira pela qual cada indivíduo poderá ajudar.

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Essas reuniões são importantes também para que o líder ouça as sugestões dos funcionários, compreenda as suas opiniões, tire as suas dúvidas e implemente uma gestão mais democrática e acessível.

  1. Estimule a confiança e a coletividade

Um bom líder é justo e não elege “preferidos” dentro da sua equipe. Ele adverte quem erra, premia quem acerta, mas não utiliza critérios diferentes com pessoas diferentes. É importante que essa transparência e esse senso de justiça fiquem evidentes, pois isso evita que surjam inimizades e ciúmes entre os membros da equipe, o que poderia desencadear uma competição muito negativa.

Substitua a competição pela confiança. Mostre aos colaboradores que todos eles passaram por processos seletivos e merecem estar onde estão. Isso permitirá que eles confiem nos trabalhos uns dos outros e também que adotem um espírito de coletividade, de ajuda mútua e de coleguismo. O resultado da equipe depende do resultado de cada um, de modo que ninguém deve ser deixado para trás.

  1. Estabeleça programas de incentivo

Para estimular a motivação e o comprometimento dos colaboradores, algumas empresas criam programas de incentivo, em que oferecem prêmios aos funcionários com melhores desempenhos. Para que isso ocorra, deixe bem claros os critérios de avaliação, a duração da campanha e o prêmio a ser obtido. Pode ser uma bonificação financeira, um curso, um celular, uma viagem, enfim, algo que seja relevante e interessante às pessoas da sua equipe.

Essas medidas estimulam o bom desempenho profissional, a assiduidade, a pontualidade, a criatividade, o bom relacionamento interpessoal, entre outras competências que asseguram o bem-estar coletivo da equipe.

  1. Construa uma rede eficaz de comunicação interna

Frequentemente, os problemas que surgem no trabalho em equipe são frutos de falhas de comunicação. Uma informação que não ficou clara, uma palavra que gera interpretações duvidosas e um tom de voz emocionado podem gerar conflitos. Assim, certifique-se de que você, enquanto líder, unifique a comunicação da sua empresa, de modo que apenas informações oficiais sejam comunicadas nas reuniões e nos e-mails, sem que boatos paralelos circulem pelo WhatsApp e pelos corredores.

Faça comunicados oficiais e reuniões para esclarecer as informações e tirar as dúvidas das pessoas. Permita que elas venham até você para esclarecer os seus problemas, sem que pequenas questões tornem-se imensas bolas de neve.

  1. Incentive a formação continuada

Todo líder deve demonstrar aos seus colaboradores que confia em seus talentos e habilidades. No entanto, isso não os deve impedir de continuar os seus estudos e a apuração das suas competências profissionais. Independentemente da área profissional escolhida, é fato que todos os indivíduos devem continuar a adquirir conhecimentos.

Por isso, incentive a leitura, a participação em eventos e a realização de cursos e treinamentos. Uma equipe de profissionais que lapida e recicla os seus saberes é, essencialmente, uma equipe vencedora. Dessa forma, seja um incentivador dos seus funcionários, para que ampliem os seus horizontes e jamais deixem de aprender.

  1. Dê o exemplo

Já citamos diversas boas práticas que devem nortear a postura dos membros de uma equipe. No entanto, se você é o líder desse time, deve ser o primeiro a adotar essas atitudes. Como poderá cobrar outras pessoas acerca de determinadas posturas, se nem você mesmo as coloca em prática?

Assim, pense, fale e aja da maneira que você espera que os seus colaboradores o façam. Seja pontual, assíduo, ético, respeitoso, transparente, organizado, disciplinado, estudioso e dedicado a fazer o melhor trabalho possível. Desse modo, você inspirará muitas pessoas a agirem da mesma maneira, dado que os funcionários tendem a moldar a sua conduta com base na de seus supervisores.

  1. Ofereça uma boa estrutura para o trabalho

Os seus colaboradores têm uma estrutura adequada para o trabalho? Mesas apropriadas? Cadeiras confortáveis? Ambientes limpos e bem iluminados? Equipamentos seguros? Materiais de escritório? Computadores modernos e equipados com programas compatíveis com as suas funções?

Eles recebem vale-transporte? Vale-alimentação ou espaço para refeições? Têm horários definidos de expediente e de descanso? Recebem uma remuneração justa e adequada às suas atividades? Todos esses fatores são essenciais não apenas para que um bom trabalho seja feito, mas também para que cada colaborador se sinta motivado e feliz por fazer parte daquela equipe.

As 9 dicas acima são algumas das principais para que você estimule a sua equipe a ter um bom desempenho em suas atividades. Que você as coloque em prática e obtenha resultados extraordinários junto dos seus colaboradores!

E você, querida pessoa, tem sido um bom líder ou um bom colaborador nas equipes das quais faz parte? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!