Quando pensamos na produção de conteúdo para as redes sociais, sempre temos em vista que o máximo possível de pessoas acesse e goste daquele post, vídeo, live etc. É claro que ser uma unanimidade é algo impossível, mas podemos agir no sentido de sermos aceitos por uma boa parcela dos nossos seguidores.

Quanto mais você refletir sobre os conteúdos que você tem postado, mais conseguirá identificar melhores desempenhos em fatores de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos etc. Mas será que você tem refletido sobre a qualidade daquilo que você posta? Neste artigo, reunimos 9 questionamentos que você deve fazer antes de publicar algo. Siga em frente e boa leitura!

1. As pessoas vão se interessar por isso?

É importante que você conheça o perfil das pessoas que seguem você. Aliás, por que elas o seguem? Com certeza é porque você tem algo relevante a lhes dizer, dentro do seu nicho de atuação. Por isso, defina temas que façam parte do seu nicho. Você até pode diversificar os assuntos, desde que consiga estabelecer uma relação com a sua área. Apenas não queira falar um pouco sobre tudo, pois, assim, você nunca terá uma identidade definida nas redes sociais.

Seja relevante, faça pesquisas junto ao seu público e identifique, estatisticamente, os tópicos que mais geram dúvidas, comentários e curtidas. Invista neles. Um dos maiores fatores de sucesso nas redes sociais é dar ao público o que ele quer ver.

2. Eu gostaria de ver esse post?

Para que você consiga fazer esse exercício empático de colocar-se no lugar do público, questione se você gostaria de ver o conteúdo que você mesmo produziu. Ele é informativo? É divertido? É útil? É dinâmico? É diferente daquilo que os outros já fazem?

Se você não estiver empolgado com aquilo que estiver produzindo, haverá boas chances de que as pessoas que observarem o seu post também não se empolguem com ele. Sendo assim, utilize a sua própria energia e motivação como um termômetro para a qualidade das suas publicações. Faça por vontade, e não por obrigação.

3. Esse é o melhor formato para essa ideia?

Nas redes sociais, podemos produzir conteúdo em diferentes formatos, como: posts estáticos, posts em carrossel, stories, reels, vídeos, lives, infográficos, e por aí vai. Cada um desses formatos tem diferentes características, de modo que cabe ao produtor de conteúdo selecionar a opção mais adequada para o tema em questão.

Assim, dificilmente uma lista de dicas ficará bem em um post estático. Talvez seja melhor fazer um carrossel com elas, de modo que você possa tornar as informações mais completas e legíveis. Já se o assunto for muito complexo e levantar dúvidas, provavelmente é melhor fazer uma live sobre o tema, por exemplo.

4. Esse post é útil?

As pessoas seguem umas às outras porque acreditam que o conteúdo das páginas que seguem será útil em suas vidas, de alguma maneira. Por isso, lembre-se de que um bom post é informativo, com dicas, tutoriais, informações relevantes, notícias atualizadas, e por aí vai.

Além disso, mesmo que o seu post não tenha outra função que não seja motivar ou fazer as pessoas se divertirem, entenda que essas duas utilidades também são importantes nas redes sociais. Ser útil é informar, mas também pode ser entreter e divertir! O importante é equilibrar essas duas forças ao longo das suas postagens.

5. Há como simplificar as ideias?

Um aspecto muito importante nas redes sociais é que elas são canais de comunicação rápida, ou seja, as pessoas passam pelo feed na tela do celular e só vão parar para checar um post com mais atenção se algo despertar-lhes a curiosidade. Sendo assim, uma tela monocromática cheia de textos não é atraente e ainda fará com que as pessoas demorem muito para entender a mensagem.

Sendo assim, a dica é ser sucinto, valorizando o raro tempo das pessoas. Simplifique as mensagens, dando preferência às frases curtas e palavras-chave. Deixe as explicações mais complexas para os vídeos e, mesmo assim, não seja muito extenso (exceto nas lives). Use um vocabulário simples e imagens de fácil compreensão.

6. O título faz sentido?

Todo post precisa de um título. É importante que esse título desperte curiosidade e, de preferência, “adiante” ao usuário o que ele pode esperar daquele conteúdo. Por isso, é fundamental que título e conteúdo sejam compatíveis. Se você escreveu um título do tipo “Como eu emagreci X kg em um ano?”, espera-se que você compartilhe com as pessoas as atitudes que teve para obter esse resultado. Se isso não for encontrado no seu conteúdo, o espectador vai se sentir enganado.

Dessa forma, lembre-se de que todo título é uma promessa, o que não é diferente nas redes sociais. Se ele não for compatível com o conteúdo, o seguidor vai se sentir frustrado e não vai gostar nem um pouco do seu post.

7. A primeira frase da legenda é impactante?

Muita gente ainda defende que, por serem essencialmente visuais, as redes sociais não precisam de legendas. Isso é um ledo engano. Na verdade, é nas legendas que podemos expressar e explicar com mais detalhes o conteúdo informativo do post. No entanto, para que as pessoas as leiam, a primeira frase já deve ser impactante.

Afirmações de efeito, curiosidades, títulos de notícias e até mesmo perguntas são excelentes maneiras de causar impacto por meio dessa primeira frase. Se você não for direto ao ponto, o usuário vai entender que aquele texto é “enrolação” e poderá desistir de lê-lo.

8. Os tamanhos dos parágrafos da legenda estão bons?

Por falar em convencer as pessoas a lerem as legendas, é fundamental que você construa esses textos em pequenos parágrafos. O popular “textão”, com parágrafos enormes, ou mesmo em um único grande parágrafo, não é bem-vindo. A sua leitura é cansativa e afasta o leitor.

Portanto, certifique-se de dividir as ideias da sua legenda em parágrafos, com começo, meio e fim. Encadeie as ideias em uma sequência lógica de fácil entendimento, com clareza, objetividade, coesão e coerência. Também faça uma revisão gramatical e de conteúdo antes de publicar.

9. O CTA está apropriado?

Por fim, é preciso concluir a legenda com um CTA, sigla que vem de uma expressão em inglês: Call To Action, que pode ser traduzido como “chamada para ação”. O CTA é aquela frase que encerra o post, contendo um comando para as pessoas, como: “curta e compartilhe!”, “deixe o seu comentário aqui embaixo!”, “inscreva-se no link que está na bio!”, “compre já o seu!”, e por aí vai.

Cada post deve ter apenas um comando em seu CTA, de modo que o usuário das redes saiba o que deve fazer. Colocar diferentes comandos em um mesmo post pode torná-lo confuso e fazer com que as pessoas não sigam nenhum deles. Assim, lembre-se do objetivo do post (promover comentários, divulgar uma live, vender um produto etc.) e crie um CTA claro e objetivo, que vá ao encontro desse objetivo.

Agora, antes de sair publicando o que quiser por aí, faça o checklist com as 9 perguntas acima para verificar se o seu trabalho foi feito com excelência e se tende a obter bons resultados. Adote esta lista em seu dia a dia para fazer da eficácia e da eficiência elementos contínuos em seu trabalho nas redes sociais!

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