Humanizar um ambiente de trabalho significa agir no sentido de que as pessoas que fazem parte dele sejam tratadas com dignidade. Elas precisam ser consideradas seres humanos, e não máquinas de produzir. Ambientes humanizados produzem um clima organizacional positivo, com sensação de bem-estar e qualidade de vida.

Naturalmente, colaboradores que se sentem tratados como seres humanos desenvolvem mais respeito pela empresa em que trabalham. Isso se converte em mais ânimo, motivação e produtividade, construindo empresas vencedoras. Por isso, se você deseja que a sua empresa seja bem-sucedida, conheça 9 práticas para humanizar o ambiente de trabalho, que separamos a seguir. Confira!

1. Defina os valores da sua cultura organizacional

Toda empresa precisa de uma cultura, ou seja, de um conjunto de hábitos, costumes e regras que norteiam a conduta dos seus colaboradores. Essa cultura precisa ser baseada em valores, isto é, em princípios que fundamentam as atitudes de todos os que fazem parte daquele ambiente.

Assim, uma empresa pode tomar como exemplos de valores a cooperação, a criatividade, a proatividade, o respeito às diferenças, a pontualidade, e por aí vai. Verifique as prioridades da sua empresa e estabeleça os valores a serem comunicados a todos os colaboradores.

2. Treine os colaboradores, inclusive os líderes

Uma maneira de humanizar e demonstrar respeito aos colaboradores é valorizá-los e incentivar o seu crescimento dentro da empresa. Para isso, ofereça cursos e treinamentos que capacitem profissionalmente essas pessoas. Além disso, ofereça também capacitações comportamentais, que desenvolvam o relacionamento interpessoal, a inteligência emocional, a educação financeira, entre outros. Palestras e eventos também são muito bem-vindos!

Quem também precisa de capacitação regular são os líderes da empresa. Não basta o conhecimento técnico, mas também o conhecimento sobre a liderança em si para comunicar-se adequadamente com as pessoas, formando equipes vencedoras. Líderes democráticos e respeitosos são mais bem-sucedidos, portanto, invista em sua formação.

3. Crie uma rotina de feedbacks e pesquisas de satisfação

PSC

Ainda pensando no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, é primordial fazer do feedback uma rotina. Sempre com respeito, os líderes devem realizar avaliações de desempenho e comunicar os resultados individualmente aos colaboradores. Nessa avaliação, é importante reconhecer os bons desempenhos e pontuar o que precisa ser melhorando, dando-lhes sugestões de como fazer isso.

Além disso, é importante que os próprios colaboradores também avaliem a empresa como um todo, incluindo quesitos como: lideranças, transparência, comunicação, qualidade de vida no trabalho, remuneração, benefícios, infraestrutura, processos internos, entre outros aspectos. Isso é possível por meio de pesquisas de satisfação anônimas. Juntos, esses dois instrumentos favorecem uma cultura organizacional que continuamente progride.

4. Invista em uma comunicação interna transparente

Os colaboradores se sentem respeitados e dignos quando sabem o que se passa em seu local de trabalho. Por isso, é primordial que as empresas tenham redes sólidas de comunicação interna, por meio das quais a informação chegue rapidamente aos funcionários, evitando os boatos pelos corredores.

Além disso, é importante que os líderes de cada departamento realizem reuniões de tempos em tempos com os seus colaboradores, de modo que eles se sintam incluídos nos processos da empresa e que sejam consultados nas tomadas de decisões. Isso reforça as noções de pertencimento e acolhimento.

5. Introduza atividades de descontração no ambiente empresarial

O ambiente de trabalho não precisa ser aquele local chato, metódico e opressivo, onde ninguém quer estar. É possível fazer dele um lugar mais agradável, bem arejado e iluminado, adequadamente mobiliado e com estações de trabalho que favoreçam a cooperação, e não o individualismo. Ter plantas, decorações sazonais e até mesmo um animalzinho de estimação pode tornar o espaço mais alegre e harmonioso.

Algumas empresas adotam determinadas atividades para aliviar o estresse do dia a dia, como as sessões de ginástica laboral, o momento da meditação, o café da manhã na empresa, as festinhas para os aniversariantes do mês, as dinâmicas de grupo, as salas de descompressão (com jogos, espaços de descanso, televisores, biblioteca etc.) e até mesmo pequenas excursões.

6. Foque nos resultados, e não nos processos

O que é mais importante para uma empresa: que as tarefas sejam feitas ou os processos pelos quais elas são executadas? Certamente a primeira opção, certo? Sendo assim, aprenda a cobrar resultados dos seus colaboradores, mas sem interferir no modo como cada um trabalha (a não ser que sejam sugestões de melhorias).

Muitas vezes, o colaborador tem um jeito único de trabalhar que funciona muito bem para ele. Sendo assim, respeite essa capacidade dele, sem impor processos e sistemas “engessados” da empresa. Ofereça mais liberdade e autonomia ao funcionário, de modo que ele se sinta autor do próprio trabalho. Isso lhe dará mais motivação e criatividade. Não microgerencie!

7. Flexibilize os horários de expediente e de pausas

As empresas mais modernas têm percebido que é mais vantajoso que um funcionário permaneça no ambiente de trabalho por 6 horas que sejam produtivas do que por 8 (sendo que ele só trabalha verdadeiramente por 4). Por isso, essas organizações têm tornado mais flexíveis os horários de entrada e saída dos colaboradores.

O que importa é que cada trabalhador dê conta das obrigações do dia. Se ele conseguir fazer isso em 6 horas, por que obrigá-lo a ficar ali por 8? Além disso, as pausas de descanso também têm sido compreendidas, finalmente, como parte do processo de produtividade, e não como inimigas dele.

8. Ofereça benefícios por produtividade

A humanização também depende de motivar os colaboradores. A motivação nem sempre é resultado de um salário alto (embora a remuneração adequada também seja importantíssima), mas também de um simples elogio de reconhecimento do chefe ou das clássicas plaquinhas de “funcionário do mês” para quem tiver o melhor desempenho daqueles 30 dias.

Algumas organizações vão além e premiam os funcionários que têm os melhores desempenhos por meio de bônus extra, participação nos lucros, descontos em produtos da casa ou até mesmo com uma viagem incrível, com direito a acompanhante, ao fim do ano. Não seria maravilhoso se toda empresa fosse assim? Todo mundo trabalharia mais e melhor!

9. Permita que a humanização impacte também o público externo

Por fim, é importante que toda a humanização direcionada ao público interno, ou seja, aos trabalhadores da organização, também se volte ao público externo. Isso acontece porque sempre que um trabalhador de uma empresa é tratado com dignidade dentro dela, ele também vai tratar com dignidade os seus públicos externos, ou seja, o cliente, o fornecedor, o parceiro de negócios, e por aí vai.

Aliás, nas organizações em que os líderes tratam os seus liderados de forma humana e respeitosa, todos os funcionários são estimulados automaticamente a reproduzir essa forma de tratamento uns com os outros, o que reduz a ocorrência de conflitos. Percebe como o processo de humanização é vantajoso?

Ninguém merece trabalhar em um lugar desorganizado, estressante, sem comunicação clara, com ofensas verbais e sem qualquer respeito pela dignidade humana. Que as empresas abandonem de vez esse sistema opressor que não traz benefícios ao dia a dia profissional. Para mais qualidade de vida no trabalho, a humanização é a solução!

E você, ser de luz, trabalha em um ambiente humanizado ou ainda sofre com a falta desse processo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!