Ainda existem pessoas que afirmam que uma carreira de sucesso depende da sorte que a pessoa tem ou do famoso QI — “Quem Indica”. No entanto, é fato que uma vida profissional bem-sucedida nunca depende de um único aspecto, mas sim de um somatório de fatores.

Se você sente que a sua carreira está estagnada, sem rumo ou abaixo das suas expectativas, pode ser que você esteja deixando de lado o desenvolvimento de algum dos valores necessários para o sucesso. Aliás, você sabe quais são esses valores? Neste artigo, reunimos os 9 principais para você que deseja evoluir em sua carreira. Preparado? Então, boa leitura!

1. Persistência

Não existe caminho fácil. Se existir, pode ser que ele não compense. Lembre-se sempre de que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário. Especialmente nos tempos que temos vivido, em que a competição no mercado de trabalho tem sido acirradíssima, é fato que sem persistência e determinação, ninguém vai longe.

Persistir significa aprender com os erros e tentar de milhões de maneiras diferentes até obter o resultado desejado. É difícil, é cansativo, mas vale a pena. Confiar em si mesmo e cercar-se de pessoas que elevam a sua motivação e que contribuem com críticas construtivas são as chaves da persistência.

2. Sede de conhecimento

O dinamismo é o que tem marcado todas as áreas profissionais da atualidade. Diariamente, novas descobertas são feitas, novos estudos são publicados, novas tendências são identificadas, novos comportamentos são registrados e novas tecnologias surgem. Por isso, precisamos estar em constante atualização dos nossos saberes, caso contrário, ficaremos para trás.

Por isso, adquirir conhecimento deve tornar-se um hábito diário. Acompanhar as notícias, ler livros e participar de eventos relevantes à sua área de atuação são recomendações mais do que necessárias. Quanto mais bem-informado você estiver, mais facilidade terá ao resolver os problemas da sua empresa e, assim, obterá o destaque que você tanto deseja.

3. Responsabilidade

Hoje em dia, as empresas estão operando com estruturas mais enxutas e horizontais. Isso permite que os gestores tenham uma visão mais clara do desempenho de cada funcionário. Aliás, especialmente com as métricas digitais, a performance de cada funcionário, equipe e empresa pode ser monitorada em tempo real.

Nesse cenário, ninguém consegue se esconder. Por isso, todo bom profissional deve dar o melhor de si em suas tarefas e arcar com as consequências das suas atitudes. Todos estão expostos e sendo avaliados a todo instante. Assim, a era de “empurrar com a barriga” já ficou para trás há muito tempo.

4. Eficiência

Para vencer a concorrência, as empresas estão com prazos cada vez menores e com volumes de informações cada vez maiores. Por isso, as organizações têm procurado profissionais mais ágeis na interpretação de dados, na tomada de decisões e na execução das tarefas em geral.

A cada instante, surge um novo dado, um novo obstáculo, uma nova informação. Obtém destaque o indivíduo que conseguir adaptar-se às mudanças com mais rapidez e naturalidade, conseguindo oferecer respostas adequadas no menor tempo possível. No entanto, a qualidade do trabalho não pode ser deixada de lado. É preciso ser ágil, mas entregar soluções eficazes.

5. Desapego

Muitas empresas, especialmente as mais tradicionais e antigas, podem desenvolver certo apego a determinadas estratégias, que até podem ter sido muito eficazes por um bom tempo. No entanto, há uma característica muito detectada nas empresas atualmente: ações que geravam bons resultados podem perder a eficácia, por conta das novas tecnologias e dos novos comportamentos das pessoas.

Por isso, é preciso cultivar o desapego. Utilize as estratégias enquanto elas proporcionarem bons resultados. Quando isso deixar de ocorrer, não tenha medo de recalcular a rota e de partir para novos rumos. Planeje, construa, desenvolva, teste, coloque em prática e mensure a eficácia. É assim que a estratégia empresarial funciona atualmente, num ciclo constante. Quem se apega ao passado pode perder grandes oportunidades.

6. Colaboração

Atualmente, as empresas já não criam mais aquelas descrições de vagas de emprego com funções muito “engessadas”. Isso quer dizer que profissionais de uma mesma equipe precisam ajudar-se mutuamente. Não existe mais aquela história de: “Não vou fazer isso porque não é minha obrigação”.

É claro que cada pessoa continua tendo as suas funções principais. Contudo, em nome do desenvolvimento da equipe, é preciso que os profissionais sejam mais flexíveis nesse sentido e que saibam relacionar-se bem com todos os colegas. Conflitos e vaidade não têm vez numa carreira de sucesso. É preciso que haja cooperação e um clima organizacional de harmonia.

7. Proatividade

Proatividade é sinônimo de iniciativa, isto é, de fazer o que precisa ser feito, sem esperar que alguém mande. A proatividade é quase um clichê das entrevistas de emprego, mas nem por isso perdeu a sua importância. Hoje em dia, todo profissional precisa sentir-se um pouco “dono” da empresa em que trabalha. Isso não significa passar por cima da autoridade dos líderes, mas ter iniciativa, propor ideias e ser ativo.

Tomar decisões, inovar e assumir a responsabilidade são atitudes que têm sido valorizadas nos profissionais. Cada vez mais, as pessoas têm liberdade e autonomia, sobretudo nas empresas mais modernas.

8. Compreensão dos valores corporativos

Toda empresa, independentemente de seu porte ou segmento, precisa definir normas corporativas, cultura organizacional, missão, visão e valores. Esse conjunto de fatores constitui a identidade da empresa. Para que um profissional seja bem-sucedido ao trabalhar nela, é importante que haja certa compatibilidade entre o perfil do indivíduo e o perfil da organização.

As entrevistas de emprego continuam procurando por determinadas habilidades técnicas para cada cargo. No entanto, essa compatibilidade entre ideias, filosofias, comportamentos e estilos de trabalho tem ganhado muita força recentemente e também tem sido avaliada nos processos seletivos. Portanto, um profissional pode ter um currículo invejável em sua área de trabalho, mas pode ter um perfil comportamental incompatível com a cultura da empresa.

9. Amor

Finalmente, é impossível falar em uma carreira bem-sucedida sem que haja amor. Em primeiro lugar, dificilmente alguém encontrará o sucesso e superará todas as adversidades do caminho se não amar aquilo que faz. Além disso, mesmo que essa pessoa alcance status, dinheiro e poder; se ela não se sentir feliz no dia a dia de trabalho, não pode ser considerada verdadeiramente bem-sucedida.

Uma pessoa tem sucesso no trabalho não apenas quando os seus resultados são expressivos, mas também quando ela sente que está vivendo o seu propósito de vida. Um médico que trabalha exclusivamente por dinheiro, e não porque sente prazer em melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, pode ser considerado um profissional de sucesso?

Fazer aquilo que amamos e amar aquilo que fazemos certamente melhoram a nossa alegria de viver e até mesmo o nosso bom desempenho nas atividades profissionais.

Os 9 valores acima constituem aquilo que as empresas mais têm procurado atualmente. Por isso, se você deseja uma carreira de sucesso, não hesite em encontrar meios de desenvolver cada um deles. Que as dicas acima tenham sido úteis para você e que você seja infinitamente feliz e bem-sucedido em todos os seus caminhos!

Para terminar, deixe um comentário no espaço abaixo, citando quais dessas competências você considera mais importantes. Você as tem desenvolvido em seu trabalho? Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo e de propagar esses valores por meio das suas redes sociais!