Podemos dizer que a história do Coaching no Brasil é relativamente recente, porém, extremamente promissora. Se na década de 1990 e no começo dos anos 2000, a metodologia só era aplicada em empresas estrangeiras e multinacionais, hoje em dia, o método já é uma realidade presente e acessível às pessoas, dentro e fora das organizações.

Tudo isso se deu, em grande parte, pelo nascimento de empresas nacionais, focadas na formação de coaches profissionais. Nesse sentido, podemos dizer sem medo que a história do coaching no Brasil se confunde com a história do próprio Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Criada em 2007, a empresa revolucionou o país com o seu jeito diferenciado de fazer treinamentos e formações em Coaching.

Neste artigo, vamos compreender melhor as origens do termo coaching, a chegada dessa poderosa metodologia de desenvolvimento humano ao Brasil e o papel do IBC nessa história extraordinária. Continue a leitura e confira!

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Compreendendo o coaching

Coach é um termo em inglês que significa “treinador”. Portanto, o conceito de coaching refere-se ao ato de ensinar, treinar e estimular alguém a alcançar um objetivo específico. O coach profissional, tal como o conhecemos hoje, consiste em um conjunto de sessões que ajudam as pessoas a:

  • Compreender o seu estado atual;
  • Definir o seu estado desejado (estabelecer objetivos);
  • Mergulhar no autoconhecimento, conhecendo todas as suas características: pontos positivos (forças, conhecimentos e habilidades) e pontos de melhoria (medos, crenças limitantes, áreas de pouco ou nenhum conhecimento);
  • Traçar um plano de ações estratégicas para alcançar as metas definidas;
  • Monitorar o desempenho e receber feedbacks frequentes, corrigindo e ajustando o que for preciso, em um processo de melhoria contínua.

Acredita-se que o uso do termo coaching para designar um processo de tutoria tenha surgido no século XIX, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, como gíria para tutores que orientavam estudantes durante os exames. Hoje em dia, porém, o conceito é mais amplo, pois a área não para de se desenvolver, absorvendo conhecimentos da administração de empresas, da educação de adultos, dos estudos sobre lideranças, do desenvolvimento humano e de diversas áreas da psicologia.

O papel do IBC nessa história de sucesso

PSC

Obviamente, existem outras escolas, mas, aqui, queremos contar um pouco de como o IBC se tornou a maior referência do segmento no Brasil. Começamos as nossas atividades no início da década de 2010, em uma época em que a metodologia ainda era uma grande novidade, e quase ninguém sabia o que era coaching.

Tivemos, então, que desbravar o mercado de treinamentos e, antes de tudo, oferecer ao público conhecimentos e informações para que ele soubesse o que era o método, quais eram as suas vantagens e benefícios, as possíveis aplicações e como ele poderia ajudar as pessoas na sua evolução pessoal e profissional, podendo ser também uma nova possibilidade de profissão.

Esse foi um trabalho árduo, uma vez que, se nos Estados Unidos e na Europa o processo já estava consolidado, quando falávamos em coaching aqui, pelo desconhecimento, muitos achavam que era apenas mais um modismo estrangeiro e que logo iria passar. Ledo engano, pois o coaching veio para ficar!

Crescimento que não para

Se acelerar resultados é uma das principais propostas de valor do método, não seria congruente passar anos e anos sem sair do lugar.  Começamos a fazer formações em 2007 e, deste ano até hoje, o Instituto Brasileiro de Coaching nunca mais parou, crescendo de forma vertiginosa, 100%, 300%, 400% ao ano, e transformando-se em um dos maiores exemplos de sucesso no setor.

Nesse período, formamos milhares de coaches profissionais, em formações realizadas em mais de 90 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais, além de mais de 10 outros países. Entre os nossos principais cursos de coaching, destacamos: Leader Coach, Business and Executive Coaching e o Professional & Self Coaching – PSC, que se destaca como um dos melhores do mundo, na formação de novos coaches.

Promovemos também congressos, palestras, supervisões e importantes parcerias internacionais, a exemplo da realizada com a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que permite aos nossos alunos ter uma experiência única de aperfeiçoamento profissional, expansão de networking e potencialização dos conhecimentos em coaching fora do país.

Formações e desenvolvimento em diferentes áreas

Na atualidade, o mundo do coaching tem se tornado cada vez mais preciso, sendo dividido em duas grandes áreas: o Life Coaching (que aborda questões pessoais) e o Professional Coaching (que abrange questões empresariais e de carreira). Dentro desses dois grandes campos, há nichos mais específicos.

No campo do Life Coaching, podemos encontrar os 8 nichos a seguir:

  • Coaching familiar;
  • Coaching de relacionamento;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching financeiro;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de emagrecimento;
  • Coaching nutricional;
  • Coaching de inteligência emocional.

Já no campo do Professional Coaching, por sua vez, as temáticas variam conforme a atividade profissional exercida ou desejada pelo coachee. Na vida profissional, podem ser encontrados os seguintes nichos de coaching:

  • Coaching corporativo (in company);
  • Coaching para concursos;
  • Coaching de carreira (vocação, recolocação profissional, crescimento etc.);
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de vendas;
  • Coaching de empreendimento;
  • Coaching de recrutamento;
  • Coaching de liderança.

Diante de toda essa diversidade, não é nenhum exagero dizer que a história do coaching no Brasil se confunde com a trajetória do IBC e que o seu crescimento se deve, e muito, aos nossos esforços em tornar a metodologia conhecida, valorizada, respeitada e reconhecida por todo o país.

Concluindo, convidamos você que também deseja ser coach a fazer parte desta história de sucesso. Participe da formação Professional & Self Coaching – PSC e tenha uma das carreiras que mais crescem no mundo!

E você, ser de luz, já participou de algum processo de coaching? Já pensou em exercer essa profissão? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!