Hoje, dia 5 de outubro, é a data com a qual se celebra o dia do empreendedor.

Essa data foi definida para servir de homenagem à lei 9.841/1999. Foi a partir dessa lei que houve a criação do estatuto da Microempresa de pequeno porte.

Trata-se de uma data muito importante e que tem ganhado aspectos de notoriedade cada vez maiores, muito em virtude da situação socioeconômica em que o mundo vive.

Só para se ter uma ideia, mais de 14 milhões de brasileiros se tornaram empreendedores em meio a pandemia. E esses números não param de crescer.

Desde Microempreendedores individuais (MEI) até a criança de grandes empresas. O fato é que empreender tem se tornado a solução para milhões de pessoas que passaram a buscar iniciativas para enfrentar a crise e também de ter um negócio próprio.

E esse é um ponto que precisa ficar bastante claro. De forma alguma a ideia aqui é relacionar o empreendedorismo a uma espécie de alternativa “desesperada” para lidar com a falta de emprego, muito pelo contrário.

A ideia é homenagear toda essa “classe” que se propõe a criar novas e brilhantes soluções. Fazendo o mundo caminhar rumo a perspectivas inovadoras, mesmo quando o caos parece estar presente. Aliás, é nesses momentos de extrema dificuldade que os empreendedores natos conseguem demonstrar toda a sua capacidade de se reinventar, encontrando soluções práticas e capazes de contribuir com toda a humanidade.

PSC

Deste modo, eu te convido para me acompanhar nesta leitura para descobrir mais sobre a história do empreendedorismo, bem como sobre o importante papel do empreendedor como agente de inovação e transformação do mercado. 

A História do Empreendedorismo: entendendo como tudo começou

A seguir vou apresentar, em alguns tópicos, o conceito de empreendedorismo e a trajetória de desenvolvimento que levou essa atividade a ser um dos principais motores da economia mundial.

Qual é o conceito de empreendedorismo?

Antes de me aprofundar na apresentação de uma linha do tempo do desenvolvimento do empreendedorismo, preciso estabelecer as bases desse conceito. A palavra empreendedorismo se originou em 1725, do termo “entrepreneur”, que significa dar início a algo novo assumindo riscos.

Ao longo dos séculos, o conceito foi passando por algumas transformações para se adequar às novas realidades do mercado, mas sempre manteve uma ligação íntima com a ideia de inovação. A ação inovadora pode ser a de investir na criação de um novo modelo de negócios ou, simplesmente, abrir a sua versão de um modelo já estabelecido no mercado.

De maneira geral, as definições mais atuais do termo delineiam que o empreendedorismo consiste em um processo de criação de algo novo com valor agregado, pelo tempo e esforços dedicados, que oferece alguns riscos e potenciais recompensas. O empreendedor possui um papel bastante relevante na estrutura social e mercadológica atual, sendo o responsável por promover mudanças significativas que ampliam os horizontes.

O início do empreendedorismo no mundo

Desde muito cedo, o ser humano entendeu que fazer trocas era interessante para sobreviver e tornar sua vida mais confortável. Mesmo que a ideia de empreendedorismo não tivesse sido formulada, ela já existia em sociedades remotas, em que os povos sabiam como fazer uma gestão assertiva de seus recursos, trocando seus excedentes por aquilo que lhes faltava.

Inicialmente, as trocas comerciais eram realizadas por meio de produtos da agricultura que estavam sobrando e, depois de algum tempo, o homem criou a moeda. No entanto, preciso destacar que não somente os escambos, a criação de moedas e o desenvolvimento do processo de compra e venda podem ser entendidos como empreendedorismo.

Criações de cidades e monumentos gigantescos como feitos por maias, incas, astecas, egípcios, persas, chineses, entre outros povos, também são resultados de uma visão empreendedora. Para conseguir realizar essas obras sem as facilidades modernas, esses povos precisaram usar toda a sua criatividade e fazer um gerenciamento dos seus recursos.

Formalização do conceito de empreendedorismo

Somente no século 17 houve a formalização do conceito de empreendedorismo através da efetivação de acordos entre a burguesia e o governo para estabelecer parâmetros para guiar a produção. A Revolução Industrial (1760-1840), ocorrida na Grã Bretanha, permitiu desenvolver novos recursos produtivos, como a produção em série. A tecnologia de novos maquinários tornou a indústria mais forte e mais rápida para atender as demandas de consumo, estabelecendo um novo padrão.

Empreender é inovar

A partir das mudanças consideráveis realizadas no mercado pela Revolução Industrial, a ideia de empreender esteve ligada à inovação. Basicamente, o foco dos empreendedores é criar produtos ou serviços novos ou novas formas de produzir aquilo de que a sociedade necessita. O empreendedorismo depende de ter habilidades gerenciais e criatividade para enxergar potenciais oportunidades.

Inclusive, é válido mencionar que o conceito moderno de empreendedorismo não se relaciona única e exclusivamente a abrir uma empresa própria, mas sim ter uma atitude inovadora diante de desafios. Isso quer dizer que um indivíduo que trabalha em uma companhia que pertence a outra pessoa, pode ter uma atitude empreendedora para realizar suas atividades, destacando-se em seu papel.

A história do empreendedorismo no Brasil

Comparativamente com o resto do mundo, o Brasil tem uma das histórias de empreendedorismo mais recentes devido ao fato de compor o chamado novo mundo. É possível identificar atividades empreendedoras em solo brasileiro desde a chegada dos colonizadores portugueses, ainda que os resultados da negociação das matérias-primas locais fosse todo direcionado para a Europa.

Barão de Mauá: um dos primeiros empreendedores

Um dos personagens históricos de maior relevância no tocante a empreendedorismo no Brasil, após a independência, é o Barão de Mauá. Com visão empreendedora, ele se concentrou em importar os meios de produção e investir no desenvolvimento de meios de transportes, algo fundamental para um país com extensão continental como o Brasil. Um momento decisivo para o início do processo de industrialização em nosso país.

Década de 1990: chegada do conceito de empreendedorismo

De maneira geral, se pode dizer que o conceito de empreendedorismo foi realmente aprendido e abraçado pelos brasileiros a partir da abertura econômica da década de 1990. Surgiu a necessidade iminente de competir com os produtos importados que chegavam, demonstrando mais qualidade. Os empreendedores brasileiros precisaram pensar em estratégias para alcançar e fidelizar o seu público consumidor.

Com o passar do tempo, o conceito de empreendedorismo se difundiu ainda mais e criou uma série de cases de sucesso de empresários que identificaram oportunidades e perseguiram seus sonhos de construir mais do que uma empresa e sim um legado. Hoje em dia, há cerca de 52 milhões de brasileiros que têm um negócio próprio e enfrentam com grande inteligência as eventuais dificuldades. A criatividade é a característica central do empreendedor brasileiro.

Divisão do trabalho e a evolução do empreendedorismo

Até a Revolução Industrial, o papel do empreendedor não estava bem definido, haja vista que o dono da empresa realizava uma série de atividades diferentes. Com o sistema focado em divisão do trabalho, o dono da companhia passou a poder focar mais assertivamente em realizar atividades gerenciais. Esse conceito de administração passou a ser uma realidade possível.

Hoje em dia, já se tem o conhecimento de que toda empresa precisa de uma gestão firme do seu dono para guiar seus colaboradores para o sucesso. O empreendedor que se mantém no perfil antigo de fazer de tudo um pouco, peca com seus funcionários e com sua própria missão de ser inovador.

A partir do conhecimento da história do empreendedorismo é possível entender uma série de questões relativas à construção de negócios fortes e de sucesso.