Querida pessoa, quero começar este artigo com uma pergunta: o que é autoaceitação para você? A autoaceitação é uma atitude poderosa e transformadora. Ela é uma atitude de afeto e boa vontade consigo mesmo. É importante dizer que a autoaceitação não está ligada somente às qualidades. Autoaceitação inclui também ter a consciência de características e pontos de melhoria que existem em cada um de nós. A autoaceitação torna possível a tomada de consciência de todas as qualidades que possuímos, das quais nos orgulhamos. Quer saber mais sobre autoaceitação, querida pessoa? Então, continue a leitura!
Contents
Porque a aceitação é tão importante?
Se autoaceitar é abraçar a si mesmo. Autoaceitação é aceitar-se independentemente dos próprios erros, das limitações técnicas, emocionais e comportamentais. É utilizar esses erros como aprendizado para se tornar uma pessoa melhor, mais consciente de si mesma e também da própria capacidade de reagir a isso com positividade e maturidade.
Se, por exemplo, alguém comete algum deslize em qualquer área da vida, tira isso como lição e um aprendizado importante para seu crescimento ao invés de se condenar veementemente é possível afirmar, com absoluta certeza, que essa é uma atitude de uma pessoa que se autoaceita de verdade.
Por outro lado, se uma pessoa se condena, se pune, remói seus erros de forma crônica e sistêmica, sofre com o que ela e os outros pensam com relação a isso, então é preciso repensar e enxergar quais são os pontos positivos de determinado acontecimento que ela não está enxergando e também por que seu foco está apenas na autoflagelação,uma atitude nada saudável.
Perceba que autoaceitação não significa comodismo ou conformismo. A autoaceitação é reconhecer seu potencial e, principalmente, reconhecer quais pontos precisam ser melhorados. Diferente da autoaceitação, o conformismo coloca o indivíduo em uma situação de inércia. O indivíduo conformado não busca formas de mudar, tampouco formas para evoluir no campo pessoal e no campo profissional. É o que as pessoas chamam de “Complexo de Gabriela”: o indivíduo nasceu assim, cresceu, vai viver sempre assim. A autoaceitação não tem nada em comum com este complexo, acredite!
O que a autoaceitação representa, afinal?
Se a autoaceitação não significa conformismo, como saber diferenciar um do outro? O que ela representa em nossa existência?
1 – Consciência de si mesmo
A autoaceitação permite que a pessoa tenha consciência de quem ela realmente é, reconhecendo as próprias qualidades, deficiências e limitações. Isto é a capacidade que uma pessoa tem de conhecer a si mesma e maturidade emocional.
2 – Consciência de qualidades e pontos de melhoria
Mais que identificar qualidades e pontos de melhoria, o indivíduo que tem autoaceitação está de acordo com o que percebe dentro de si e se permite enxergar como verdade todas as características, tanto positivas quanto negativas, listadas por alguém que tomou consciência sobre isso, quer ela goste ou não.
3 – Amor por si mesmo
Um estado de afeto e de disposição da pessoa com ela mesma, mesmo com a evidência das características que, conscientemente, essa pessoa não goste em si mesma.
4 – Responsabilidade por si mesmo
Uma atitude de responsabilidade. Isso significa que temos plena consciência de que somos os principais responsáveis pelas coisas que acontecem em nossas vidas e que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e que moldam a pessoa que somos e podemos ser.
O Coaching no processo de autoaceitação
As ferramentas e técnicas de Coaching podem se tornar poderosas aliadas neste processo de autoaceitação. Através do Coaching é possível desenvolver habilidades e obter conhecimentos que farão a diferença em seu dia a dia, no seu relacionamento com essa pessoa incrível: você! O processo de Coaching te ajudará a:
- Conhecer melhor a si mesmo
- Desenvolver sua inteligência emocional
- Melhorar a sua comunicação
- Ser mais empático
- Ouvir na essência
- Ter visão sistêmica
- Gerenciar melhor seu tempo
- Ter foco
- Ter mais organização e disciplina
Caso queira saber mais sobre as formações em Coaching e seus processos, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching no Brasil com certificação ISO 9001, que atesta a qualidade da metodologia aplicada em nossas formações.
Depois de toda esta leitura, eu convido você a avaliar seu nível de autoaceitação. Será que você tem sido muito rígido consigo mesmo? Será que não se leva à sério demais? Será que não é hora de reconhecer-se de forma otimista, positiva e plena? Pense nisso e se aceite na essência, viva com menos sofrimento e mais positivamente.
Espero que este artigo faça a diferença na sua vida, querida pessoa! Que você aceite e se ame pois você é um ser de luz, merecedor de todo amor e carinho deste mundo. Se quiser, compartilhe com a gente um pouco da sua experiência neste processo de autoaceitação. Será um honra saber um pouco mais sobre você, querida pessoa! Se você acredita que este conteúdo fará a diferença na vida de outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Copyright: 763625236 – https://www.shutterstock.com/pt/g/staras