Agora que já apresentei a você essa maravilha chamada comunicação humana, vamos tratar um pouco sobre como a comunicação atua no processo de persuasão, de convencimento e de geração de insights, através da sua assertividade, sou seja, por meio da sua qualidade de ser congruente, efetiva e eficaz.
Uma mensagem comunicada da forma ideal é aquela que expressa seu objetivo de forma clara para as pessoas. Quando construímos uma estratégia de comunicação pessoal ou empresarial precisamos pensar nas pessoas para as quais se dirige essa mensagem e pois ele irá determinar a forma como a mensagem é feita, o tom de linguagem e os canais em que ela será veiculada. Se a comunicação foi planejada é possível que o ser recado chegue na hora certa para a pessoa certa.
Não estou falando da comunicação interna ou externa de uma empresa. Estou escrevendo também sobre o modo que você está exercendo sua comunicabilidade. Reflita e analise se está usando as palavras e os gestos ideais para todo o tipo de pessoa que você fala. Muitas vezes sua ideia não é compreendida por causa de uma falha sua de se comunicar.
Um exemplo disso é quando você não consegue vender seu projeto para a gestão. Verifique se o problema foi o projeto ou a forma que você o explicou. Outro cenário é quando sua equipe não segue o briefing criado por você. Vale conferir se as suas orientações estavam claras o suficiente para que a entrega fosse perfeita.
Para consertar esse tipo de situação basta fazer uma sessão de devolutiva com as pessoas envolvidas. Busque entender o que aconteceu para que sua ideia não fosse aprovada ou o trabalho não fosse entregue da melhor maneira. Pode ser que o erro esteja no planejamento, no processo ou na comunicação. Após compreender qual foi a falha, é o momento de buscar soluções para que isso não se repita.
Caso o problema tenha sido a forma de se comunicar, faça um exercício de autoconhecimento. Investigue quais são suas características fortes na área da comunicação e quais são aqueles que precisam de uma forcinha para se desenvolver. Explore desde o momento em que você apresenta a ideia verbalmente, vende o projeto por escrito e também se transmite o conceito corretamente.
Créditos da Imagem: Por Cultura Motion – ID da foto stock livre de direitos: 746424016