Uma empresa que não conhece o potencial de seus colaboradores está fadada a perder excelentes oportunidades como também seus melhores profissionais. Por isso, quando falamos da importância da Gestão do Conhecimento estamos exatamente reconhecendo seu valor como um meio para conhecer a expertise do capital humano, gerenciá-lo assertivamente e, assim, impulsionar os resultados como um todo.
A Gestão do Conhecimento consiste no acompanhamento dos processos e das pessoas, por meio de estudos e pesquisas internas, referentes ao seu desenvolvimento em diversas áreas: Gestão da Informação, Tecnologia, Marketing, Psicologia e Administração. Este mapeamento é realizado com o objetivo de identificar habilidades e competências entre os profissionais como também deficiências e gaps que precisam ser trabalhados e eliminados.
Como Funciona a Gestão do Conhecimento
Sabendo quais são seus pontos fortes e de melhoria, a empresa tem mais condições de desenvolver estratégias e ações assertivas que possibilitem melhorar a gestão de processos, fortalecer seus profissionais e ajudá-los a corrigir dificuldades técnicas, bem como aquelas de cunho emocional e comportamental.
Os líderes também podem verificar, por meio da gestão do conhecimento, o nível de capacitação dos seus liderados e, a partir disso, tomar as medidas necessárias para potencializar os colaboradores de destaque como também para aprimorar habilidades e competências que estejam abaixo do esperado.
Se, por exemplo, um profissional da área financeira é muito bom com as questões técnicas relativas ao seu trabalho, mas também possui um perfil de liderança muito latente, pode ser que ele seja um bom candidato a assumir esta posição no futuro.
Por isso é muito importante que a empresa conheça a formação dos seus profissionais e também aquelas características e perfis que vão além dos diplomas e currículos. Muitas vezes, um colaborador com baixa escolaridade tem tantas experiências práticas que os resultados de seu trabalho acabam superando o dos seus colegas com formação acadêmica na mesma área. Para motivá-lo e impulsionar seus resultados, a organização pode oferecer-lhe a oportunidade de voltar a estudar e de expandir ainda mais este potencial.
Conhecer, Melhorar e Treinar
A Gestão do Conhecimento também permite que as empresas contratem para seus profissionais treinamentos e cursos realmente adequados à sua realidade e necessidades de melhoria e expansão de conhecimentos. Neste sentido, tanto para desenvolver aspectos técnicos como comportamentais, as formações em Coaching são excelentes alternativas e um dos modelos de desenvolvimento mais utilizados pelas empresas.
O Coaching com suas técnicas, métodos e ferramentas; traz o autoconhecimento, o aprimoramento de competências e habilidades, na criação de visão sistêmica e estratégica. Estimula ainda a melhoria da comunicação, dos relacionamentos interpessoais, no desenvolvimento de liderança; o que permite aos profissionais evoluir, de forma rápida, objetiva e planejada, e com isso, potencializar sua atuação e resultados na empresa.
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