Se você está lendo este artigo, imagino que haja um objetivo em sua mente. Talvez você seja alguém em busca de respostas para sua vida pessoal, mas talvez você seja um profissional de saúde em busca de uma nova forma de atuar. Em ambos os casos posso garantir que você terá novos insights a partir da leitura desse texto.

A questão profissional está sempre muito presente no trabalho com o Coaching. Digo isso porque sei bem que tanto o profissional de saúde, atuando como coach, quanto os profissionais de qualquer empresa, independente da área, também podem se beneficiar com a atuação de um Coach dentro da organização.

O bem-estar no trabalho é importante, especialmente, por que boa parte do nosso dia está voltada para nossas atividades profissionais. A relação entre nossa situação global de saúde, nosso bem-estar e nosso trabalho é a chave para uma vida mais feliz e produtiva. Vamos aprender um pouco sobre isso?

Quer revolucionar o Departamento pessoal da sua Empresa?
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para te ajudar!

Gestão estratégica em saúde corporativa

Ao formular uma gestão estratégica em saúde corporativa, o responsável precisa, antes de qualquer ação ou projeto, conhecer o perfil de saúde e estilo de vida dos seus trabalhadores, e para isso é necessário obter as informações pertinentes. Ou seja, gerenciar as informações a respeito da segurança e saúde do trabalhador é o ponto de partida para implantar melhorias e garantir a saúde de todos dentro da empresa.

Somente desse modo, é possível melhorar as condições de saúde corporativa, evitar acidentes, reduzir os gastos ao mesmo tempo em que se estimula a produtividade, a motivação das equipes, o crescimento da empresa e se controla o índice de absenteísmo (ausências no trabalho) por conta de doenças.

PSC

Além disso, é preciso investir em programas de prevenção de danos para monitorar a saúde dos trabalhadores em situação de riscos. Isso vale para os casos de funcionários expostos a produtos que causam danos à saúde quando manuseados em longo prazo ou que trabalham com carregamento de peso. Da mesma forma, é recomendada a avaliação periódica para monitorar os riscos aos quais esses profissionais estão se expondo. Isso facilita o diagnóstico precoce de qualquer alteração na saúde.

Com outras ações simples como o desenvolvimento de programas para alimentação saudável, exercícios físicos regulares, prevenção de hipertensão, diabetes e obesidade, por exemplo, é possível auxiliar o empregado a buscar sempre uma qualidade de vida melhor e hábitos mais saudáveis. Mas, para isso, é muito importante que a empresa se preocupe com a saúde do funcionário dentro e também fora do ambiente de trabalho.

Ao acompanhar de perto a saúde dos colaboradores, o empregador ajuda a buscar o diagnóstico com mais rapidez e, consequentemente, o tratamento eficiente. Ao agilizar e otimizar o tratamento, a corporação possibilita ao colaborador se restabelecer mais rápido, retomando mais cedo as suas atividades. Sem contar que ele irá sentir que a organização realmente está preocupada. Mais um motivo para ele se dedicar muito quando ele voltar, não é mesmo?

Investir em promoção da saúde é interessante para a empresa

A lógica é simples: todo negócio funciona como uma engrenagem, na qual empresa, fornecedores, equipes e clientes são os principais envolvidos e trabalham em cadeia. Se por acaso, uma das frentes adoece, todo o sistema é prejudicado.

É de interesse das organizações investir em promoção de saúde dentro do seu modelo de negócio, já que abrange duas perspectivas de grande importância: responsabilidade social e retorno financeiro.

Tratando-se especificamente das prioridades da equipe, é parte da tarefa da organização pensar em estratégias que garantam o bem-estar de seus colaboradores. A ideia é que as pessoas comecem a pensar de maneira saudável a partir da motivação do seu empregador. Os funcionários devem se comprometer com a saúde e ter a iniciativa de mantê-la dentro do ambiente de trabalho e fora do expediente também.

Paralelamente, esses investimentos transformam-se em retorno financeiro, uma vez que a partir do acompanhamento mais preciso e próximo, fica mais fácil fazer o levantamento de dados estatísticos sobre o adoecimento dos funcionários. Financeiramente falando, é possível prever e diminuir gastos e perda de produtividade por meio de prevenção e acompanhamento. Esses dados podem dar origem a programas preventivos voltados para as doenças mais comuns dentro empresa, que muitas vezes podem ser evitadas com ações no cotidiano.

Promoção da Saúde no Trabalho

A Organização Pan-americana de Saúde define a Promoção da Saúde como “Ações que se manifestam por alterações no estilo de vida e que resultam em uma redução do risco de adoecer e/ou morrer”. De fato, promover a saúde é bastante diferente de tratar doenças.

A promoção da saúde envolve uma conscientização, um despertar, algo que se modifica em seu Self e que altera sua forma de ver e estar no mundo. É uma articulação de campanhas de várias naturezas e por vários meios que tendem a promover formas de vida mais saudáveis, bem como divulgar políticas públicas que tenham como objetivo a melhora da qualidade de vida e bem-estar da população.

A prevenção de riscos é também uma forma de promoção da saúde. Há uma diversidade de ações que tomam como objetivo ideal a promoção de uma vida saudável e com acesso a meios de saúde. É claro que há benefícios para o indivíduo que vai usufruir de uma vida plena e mais feliz, mas há também benefícios para o Estado e para as Empresas, uma vez que a promoção da saúde da população e dos funcionários gera uma economia significativa no custo da produção e para os cofres públicos, uma vez que só pode produzir e gerar riquezas quem está saudável e apto para o trabalho.

Efeitos na rotina de trabalho e nos resultados

Como se vê, o investimento em saúde corporativa tende a trazer benefícios para todas as partes da empresa em curto e longo prazo. E os efeitos vão muito além do que promover uma nova relação das pessoas com a própria saúde. A partir de práticas simples que englobam a saúde de uma forma mais ampla, elas tornam-se mais engajadas, produzem em escala maior e tendem a ficar na organização por mais tempo porque se sentem valorizadas.

Mas, o que pode ser feito para promover o bem-estar dos trabalhadores? Selecionei alguns exemplos de ações que atendem a diferentes necessidades dos funcionários e seus efeitos na rotina de trabalho:

  • Atividades físicas: estimulam o aumento da disposição, da satisfação e da tolerância ao estresse dos colaboradores. Elas também melhoram o relacionamento interpessoal e diminuem as ausências, acidentes no trabalho e os gastos médicos.
  • Capacitações: os investimentos em desenvolvimento pessoal aumentam o capital intelectual, promovendo o aperfeiçoamento das atividades, satisfação profissional e crescimento da produtividade da empresa.
  • Alimentação monitorada: o acompanhamento nutricional prevê diminuição da obesidade, mudança no comportamento de risco e aumento do desempenho, da disposição e da produtividade dos funcionários.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Dessa forma, olhar para a saúde dos seus colaboradores é garantir as relações saudáveis do seu próprio modelo de negócio. Ao enxergar a importância do capital humano e das pequenas ações voltadas para a saúde corporativa é possível determinar estratégias e garantir, ao mesmo tempo, o compromisso com as pessoas e os bons resultados.

Por isso, o trabalho do Coach de Saúde também é essencial para garantir o bem-estar e a plenitude física e emocional que cada trabalhador, tanto dentro como fora de seu ambiente de trabalho. O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece uma série de formações importantes para sua atuação no Coaching e Saúde. Além disso, os livros que a Editora IBC lança periodicamente, sempre pensando no seu aperfeiçoamento e crescimento. Invista em Coaching!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: Sylv1rob1/Shutterstock