A regulação emocional se refere à forma como as pessoas administram as suas emoções, evitando que elas lhes tirem o discernimento e acabem tornando as situações danosas ainda mais prejudiciais ainda para as suas vidas. Se saber regular as emoções é importante para a vida pessoal, imagine, então, a sua relevância na carreira profissional de líderes e gestores.
Ressalto isso porque como bem sabemos estes profissionais estão sempre lidando com situações limite e, além de terem que fazer seu autogerenciamento, também precisam gerenciar o tempo todo, os comportamentos, as emoções e expectativas dos indivíduos subordinados a eles.
Exercitando a Regulação Emocional
Imagine que você está preso no trânsito e atrasado para uma reunião importante na empresa. Os carros que estão à sua volta não param de buzinar e você só consegue ver os ponteiros do relógio avançando. Pessoas que apresentam regulação emocional, apesar de estarem estressadas e enraivecidas com a situação, permanecerão dentro do carro aguardando que o trânsito escoe. Por outro lado, os indivíduos que não têm controle sobre suas emoções podem simplesmente abandonar o carro, xingar os demais motoristas, buzinar insistentemente ou sair andando sem rumo.
Todo mundo já quis sair de uma situação estressante com uma atitude de “não me importo com as consequências”, mas nem todos fazem isso porque compreendem que o prejuízo vindo dessa atitude seria muito maior. Essa compreensão é o que difere pessoas que regulam suas emoções daquelas que não conseguem ter autocontrole emocional.
Por Que Regulação Emocional é Importante Para Líderes e Gestores?
Profissionais em posição de liderança de equipe estão mais suscetíveis a se expor a situações limite, como conflitos diretos com membros da equipe, cobrança por resultados dos superiores e frustrações com maus resultados. O sucesso geralmente é atribuído à equipe, mas o fracasso tende a ficar nas costas do líder.
Ter inteligência emocional para ocupar essa posição é essencial, pois comportamentos explosivos ou raivosos apenas irão desencadear resultados desastrosos. O indivíduo que está na posição de líder ou gestor precisa ter compreensão de como se sente em diferentes momentos do trabalho e saber como trabalhar essas emoções de maneira mais positiva.
Transforme Emoções Ruins em Desejo de Vencer
Todo ser humano possui emoções, aqueles que sabem trabalhar até com as emoções negativas são os que consideramos inteligentes emocionalmente. Então, se nos últimos tempos você tem se sentido oprimido por emoções, como raiva de colaboradores que não realizam as tarefas como deveriam ou mesmo pelas cobranças do chefe que recaem somente sobre você, pense que pode transformar esses maus sentimentos em combustível para ir além.
Por que não se desafiar a conseguir treinar os colaboradores com dificuldade para que se tornem os melhores do setor e, então, colher os elogios que você espera dos superiores? Ao mudar de atitude você não só estará regulando as suas emoções, mudando seu estado emocional, como estará demonstrando grande maturidade profissional.
Por fim, a regulação emocional consiste em ter autocontrole, compreender como eliminar os sentimentos danosos e orientar suas emoções positivas para ser a mola que vai te catapultar para o sucesso que você busca e merece ter.