Você já se sentiu como se estivesse ao mesmo tempo em todos os lugares e em lugar nenhum? Apesar da confusão desse pensamento, saiba que ele não é incomum. É fato que muitos seres humanos têm dificuldade de encontrar um foco para concentrar seus esforços.

Não é para culpar ninguém, pois hoje em dia há muita variedade de fontes de informação. É conteúdo sendo transmitido a toda hora por redes sociais, aplicativos, televisão, rádio, portais de notícias e muito mais. Não exagero quando falo que é toda hora. É só observar a quantidade diária de mensagens trocadas pelo Whatsapp, emails profissionais ou não que envia, notícias que lê em sites ou post que publica no Instagram ou Facebook.

Às vezes é até irônico, pois é possível que existem dias em que nos comunicamos mais pelo computador ou celular do que ao vivo.  Quantas vezes chegamos a um lugar, em que um grupo de amigos está reunido e todos estão “calados” e conversando apenas pelos aplicativos no telefone.

Segundo o jornalista científico e psicólogo americano, Daniel Goleman (nascido em 1946), a atenção, concentração ou foco funciona como um músculo: se não utilizamos, vai ficar atrofiado. Mas se exercitamos, este se desenvolve e se fortalece continuamente. Isso contribui para o nosso progresso pessoal, profissional e enquanto sociedade.

Por isso mesmo, todos nós precisamos desenvolver nosso foco na vida para não sucumbirmos a enorme quantidade de distrações que temos atualmente. E, especialmente, para não perdemos boas oportunidades de crescimento em nossa carreira e vida pessoal.

Para saber mais sobre o tema é só continuar lendo o artigo! Vamos lá?

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Ter foco leva a grandes resultados

Eu sempre fui um profissional muito focado em realizar meus sonhos. Por isso, até hoje trabalho mais de 15 horas, por dia, para alcançar os resultados que desejo. E sabe como eu consegui isso? Definindo quais eram meus objetivos profissionais e pessoais! Na verdade, não só na minha, mas na vida de todo mundo que conquistou ou deseja conquistar o sucesso, o foco sempre foi e sempre será, um fator em comum e um diferencial competitivo.

O foco dos atletas

Veja o exemplo dos atletas de alto desempenho que se preparam avidamente durante anos para chegar às Olimpíadas, o maior e mais importante evento esportivo do planeta. Entretanto, antes de chegar lá, eles treinam exaustivamente todos os dias e participam de dezenas e mais dezenas de competições pelo mundo para conseguir tempos e índices classificatórios. Só assim para terem a oportunidade de conquistar o tão sonhado ouro em sua categoria!

Entretanto, por que alguns conseguem e outros não? A resposta é simples: algumas pessoas têm foco e outras não! É este estado poderoso de atenção concentrada que faz com que uma ginasta consiga executar movimentos perfeitos em cima de uma trave com apenas 10 centímetros de largura.

O foco, combinado a uma intensa preparação, é o que faz com que pessoas comuns, se tornem pessoas extraordinárias. Eu quero que você também saiba que você pode se tornar uma pessoa bem-sucedida ao permitir-se eliminar seus fatores sabotadores e focar no que realmente importa: o seu desenvolvimento rumo ao sucesso!

Dicas poderosas para se manter na direção certa

Se você deseja crescer na carreira, comece identificando os pontos em que precisa melhorar, os comportamentos e crenças que precisa eliminar e as competências e habilidades, técnicas e emocionais, que precisa desenvolver.

O próximo passo é definir seu objetivo – Ser promovido, ganhar um aumento de salário, ser o novo líder da equipe… Feito isso, é hora de identificar tudo aquilo que tira a sua concentração no trabalho e te impede de avançar profissionalmente.

Bate-papos, conversas de corredor, emails pessoais, abertos fora de hora e a procrastinação devem ser DELETADOS da sua nova rotina. Este conjunto de ações aliado a um compromisso verdadeiro com o seu sucesso é que vai transformar suas metas em realidade.

Na sua vida pessoal a regra é a mesma! Se você quer emagrecer e abandonar definitivamente o efeito sanfona, precisa assumir novos hábitos e ter comportamentos condizentes com o estilo de vida que deseja conquistar.

Para isso, existem alguns métodos, tais como:

  • Procure pelo acompanhamento de um médico e de especialista em nutrição que possa lhe oferecer todo o suporte e orientações sobre os melhores tipos de alimentos e te ajudar a chegar ao peso considerado ideal.
  • Deixe a preguiça e as desculpas de lado e comece a fazer exercícios físicos com frequência e sempre com a orientação de um profissional de educação física. Não tem tempo para ir a academia com frequência? Busque orientação a respeito de séries de atividades curtas que você pode fazer de casa, por exemplo.
  • Conte com a ajuda do coaching de emagrecimento do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), do qual sou fundador e presidente. Não é uma orientação de um profissional da medicina ou da educação física, o método chega como uma forma de contribuir para que você encontre suas metas e se dedique a elas. Conheça mais sobre a metodologia do coaching para emagrecimento.

Lembre-se de que não existe milagre, não invente desculpas, não atrase seus resultados. Apenas foque! As grandes conquistas começam com pequenos passos e depende apenas de nossa dedicação, empenho, compromisso e, claro, do nosso Foco em conquistar resultados Extraordinários. Por isso, comemore cada quilo a menos, cada crescimento na empresa, cada amadurecimento pessoal e cada dia em que você decidiu colocar foco no que realmente vale a pena para você e para o que deseja alcançar em sua trajetória.

Como ampliar sua capacidade de focar com o coaching

E se você quer conquistar mais em sua vida, invista em você, fazendo a formação Professional & Self Coaching (PSC) no IBC. O curso coopera para o desenvolvimento pleno da sua capacidade de concentração e potencialização dos seus resultados em todas as áreas da vida!

A programação é feita por profissionais altamente capacitados que se atualizam constantemente. O conteúdo ensina sobre os fundamentos, história e principais técnicas do coaching; quais são as melhores práticas de uma boa liderança; o exercício diário do o autoconhecimento; quais são os principais conceitos da psicologia positiva e como aplicá-los; como encontrar sua autoestima e a estimular constantemente; quais são os princípios da programação neurolinguística e como usá-los todos os dias; a prática da inteligência emocional e seus benefícios; o que são processos de identidade; e o que é aprendizagem acelerativa.

Além desses temas interessantíssimos, você também é envolvido em atividades efetivas comuns do coaching, como a Roda Viva, Roda da Inteligência Emocional, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Rapport, Teste de Perfil de Personalidade, Patrocínio Positivo, Feedback 360º Projetivo, Autofeedback, Teste de Sistemas Representacionais e muito mais!

No fim da formação, você recebe 6 titulações que permitem, inclusive, que você seja um coach, caso deseje. Conheça quais são elas: Self Coach (uma metodologia exclusiva do IBC criada por mim), Life Coach, Professional, Analista Comportamental, Leader e a extensão universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul). Além disso, você tem o reconhecimento de 5 instituições internacionais, que são: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

A felicidade na vida pessoal é um dos principais fatores para um bom
desempenho no trabalho. Descubra como
está a sua aqui!

Sua vez

Agora que você sabe sobre a importância de se ter foco na vida e sobre a relevância do coaching, que tal estudar mais? Para isso, é só navegar pelo meu blog ou pelo site do IBC para ler mais artigos com dicas incríveis! E se quiser fazer um investimento ainda mais forte na sua carreira e vida pessoal, comece agora mesmo o coaching.

Copyright: Snapgalleria/Shutterstock