Existem diversas situações que podem levar uma pessoa a ter que trabalhar um pouco mais em determinados períodos. Geralmente, envolvem oportunidades bastante significativas, que acabam fazendo o esforço valer a pena. Contudo, independente de qualquer coisa, é fundamental que se lembre da importância do autocuidado, pois é preciso dedicar um tempo para cuidar de si, a fim de manter a energia e o equilíbrio emocional para dar o seu melhor e, assim, obter os resultados desejados.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Importância de Cuidar de Si em Qualquer Situação

Você conhece alguém que está a todo o tempo se preocupando com os outros, mas que esquece de cuidar de si? Caso tenha se visto nessa descrição, saiba que é necessário se preocupar consigo também, primeiro, porque você merece tanta atenção quanto qualquer outra pessoa e, segundo, porque, se não se cuidar, acabará ficando sem energia para se dedicar aos seus entes queridos, ao seu trabalho e a todas as outras obrigações que possui.

Cuidar de si não é luxo, nem sinal de egoísmo e sim de amor-próprio e gratidão pela oportunidade que recebeu de vir a este mundo. Afinal, todo ser humano tem suas necessidades, como descanso, alimentação, saúde, questões emocionais, entre tantas outras, e é preciso respeitá-las e supri-las. Quando tudo vai bem em seu interior, isso se reflete no mundo exterior, beneficiando não apenas a você, mas também a todos aqueles que convivem contigo.

7 Dicas de Autocuidado Para Manter o Equilíbrio em Meio a uma Rotina Agitada

Para te ajudar a atravessar períodos de muito trabalho sem descuidar de si, selecionei algumas dicas de autocuidado que irão te ajudar a manter a serenidade e o equilíbrio, confira.

1 – Faça Pausas Curtas no Decorrer do Dia

Uma pessoa que está cheia de coisas para resolver no decorrer do dia tende a querer se apressar para dar conta de tudo. Se esse é o seu caso, saiba que pode não ser uma boa ideia, já que o cérebro humano precisa de pausas para continuar funcionando com eficiência. Dessa maneira, lembre-se de parar para relaxar por cinco ou dez minutos enquanto realiza suas atividades, aproveite esse tempo para fazer exercícios de respiração, se alongar, tomar um cafezinho ou qualquer coisa que te ajude a recuperar as energias.

2 – Reconheça Quando Precisar de Ajuda

PSC

Reconhecer que precisa de ajuda não é sinal de incompetência e sim de inteligência. Por isso, quando perceber que o fardo está ficando pesado demais, pense em quem poderia te ajudar de acordo com o estilo da atividade em questão. Talvez dividir as tarefas do trabalho com um colega, os cuidados com a casa um familiar. Tenha coragem de se abrir e, principalmente, de aceitar a ajuda que lhe for oferecida.

3 – Pratique uma Atividade Física

Pode parecer estranho sugerir que uma pessoa que já está ocupada acrescente mais uma atividade à sua lista de afazeres. Contudo, trata-se de um compromisso que virá para somar, pois ajuda a relaxar, traz bem-estar e, claro, faz bem para a saúde. Mesmo que não dê para se exercitar todos os dias, defina alguns dias em que isso seja possível, mesmo que seja apenas uma vez na semana.

4 – Zele Pela Qualidade do Seu Sono

As horas que passamos dormindo têm uma grande influência no tempo que passamos acordados. Assim, ter noites de insônia frequentes pode acabar comprometendo a sua produtividade e equilíbrio emocional no dia seguinte. Dessa forma, é importante que tome alguns cuidados, como evitar ingerir café e outras bebidas estimulantes durante a noite, adotar uma rotina com horários para se deitar e se levantar e, claro, buscar ajuda médica caso o problema persista.

5 – Organize a Sua Rotina Alimentar

Se existe um horário que costuma ser sacrificado quando uma pessoa está passando por um período de muito trabalho é o de almoço. Com isso, muitos deixam de comer ou acabam recorrendo a lanches rápidos e pouco nutritivos. Fazer isso é ruim porque é exatamente do alimento que vem a energia que um indivíduo precisa para se manter ativo e produtivo. Portanto, procure se organizar para ter sempre à mão opções saudáveis e torne a pausa para se alimentar sagrada.

6 – Cuide dos Seus Relacionamentos Pessoais

Nas fases em que o trabalho está exigindo um pouco mais de atenção, é normal que as outras áreas da vida acabem sendo deixadas um pouco de lado. Contudo, procure cuidar para evitar que as pessoas que são especiais para você se sintam rejeitadas. Chame-as para conversar, explique que aquilo é importante para você e que o apoio delas fará toda a diferença. Além disso, sempre que possível, faça uma ligação, envie uma mensagem e vá visitá-las pessoalmente, pois isso irá fazer tanto bem a aqueles que ama quanto a ti mesmo.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

7 – Adote o Hábito de Agradecer

É importante considerar, também, a forma com a qual você irá enxergar essa fase, se é reclamando pelo cansaço ou agradecendo pela oportunidade. Se o seu desejo é que o seu esforço se transforme em realização e sucesso, sugiro que opte pela segunda opção. O simples ato de ser grato pela chance que está tendo fará com que passe a valorizar mais todas as coisas boas que lhe cercam. Os seus agradecimentos podem ser direcionados a um ser divino, ao universo ou ao que fizer sentido para você, o importante é realmente vivenciar esse sentimento e transformá-lo em parte da sua essência.

Saber aproveitar as oportunidades que surgem, estejam elas relacionadas ao trabalho, aos estudos ou a qualquer situação que possa promover o seu desenvolvimento é fundamental. Contudo, lembre-se sempre de olhar para si, a fim de se conhecer e identificar as suas necessidades, para que possa entender exatamente o que te deixa feliz e fazer disso o seu objetivo.

Evite viver no piloto automático, apenas reagindo aos acontecimentos sem parar para refletir no que realmente deseja. Coloque todos os seus sentidos em prática, veja, ouça, sinta, toque e saboreie cada momento em plenitude. Cada instante é único, então saiba desfrutar com sabedoria e, claro, sem deixar de cuidar de si e de zelar pelo seu bem-estar, pois essa é a combinação necessária para manter o equilíbrio e transformar os seus sonhos em realidade. Acredite no seu potencial e ouse ir além!

 

Copyright: 501126559 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hbrh