O que você faz no seu tempo livre? Maratona séries? Assiste a filmes? Dorme? Faz fofoca com a vizinha? Bem, saiba que o seu tempo pode ser muito mais bem-empregado, por meio do trabalho voluntário.

O trabalho voluntário consiste em realizar uma atividade positiva em direção a uma pessoa ou grupo de pessoas, sem cobrá-las por isso. De vez em quando, executar esse tipo de gesto solidário faz bem, tanto a quem recebe quanto a quem concede esse trabalho. É um meio de ser útil a quem não tem como pagar por algo de que necessita. O mundo certamente seria um lugar melhor se mais pessoas ocupassem uma parte do seu tempo com esse tipo de iniciativa.

Neste artigo, vamos compreender melhor a importância do trabalho voluntário, os benefícios que ele tende a promover na sociedade e alguns exemplos que você pode selecionar e colocar em prática. Preparado? Então, continue a leitura e saiba mais!

O trabalho voluntário e a sua necessidade na sociedade

Ser voluntário é, acima de tudo, um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Por isso, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, pois quando se é voluntário, se assume um compromisso com o outro, e ele deve ser cumprido e honrado.

Na prática, o serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro. Isso é altamente positivo, pois, quando nos abrimos a essa possibilidade e doamos o nosso tempo, além de evoluir como seres humanos, também ajudamos a construir um mundo melhor.

O trabalho voluntário pode ser feito em todas as esferas da sociedade, e todas as pessoas podem colaborar com os seus conhecimentos para ajudar a quem mais precisa. E sabe o que é melhor? Quanto mais doamos, mais sentimos satisfação em compartilhar um pouco do que somos e do que temos com o nosso próximo. Experimente!

PSC

Nesse sentido, no âmbito dos esportes, das artes, da saúde, do meio ambiente, da comunicação, da informática, da defesa dos direitos humanos, da proteção às crianças e dos cuidados com os animais; os serviços oferecidos fazem toda a diferença na vida das pessoas. Esse trabalho é tão essencial porque, em sociedades como a nossa, com tantas desigualdades sociais, nem todos os indivíduos têm oportunidades de ter um futuro melhor, e ajudar a diminuir estas diferenças é vital.

Ser voluntário é um ato de amor. Saiba como ajudar!

Você sabia que, para ser um voluntário, você não precisa, necessariamente, vincular-se a uma organização? O principio da coisa é querer ajudar e, a partir disso, mesmo que sozinho, buscar formas efetivas para fazer a sua parte. Você também pode começar o seu próprio movimento e mobilizar os seus parentes e amigos para, juntos, ajudarem outras pessoas a terem mais qualidade de vida e oportunidades de um amanhã diferente.

Confira, na sequência, alguns meios pelos quais você pode realizar trabalhos voluntários.

1. Doações materiais

As doações materiais são, talvez, o mais conhecido e prático meio de ser voluntário. Há diversas instituições, ONGs e até mesmo grupos de moradores de rua que precisam de doações para sobreviver. Assim, dentro das suas possibilidades, você pode faz doações financeiras a instituições de confiança, bem como doar diretamente os bens de que essas pessoas estejam necessitadas: roupas, alimentos, utensílios domésticos, brinquedos, livros, produtos de higiene pessoal e de limpeza de ambientes, medicamentos etc.

2. Visitas

Além de bens materiais, saiba que muitas pessoas precisam apenas de atenção, de contato humano, de escuta ativa, de carinho e talvez de um conselho. Por isso, se tiver algum tempo livre, por que não fazer visitas a hospitais, asilos, creches, orfanatos, centros de acolhida às pessoas em situação de rua, e por aí vai? Até mesmo institutos de resgate animal podem necessitar da sua visita e da sua ajuda para manter as atividades. Verifique o que você pode fazer. Há muita gente precisando de atenção.

3. Prestação de serviços gratuitos

Será que há meios de oferecer os seus serviços profissionais de forma gratuita à população de baixa renda? Existem médicos, professores e psicólogos, por exemplo, que dedicam algum tempo da semana para atender a essa população. Se você trabalha com marketing, por exemplo, por que não dar uma força nos conteúdos das redes sociais de projetos sociais e ONGs, de forma gratuita? Independentemente da sua área profissional, certamente há alguém que precisa dela e que não pode pagar. Ajude!

4. Conscientização das pessoas sobre temas importantes

Mesmo que você não possa colocar as ações acima em prática, você pode fazer o trabalho voluntário de divulgar campanhas, ações sociais e o trabalho de institutos da sua confiança. Nas suas redes sociais, você pode conscientizar as pessoas sobre diferentes causas e mobilizá-las em campanhas de doação de sangue, doação de alimentos, preservação do meio ambiente, combate ao preconceito, entre outras ações solidárias. A sua comunicação tem um forte impacto sobre o seu meio, e isso também é ser voluntário!

Conclusão

Essa corrente do bem permite que as pessoas voltem a ter a sua cidadania e os seus direitos respeitados e, com isso, possam resgatar a autoconfiança, a alegria, a automotivação e também o seu amor-próprio. Assim, quanto mais forem ouvidas, amadas e respeitadas, mais as pessoas que recebem esse tipo de auxílio se sentem empoderados para seguir em frente e conquistar os seus sonhos.

Do outro lado, quem é voluntário também cresce como ser humano, pois tem a oportunidade de aprender, evoluir, compartilhar e se transformar em alguém ainda melhor. Com isso, todos nós podemos inspirar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo, alimentando, assim, uma extraordinária corrente do bem. Faça parte desse ciclo, seja voluntário em alguma causa em que você acredite e ajude a fazer um mundo melhor. Um pequeno gesto para você pode mudar a vida inteira de alguém!

E você, querida pessoa, faz algum tipo de trabalho voluntário? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!