“O seu jeito é o jeito certo”. Esse é um convite ao empowerment, e uma frase poderosa para aumentar ainda mais a sua autoconfiança. É você no centro do seu desenvolvimento. Entretanto, você sabe o que significa empowerment?

Empowerment representa “empoderamento”. É um conceito que está ligado ao exercício da liderança, e é fundamental para qualquer coach. Com base em informações fornecidas pelos gestores, este elemento poderoso permite, através dos líderes, os colaboradores da organização tomem decisões com mais confiança.  

Também é uma forma de autogestão, é fazer com que você se empodere e tome as rédeas da sua vida. Trata-se de uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações por meio de delegação de poder. Poder este que deve ser entendido como o resultado de compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos e pelo delegar de autonomia para a tomada de decisões.

Desenvolva a melhor versão de si, seja um “LEADER COACH”!
Acesse Gratuitamente meu eBook e conquiste novos patamares!

Invista no Empowerment de seus Liderados

Essa é uma prática fundamental para libertar empresas do vício de centralização de decisões, o que faz com que se torne mais lenta e burocrática. Empowerment é uma relação que envolve poder e responsabilidade, como as duas faces de uma mesma moeda.

Para promovê-lo não basta apenas transferir verbalmente o poder às pessoas, é preciso que elas tenham reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, é preciso que elas ajam como se fossem donas do negócio, pensem como empresários. O “olhar do dono” visto pelos colaboradores, é uma característica que muitos empreendedores buscam na sua equipe. Uma equipe engajada e com comprometimento, com certeza trará muito resultado para a empresa. 

Quais as Vantagens do Empowerment Para Uma Empresa?

Quando falamos em praticar o empoderamento dentro da equipe falamos em vantagens. Muitos são os benefícios para uma empresa quando praticamos o Empowerment. Confira: 

  • Autoconfiança: o colaborador com a autoconfiança num patamar elevado, com certeza o empoderamento também irá acompanhar essa habilidade. Tornar esse indivíduo empoderado vai depender muito da capacidade do líder em impulsionar e maximizar ferramentas que irão deixa-lo confiante e validado. Empoderar seu colaborador é pensar em resultados sensacionais para a empresa e toda a equipe.
  • Colaboradores mais autônomos e confiantes: dando vez ao colaborador de soltar sua voz, ou seja, ter uma gestão de equipe, um olhar de dono da empresa, esse colaborador terá confiança em si mesmo e na equipe, tendo mais autonomia o empoderamento será benéfico para todas as ações, por ele envolvidas, na empresa.  
  • Proatividade: um colaborador proativo é aquele que é reconhecido e validado pela empresa por tudo que faz. Um colaborador empoderado será muito mais proativo do que aquele que não recebe esse estímulo. Todo o processo criativo de uma empresa, de desenvolvimento e crescimento será evidente e benvindo.
  • Desenvolvimento de habilidades profissionais: o empoderamento é um fator que estimula o indivíduo a ser mais capaz e confiante em desenvolver suas habilidades profissionais. O treinamento não deixe de ser um fator importante, quando surgirem novas responsabilidades e que a empresa deverá aplicar, mas, sem dúvida, o empoderamento pode ser capaz de fazer um indivíduo criar e aprender sozinho. 
  • Resultados satisfatórios: quando o líder exerce o empoderamento com sua equipe, o resultado é sempre satisfatório. Uma equipe mais coesa, pronta para mudanças e responsabilidades, sempre com o foco em resultados. Quem não quer uma equipe assim. Pronta para as mudanças nesse mercado tão competitivo! 
  • Equipe estimulada: quando falamos em equipe com autoconfiança maximizada, falamos de equipe no controle, equipe com nível de estímulo lá em cima, empoderada. E esse astral contamina todo o ambiente de uma forma contagiante. Equipe estimulada é sinal de gestão de olho no empoderamento.  
  • Comunicação clara: uma equipe com o nível de empowerment alto, não tem problemas com a comunicação – fator muito importante dentro de uma equipe – além de promover um ambiente ideal para a criatividade, proporciona um ambiente para feedbacks. 

Os Quatro Pilares do Empowerment

PSC

 Poder: dar poder ou delegar autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização, o que significa dar maior importância confiando nos colaboradores e lhes dando liberdade e autonomia de ação. O resultado é uma equipe coesa e capaz de desenvolver ótimas habilidades e capaz de responder bem às adversidades do mercado acirrado. Aposte nisso!

Motivação: proporcionar motivação incentivando continuamente; reconhecer o bom desempenho dos colaboradores; recompensar os resultados; permitir que as pessoas possam participar dos resultados de seu trabalho e comemorar as metas alcançadas. A motivação é um grande estímulo que o líder deve trabalhar diariamente com sua equipe. Existem pessoas que não conseguem desenvolver seu lado criativo e suas habilidades por falta de motivação do líder. Validar na hora certa! Essa é a grande oportunidade que o líder dever sempre se atentar. Não economize elogios quando seu colaborador o mereça. 

Desenvolvimento: dar recursos aos colaboradores em termos de capacitação e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional, ou seja, treinar de forma contínua proporcionando informações e conhecimento; ensinar novas técnicas, criar, desenvolver e reter talentos na organização. Fique de olho naqueles que estão se sentindo preteridos. Pode ser por falta de motivação. Um pequeno elogio e validação nos seus resultados pode reverter o quadro. 

Liderança: proporcionar liderança em uma organização é orientar os colaboradores, definir objetivos e metas, avaliar o desempenho de cada um e proporcionar retroação. Delegar tarefas a outros colaboradores não significa que o gestor está perdendo o controle de sua organização, e sim uma forma de valorizar os seus colaboradores e melhorar a condução dos processos internos da empresa. O líder que acha que o trabalho só irá ficar impecável se for feito por ele mesmo, não é um bom gestor. Para o empoderamento ser despertado na equipe é preciso confiar, não deixar de olhar, mas acreditar que o seu colaborar pode dar o seu melhor e fazer um trabalho excelente. 

Através do coaching e possível potencializar suas habilidades!
Torne-se um líder extraordinário, leia meu eBook “Leader Coach”!

Leve estes princípios para seu trabalho como líder e incorpore estas práticas positivas em suas ações diárias. Com certeza, isso influenciará positivamente sua equipe e potencializará o alcance de resultados extraordinários.

Copyright: Rawpixel.com/Shutterstock