A nossa história começa na família, afinal, é dela que vem os primeiros ensinamentos sobre a vida. Nosso caráter é formado com base naquilo que aprendemos com nossos pais e cuidadores. Continue lendo para entender melhor a ligação entre nossa família e o sucesso que podemos conquistar ao longo de nossa trajetória.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Entenda a relação entre a família e o sucesso na vida

De acordo com Bert Hellinger, o sucesso de nossas vidas começa com nossa mãe. É ela quem faz com que tenhamos o primeiro contato com o alimento (o leite materno), que nos proporciona sensação de prazer e saciedade. Quando sistemicamente aceitamos nossa mãe, aceitamos o fluxo da vida que chega até nós por meio dela. Dessa forma, só nos cabe o movimento de alcançar aquilo que está à nossa disposição ativamente.

Caso haja uma interrupção desse movimento, por um afastamento entre mãe e bebê, pode ser que o segundo venha a ter dificuldades em seu desenvolvimento, e durante toda a sua vida. Ainda que inconscientemente, aquele ser humano deixará oportunidades valiosas passarem diante de seus olhos sem que ele reaja.

Sendo assim, quando o fluxo normal da existência é interrompido em nossa infância, podemos deixar de ser pessoas de sucesso no futuro. Quando em nossa fase de bebês buscamos o leite materno e o encontramos, entendemos que o sucesso fluirá em nossas vidas. Diariamente, quando o bebê busca seu alimento e o encontra, ele aperfeiçoa suas capacidades e por motivação do sucesso alcançado anteriormente.

Como já mencionado, a nossa mãe faz parte de nosso sucesso desde que éramos bebes, e a extensão da abertura dessas portas do sucesso é que nos permitem ir além. Esse “ir além” pode ser representado pelo pai. O pai nos permite fazer coisas que não faríamos sem seu apoio, nos motiva e fica ao nosso lado quando as incertezas batem à nossa porta. Aquela coragem que nos falta vem dele, a extensão de nosso sucesso. É ele quem assume a responsabilidade de nos encorajar.

PSC Renascimento

Por ser a extensão do sucesso, o pai assume o papel de zelar por nosso aprendizado, apresentar novidades, incentivar e elevar nossos limites. Essa atitude fará com que nosso sistema seja ampliado e, consequentemente, passemos a enxergar melhor as oportunidades que a vida nos oferece.

Sendo assim, se sentir que algo não vai bem, feche seus olhos por um instante, mentalize seu pai. Aceite quem ele é, com suas qualidades e defeitos. Honre e respeite a história de seus pais, pois parte dela formou quem você é. Uma pessoa capaz de se desenvolver e alcançar o sucesso!

Motivos pelos quais a família é importante para o sucesso na vida

Veja, a seguir, alguns dos principais motivos que fazem com que a família ocupe um papel de grande relevância para o sucesso de uma pessoa na vida adulta.

É da família que vêm os valores

Grande parte dos valores que temos na vida adulta são resultantes do que aprendemos ao longo dos primeiros anos de vida com a família. Honestidade, responsabilidade, respeito ao próximo são exemplos de valores tidos como universais que os pais costumam ensinar aos seus filhos.

Pessoas honestas, responsáveis e que sabem respeitar os outros têm toda a base necessária para alcançar o sucesso de forma correta, sem prejudicar ninguém. Embora aqueles que ignorem esses valores possam conseguir atalhos, o sucesso que podem vir a alcançar não é duradouro.

Aprendemos através do exemplo dos nossos pais

Nada ensina de forma mais poderosa do que o exemplo, por mais que a fala dos pais seja importante, é através das ações que os filhos mais aprendem. É comum vermos famílias em que alguns filhos acabam seguindo a mesma profissão do pai ou da mãe, e essa é uma grande demonstração do poder do exemplo.

Ter pais que se dedicam ao trabalho, têm objetivos e buscam sempre evoluir, certamente é um grande incentivo para que os filhos repitam o mesmo no futuro. É como se a admiração pelos pais fizesse com que os filhos se sentissem motivados para trilharem um caminho parecido, claro, respeitando suas vontades e aptidões.

É na família que encontramos apoio e incentivo

Outro motivo que mostra a importância da família para o sucesso na vida é porque é em casa que encontramos apoio e incentivo. Por mais que possamos ter amigos, professores e outras pessoas incentivadoras, a trajetória de cada um pode gerar afastamentos ao longo do tempo. Mas a família não, ela sempre estará lá, seja para comemorar uma vitória ou dar apoio depois de uma queda.

7 Dicas para manter uma relação positiva com a família e ter sucesso na vida

Depois de falarmos sobre a ligação entre nossa família e o sucesso na vida, chegou o momento de compartilharmos algumas dicas para manter esse relacionamento positivo. Acompanhe!

1. Manter sempre o diálogo aberto

O diálogo é imprescindível para manter qualquer relacionamento positivo e equilibrado e com a família não é diferente. É importante que os pais ensinem aos filhos desde cedo que devem sempre contar sobre o que estão sentindo, fazer perguntas, se comunicar uns com os outros. Isso fará com que cresçam tendo confiança nos familiares, o que será muito bom ao longo de toda a vida.

2. Conversar para resolver divergências

Como diz o ditado, desentendimentos acontecem até mesmo nas melhores famílias e o que conta é a forma como são resolvidos. A partir do fortalecimento do diálogo abordado no tópico anterior, ficará mais simples resolver divergências quando elas surgirem. Assim, poderão expor o lado de cada um e chegarem a um denominador comum.

3. Respeitar o espaço e as individualidades de cada um

Por mais que estejamos falando de uma família, é preciso considerar que cada indivíduo é único, mesmo que compartilhem valores iguais. Dessa maneira, é necessário respeitar as individualidades de cada um, suas preferências e limites. A ideia não é deixar que os filhos façam o que quiserem, sem respeitar os pais. E sim que haja uma linha separando o que é obrigação daquilo que não condiz com a essência deles.

4. Os pais devem manter certa autoridade

No passado, os pais não tinham tanta proximidade com os filhos, o que fazia com que houvesse uma relação de medo, que era o que motivava o respeito. Hoje, sabemos que isso não é saudável, o que não significa que pais devam agir com os filhos como se fossem colegas.

A amizade, a proximidade e a intimidade são muito importantes, mas não devem fazer com que se perca o respeito. Os pais, mesmo que compreensivos, devem se portar como pais, ou seja, manter sua autoridade e ensinar os filhos a respeitarem isso.

5. Priorizar os momentos em família

Com a correria do dia a dia, o trabalho dos pais e a escola dos filhos, muitas famílias acabam se distanciando, mesmo vivendo na mesma casa. Para evitar que isso aconteça é preciso que os momentos juntos se tornem uma prioridade. Assim, ninguém deixará de estar com os familiares, colocando outras atividades à frente.

6. Aprender uns com os outros

Dentro de uma família os membros podem aprender muito uns com os outros. E, nessa relação, não há diferenciação de idade, os pais podem tanto aprender com os filhos quanto o contrário. Afinal de contas, a capacidade de ensinar não está ligada à idade, qualquer pessoa pode ensinar outra, seja através de um comportamento, uma palavra, um gesto.

7. Manter sempre o respeito entre os familiares

Por fim, é crucial que se mantenha sempre o respeito entre os familiares. Isso deve sempre ser lembrado porque, com a intimidade, algumas pessoas acabam se esquecendo desse detalhe.

Devemos ter respeito, pedir licença e agradecer nossos familiares tanto quanto fazemos fora de casa. Afinal, aqueles que estão do nosso lado sempre merecem um tratamento respeito e carinhoso.

Agora que já sabe como funciona a ligação entre nossa família e o sucesso pessoal, lembre-se sempre de priorizar os seus relacionamentos familiares, pois eles são extremamente importantes para o seu sucesso e desenvolvimento.

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Sunny studio – ID da foto stock livre de direitos: 641428402