Estar preso pode estar tanto relacionado à barreiras físicas, como grades e correntes, como à barreiras mentais. No primeiro caso, o metal, por mais forte que seja, pode ser rompido por alguém. Entretanto, quando se trata da mente, apenas o próprio indivíduo tem o poder de se libertar. Por essa razão, afirma-se que a pior prisão é a da mente, porque quando uma pessoa dá espaço para ideias limitantes, ela se torna escrava delas e, com isso, deixa escapar grandes oportunidades de se desenvolver e ser feliz.

A Pior Prisão é a da Mente – Liberte-se e Encontre o Caminho da Felicidade

Quando uma pessoa alimenta a crença de que não é capaz de realizar algo, se torna prisioneira dessa ideia, deixando passar uma série de oportunidades porque, se acredita que não irá conseguir, é óbvio que não irá se sentir motivada a tentar. Assim, a inércia faz com que a frustração se torne um sentimento constante na vida de quem se permite aprisionar por pensamentos limitantes.

Em grande parte dos casos, a sensação de incapacidade não tem embasamento na realidade, pois não houve sequer uma tentativa. E, quando há, é importante deixar claro que um fracasso inicial não precisa determinar toda uma trajetória. Para se certificar disso, basta procurar conhecer a história de pessoas de grande sucesso, todas elas precisaram enfrentar obstáculos e superar desafios para chegar onde estão hoje. Afinal, levar tombos faz parte do processo de aprender a andar.

A boa notícia é que sempre é tempo de se libertar e encontrar o caminho do desenvolvimento e da felicidade. Se você, por exemplo, sonha em realizar algo, mas não o faz por acreditar que é incapaz, saiba que está em suas mãos abrir a sua mente e ressignificar todas as crenças bloqueadoras que carregou até aqui. A partir do momento em que se olhar no espelho e enxergar ali o ser humano fantástico que você é, a sua vida começará a se transformar.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

5 Passos Para Se Libertar de Ideias Limitantes e Se Desenvolver

Se você se deu conta de que está permitindo que ideias limitantes impeçam o seu desenvolvimento, saiba que já deu um importante passo rumo à libertação da sua mente. Agora, é preciso seguir algumas etapas que te ajudarão a dar um novo significado a esses pensamentos, fazendo com que deixem de bloquear suas ações e se tornem motivação para se superar e ir além.

1 – Identifique Suas Crenças Limitantes

PSC

As crenças são ideias que os seres humanos têm a respeito de si mesmos e o mundo ao seu redor, que são vistas por cada um como verdades absolutas. São pensamentos emocionais, psicológicos e, muitas vezes, irracionais, formados através de experiências e interações com o mundo. O que é considerado certo e errado, possível ou impossível são exemplos de crenças. E, para ressignificá-las é necessário, em primeiro lugar, reconhecê-las, para que sua origem seja identificada e a transformação possa acontecer.

Alguns exemplos comuns de crenças incluem:

  • Eu não sou importante;
  • Eu não sou inteligente o suficiente;
  • Eu não mereço;
  • Eu sou muito jovem, as pessoas não me levam a sério;
  • Eu sou muito velho, é tarde demais para começar.

Essa é uma pequena lista de crenças que uma pessoa pode carregar em sua mente. Pegue papel e caneta e anote as suas, pois, ao se tornar consciente da existência delas, começará a se questionar mais antes de tomar algo para si como verdade absoluta.

2 – Refute as Suas Crenças

Com a lista de crenças em mãos, reflita a respeito de cada uma delas e escreva na frente fatos que comprovem que não são verdadeiras. É interessante focar em uma por vez, para que tenha tempo para pensar com mais atenção, assim, poderá trabalhá-las dentro de si por ordem de prioridade. Se achar necessário, passe o dia observando a si e aos outros para concluir a sua reflexão.

3 – Pense nos Efeitos Dessas Crenças em Sua Vida

Cada crença que carrega faz com que tome ou deixe de tomar determinadas atitudes. Então, pense nos efeitos que suas ideias limitantes causaram em sua vida, considerando coisas que deixou de fazer por acreditar que elas eram reais e as frustrações que experimentou por conta disso.

Se tornar consciente em relação às oportunidades que deixou passar por causa de pensamentos ruins fará com que o seu processo de mudança aconteça com mais rapidez. Contudo, é importante ter sempre em mente que o passado não pode mais ser alterado e é preciso considerar apenas o que pode ser feito daqui para frente.

4 – Encontre a Origem das Crenças

A expressão cortar o mal pela raiz é bastante verdadeira, pois uma transformação realmente acontece quando se busca a origem do problema. Dessa forma, é necessário mergulhar em suas memórias para entender o que fez com que essas ideias limitantes se formassem na sua mente.

Para isso, feche os olhos, concentre-se nesse assunto e, sempre que se lembrar de uma situação que tenha relação com a crença em questão, reviva-a em detalhes, incluindo como se sentiu e as consequências. Faça anotações, pois esses registros irão te ajudar a organizar os pensamentos e entender melhor as origens deles.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

5 – Dê um Novo Significado Para as Crenças

Uma crença é formada através da forma com a qual um indivíduo interpreta uma situação. Sendo assim, ao identificar no passo anterior o que te levou a pensar de determinada maneira, terá a oportunidade de dar um novo significado ao pensamento em questão. Imagine que carrega a crença de que ninguém te leva a sério por ser jovem demais. Para dar um novo significado a ela é preciso seguir o passo anterior e identificar as razões que te levaram a pensar assim, depois, basta que encontre novas formas de interpretar isso.

O fato de alguém comentar que é jovem demais em um ambiente profissional pode deixar de ser um fator de descrédito para se tornar um elogio por ter tanta qualificação mesmo com pouca idade, por exemplo. Amplie os seus horizontes e se permita interpretar cada pensamento de uma nova e positiva maneira. Assim, estará libertando a sua mente e permitindo que ela se desenvolva cada vez mais.

Jamais permita que ideias limitantes te impeçam de agir. Portanto, escolha de maneira consciente a interpretação que dará para cada situação e, assim, torne-se autor da sua própria história.

Créditos da Imagem: Por rudall30 – ID do vetor stock livre de direitos: 1044674401