É comum que as pessoas iniciem um plano ou um projeto para ter uma vida mais saudável no início de cada ano, ou em alguma segunda-feira. É sempre a frase “dieta eu começo na segunda” ou “vou na academia na segunda” e isso vai sendo levado de segunda-feira em segunda-feira e nada acontece. Em alguns casos, a prática saudável até começa na segunda-feira, mas não chega até o fim da semana, e na sexta-feira tudo é colocado de lado novamente.

Sempre que desistimos de um projeto nos sentimos infelizes, angustiados, incapazes e frustrados. É por isso que ser saudável não tem a ver apenas com o planejamento de novos hábitos, mas com a energia para que esses novos hábitos se tornem um novo padrão de comportamento. Para mim, a palavra que reflete um estado de saúde pleno e de bem-estar é ENERGIA.

Primeiro, é importante dizer que saúde não é o antônimo de doença. Saúde é, segundo a própria organização mundial de saúde (OMS), um estado completo de bem-estar, que envolve nossa vida mental, emocional e social. Segundo, é importante reforçar que a saúde tem a ver com um padrão metal saudável, que vai ser replicado em toda a nossa vida, a final, o jeito que fazemos uma coisa, nós fazemos todas as outras coisas. Isso cria um estilo de vida saudável, que estará presente desde a forma como escolhemos nossos alimentos, até a forma como nos transportamos pela cidade.

Os objetivos de uma vida saudável podem ser diversos: perder peso, parar de fumar, começar a praticar exercícios físicos, diminuir o estresse e ser mais feliz. Mas independente dos objetivos, é a nossa energia que promove os contextos para uma vida física, emocional e socialmente saudável. É por isso que a palavra principal dessa chave é “energia”.

A primeira chave tem a intenção de destravar as promessas de “começar na segunda” e, definitivamente, começar a qualquer dia, começar agora! A chave da vida saudável depende apenas de você compreender qual dimensão da sua vida precisa mais emergencialmente de uma intervenção sua. Exige de você responder a pergunta: como minha saúde pode ser melhor do que ela é hoje?

Você tem cuidado de você mesmo? Quando foi a última vez que você visitou um médico? Você observa os sinais do seu corpo e da sua mente? Quais hábitos você teria que mudar ou que implantar, para se sentir mais saudável?

Mudar hábitos não é fácil. Existem centenas de livros que tentam popularizar métodos para mudança de hábitos nocivos em hábitos saudáveis. Muitos deles podem funcionar em algum nível, mas nenhum é mais poderoso que a própria decisão consciente de transformar um cenário negativo em um cenário positivo.

PSC

Isso vale inclusive para questões tão sérias quantos os vícios mais danosos, como o tabaco, a bebida e outras drogas. A diferença entre um vício e um hábito é o quanto a dependência faz de você subjugado a uma substância. Quando a substância passa a controlar você e não o contrário, você tem um vício, que muitas vezes gera danos à saúde física, pela sua composição; danos mentais, pelo seu impacto nas nossas emoções; e danos sociais, pelo prejuízo causado à nossa família e outras relações significativas.

A busca por uma vida saudável está muito além da alimentação balanceada e/ou prática de exercícios físicos, mas busca uma mente saudável, com pensamentos que nos façam caminhar e não ficar parados na vida e nos objetivos. A prova disso é a quantidade enorme de pessoas frequentadoras de academias e praticantes de esporte que vivem momentos de angústia e tristeza profunda.

Quando ignoramos nossa saúde e bem-estar, perdemos energia para alcançar outros objetivos que nos parecem mais importantes. Como ter uma carreira bem-sucedida estando doente, ansioso, frustrado e triste?

Logo, não haveria outra possibilidade, a primeira chave é, definitivamente, nossa chamada para a busca da saúde e bem-estar.

Mas, como podemos adquirir esta saúde plena? A resposta está na conexão entre o seu Self e você. A base para iniciar uma vida saudável está na comunicação entre você e o seu próprio corpo, na atenção que você dá a cada sinal, na relação que você tem com cada pedacinho do seu corpo… você ama e aceita o seu corpo? Qual a relação que você tem com a imagem que você vê no espelho?

Autoimagem também é saúde. Mas cuidado, para não encontrar falsos defeitos em si mesmo, achando-se feio e colocando uma carga negativa onde não existe. Nem acreditar que sua imagem é um passaporte para o sucesso, como se o corpo fosse suficiente para evoluir como pessoa.

Compromisso com você mesmo

Compromisso também é a palavra que pode está faltando para que a vida saudável aconteça na nossa vida. Quando criamos um compromisso com nós mesmos ou com outras pessoas, tendemos a ter um resultado positivo. Mas, o segredo está em criar metas e objetivos que possam ser cumpridos.

Se sou uma pessoa que não tem uma rotina saudável, não adianta esperar que logo na primeira semana toda a alimentação, a prática de meditação e exercícios físicos serão cumpridas. A melhor estratégia é criar metas que sejam mais “leves” e vão aumentando a intensidade com o passar do tempo.

Qual hábito você pode inserir na sua jornada diária? Ou seja, o que você pode fazer diariamente que vai conseguir melhorar a sua saúde? Talvez passear com o cachorro, descer um ponto antes do trabalho ou da sua casa e fazer uma pequena caminhada, aumentar a ingestão de frutas e verduras, inserir momentos diários de meditação e respiração consciente, ou mesmo ouvir, pelo celular ou no rádio do carro, um poadcast que seja capaz de tranquilizar sua mente.

Qual hábito você pode inserir de duas a três vezes por semana? Uma ideia é promover encontros com sua família ou seus amigos, para melhorar sua saúde mental e social. Você pode começar a praticar um esporte que sempre gostou ou até mesmo, participar de algum culto ou ritual religioso – porque a prática da fé também é um importante elemento da saúde.

Qual hábito você pode praticar semanalmente que ajude sua saúde? Pode ser que durante um mês inteiro, uma vez por semana você procure um médico diferente para verificar como sua saúde está. Você pode também, semanalmente, fazer uma atividade lúdica que te dê prazer, como ir a um parque ou ao cinema. Uma vez por semana você também pode fazer uma caminhada um pouco mais longa ou um passeio mais demorado.

Por fim, pense em hábitos que você precisa diminuir a frequência. Diminuir a frequência de ingestão de alimentos calóricos como fastfood, diminuir a permanência nas redes sociais, direcionando mais tempo para o contato com a família e os amigos e diminuir a ingestão de bebidas ou do cigarro.

O que você precisa transformar na sua vida hoje para ser mais saudável? Qual hábitos saudáveis você está deixando de praticar por motivos que são possíveis reverter? Lembre-se que em todo o veneno há o antidoto e se está passando por um momento de dificuldade em ter uma vida saudável, a resposta está em você mesmo, em suas atitudes.

Encontre a 1ª chave e viva a sua vida de forma mais saudável e plena, tanto física, mental, social e espiritual.