Se você já esteve em uma montanha russa, então você conhece bem a sensação de ser jogado de um lado para o outro, sem nenhum controle. Sabe que no início dá um frio na barriga, em seguida vem o medo, tensão, alegria, alívio, tudo quase ao mesmo tempo. E se eu te disser que as vezes o desequilíbrio emocional é exatamente isso: viver em uma montanha-russa de emoções.

Em uma montanha-russa emocional, você sente que as emoções estão fora de controle e te jogando de um lado para o outro sem que consiga prever, evitar ou lidar com as situações.

Considerando tudo que estamos vivendo nos últimos meses, em todo o mundo, não faltam motivos para que muitas pessoas experimentem um intenso desequilíbrio emocional. É inevitável nos sentir mal com tudo que tem acontecido, mas por que algumas pessoas conseguem superar emoções negativas com mais facilidade, aprender com a experiencia vivida e seguir em frente? Porque elas são emocionalmente equilibradas.

As emoções são estados psicológicos compostos de pensamentos, sentimentos, sensações físicas, comportamentos, expressões e reações. Existem emoções positivas que mais do que nos trazer alegria quando alcançamos algo na vida, também nos ajudam a buscar ativamente por aquilo que queremos, abrindo nossa mente e oferendo recursos pessoais para nos recuperar dos desafios e construir um futuro melhor.

Mas também existem emoções negativas, que podem até ser compreensíveis e úteis como a tristeza pela perda de uma pessoa amada, a raiva que pede por justiça ou medo que nos mantém longe de coisas que possam nos prejudicar. Assim como também podem nos levar ao fundo do poço, sugando nossas energias e em casos mais graves, levando até à depressão e outros problemas de saúde mental.

O fato é que as emoções, sejam boas ou ruins, positivas ou negativas, têm um grande impacto sobre nosso comportamento, nossas escolhas e influenciam o modo como administramos e desfrutamos da nossa vida. Basta parar para pensar em quantas emoções diferentes temos todos os dias – de surpresa à vergonha, da raiva à empatia – e como reagimos a cada uma delas para perceber o quanto fazem a diferença.

As emoções são tão poderosas que podem influenciar até nossos pensamentos. A primeira leitura que fazemos diante de qualquer situação acontece primeiro no campo emocional e depois chegam ao cognitivo, ao pensamento, que por sua vez, afeta a forma como agimos. O caminho inverso também acontece, e a forma como nos comportamos influencia nossos pensamentos e estes podem encorajar emoções positivas ou negativas.

PSC

Por isso as emoções têm o poder de afetar todas as esferas da vida. Podem ser a principal fonte de motivação e criatividade, mas também podem ser uma fonte de estresse e negatividade. Podem ter uma duração curta como o aborrecimento com um colega de trabalho, ou uma vida longa como a tristeza pelo fim de um relacionamento. E podem mudar de uma hora para outra. Em um minuto estamos nos sentindo orgulhosos e entusiasmados e no minuto seguinte somos inundados por uma onda de medo e incerteza. Por isso a porta a ser aberta agora é: como lidar com a vida e com as emoções quando isso acontece?

Às vezes é difícil carregar o fardo da vida sobre nossos próprios ombros. Situações estressantes, doenças, a ocupação da vida cotidiana podem desencadear problemas emocionais e algumas pessoas optam por evitar ou suprimir seus problemas, enquanto outras, consciente ou inconscientemente, se apegam a eles. Para lidar com essas situações, precisamos ter equilíbrio emocional, isso pode parecer bastante abstrato, mas é real e é possível de desenvolver e aplicar na nossa vida. Então, como encontrar esse tal equilíbrio?

Quando enfrentamos situações desagradáveis, temos reações automáticas como raiva, preocupação, medo, ansiedade. Equilíbrio emocional é a habilidade de lidar com estas reações e restaurar a estabilidade entre mente e corpo. Em outras palavras, o equilíbrio emocional nos ensina como responder às emoções e pensamentos negativos sem ficar preso neles. E ainda oferece mais qualidade de vida com o aumento da qualidade de sono, concentração, consciência, motivação e felicidade.

Não temos controle sobre tudo que nos acontece, mas a melhor maneira de ter uma nova experiência é mudar a nossa resposta ao que acontece. Todos experimentamos pensamentos e emoções negativas de vez em quando, o importante é saber que podemos lidar com esses eventos negativos e as emoções que provocam de forma mais equilibrada possível, sem ficarmos presos em estados como raiva, medo, preocupação e até mesmo depressão por muito tempo, retornando à posição de equilíbrio.

Equilíbrio emocional depende da gestão eficiente das emoções, um processo complexo em que é preciso aprender o que são sentimentos e emoções, entender como e por que acontecem, reconhecer os próprios sentimentos e das outras pessoas para então desenvolver formas eficazes de lidar com elas.

Gerenciar as emoções significa identificar as emoções no momento em que surgem, observá-las sem ser dominado por elas, é se manter sob controle ao lidar com outras pessoas e com os altos e baixos que experimentamos na vida. Precisamos de equilíbrio emocional no trabalho para lidar com situações estressantes e não tomarmos decisões irracionais que podem prejudicar nossa carreira; em um relacionamento, precisamos de equilíbrio para conseguir compreender e não machucar a outra pessoa; em família, precisamos ter equilíbrio emocional para manter o equilíbrio no lar.

Então vamos girar a chave e dar três voltas: inicialmente, aprendendo a identificar as emoções e como afetam nosso corpo. Isso significa saber descrever as emoções em palavras, estar prontos para dizer “sim, estou ansioso” ou “estou me sentindo triste e frustrado” ou “estou entusiasmado”.

A segunda volta é praticar a gratidão. Pode ser difícil, eu sei, especialmente em momentos de tristeza, mas é importante ter a consciência de que a vida não é composta apenas de eventos ruins e infelizes, há sempre algo positivo pelo qual ser grato. E a terceira volta é encontrar práticas que ajudem a diminuir a tensão das emoções como por exemplo meditação, ioga, respiração consciente.

Não é por acaso que esta é uma das sete chaves para uma vida nova. Quando se fala em transformação e evolução pessoal, temos que lembrar que evolução não é apenas cognitiva, mas também emocional.

Porque a vida não acontece apenas em momentos felizes e alegres, existem também algumas situações tristes, amedrontadoras e dolorosas. A resposta, a chave para esta porta é ter uma vida emocional equilibrada e isso  significa aceitar o desconforto e aprender a controlar a dor. Não quer dizer que as coisas não podem ser mudadas, significa aumentar a capacidade de enfrentamento e encontrar soluções para superar.

Todos os nossos sentimentos são necessários. Cada sentimento nos dá informações valiosas sobre nós mesmos, por isso nosso estado emocional é tão importante. É necessário estarmos cientes disso, porque somente tomando consciência do poder do nosso estado emocional poderemos enfim atingir o equilíbrio e o bem-estar.