As chaves são uma metáfora de passagem, de mudança para um novo estado. Sim, uma transformação tão profunda não é simples, mas é possível. Precisamos das chaves certas, no momento certo, para abrir as portas que pareciam estar fechadas de maneira permanente e aproveitar as oportunidades únicas, decidindo e fazendo de tudo para contar uma nova história.

Não existem portas permanentemente fechadas, seja em relação à saúde, aos relacionamentos, à carreira, ao equilíbrio emocional ou outras instâncias. Não, verdadeiramente não há portas que nunca se abrirão, pois tudo depende da chave certa, das informações e conhecimentos certos e da força de vontade de cada um.

A missão mais importante da vida de uma pessoa é tocar a alma de outras pessoas. Uma pessoa que vive uma vida inteira e não consegue atingir com profundidade a alma de outras pessoas, teve uma vida vã e será rapidamente esquecida.

É por isso que a segunda chave que vamos buscar, criar e girar é “Relacionar-se melhor com as pessoas.” Porque famílias são pessoas, igrejas são pessoas, empresas são pessoas, uma cidade são pessoas e toda nossa vida é repleta de pessoas… algumas chegam e passam rapidamente, outras ficam para sempre.

Você tem um bom relacionamento com as pessoas com que convive? Será que dentro da sua família, com seus pais talvez, seja preciso mudar algo para você se sentir mais pertencente? De onde vem a falta de harmonia ou o distanciamento?

Seus relacionamentos profissionais te impulsionam? Ou ambiente de trabalho tem muitas brigas? E seu relacionamento amoroso, vocês são felizes juntos? Pense também: como está seu relacionamento interno, consigo mesmo? Você se ama?

Pondere ainda: Qual seu papel e responsabilidade em tudo isso? O que decide e se compromete a fazer agora para se relacionar melhor com as pessoas?

PSC

Nós somos seres duais, de luz e sombra. Diariamente, vivemos uma batalha interior, com nossas emoções. A falta de controle e paciência, o medo, a raiva, e outras emoções podem despertar sentimentos e reações adversas em nossa vida pessoal e profissional, que nos prejudicam individualmente, nosso bem-estar e inclusive em nossos relacionamentos, afastando as pessoas.

Essa falta de controle, consciência sobre si e gerenciamento adequado das emoções podem estar te limitando, distanciando de pessoas importantes e queridas e de novas oportunidades.  É preciso encarar nosso lado sombra, questionar nossos comportamentos e mudar as atitudes. Se sente que você mesmo está se prejudicando e se afastando das pessoas esse é o momento para rever tudo isso e começar a mudar agora.

Quando encaramos as sombras dentro de nós, aprendemos a lidar com as sobras dentro das outras pessoas. Com o tempo, a sombra diminui e a luz se torna infinita.

Definitivamente é possível vivermos sozinhos. A necessidade de companhia e de relacionamentos é inerente à nossa natureza; nossos relacionamentos nos formam e transformam. Mais que isso: nós somos a soma dos nossos principais relacionamentos, ou seja, as pessoas que nos cercam ajudam a definir as pessoas que nós somos.

Mas o que significa conviver melhor com as pessoas?

Para mim, conviver melhor com as pessoas, significa três coisas. Primeiro, saber a medida correta de estar perto e de estar distante, para ajudar, contribuir, colaborar, mas sem deixar as pessoas expostas demais aos nossos pontos de melhoria e nossas emoções mais negativas. Segundo, significa tirar o melhor de cada pessoa, assim como deixar as pessoas tirarem o melhor de nós para elas. E terceiro, transformar relacionamentos superficiais em relacionamentos profundos.

Saber a medida certa de nos aproximarmos das pessoas me lembra a metáfora dos porcos-espinho no inverno. Imagine um grupo de porcos-espinho que precisa estar perto para se aquecerem, mas quanto mais perto chegam, mais os espinhos machucam uns aos outros. Qual a medida certa dessa aproximação? Essa resposta, cada um encontra em cada relacionamento que vive.

Tirar o melhor de cada relacionamento, é saber que todas as pessoas têm valor e têm alguma coisa para nos ensinar. Toda conexão é importante e se essa pessoa chegou até nós, é porque é a pessoa certa.

Por fim, porque não nos aprofundarmos nos relacionamentos com as pessoas? O que nos impede de falar mais sobre nós e ouvir mais sobre os outros? Relacionamentos superficiais são rápidos e sem significado. Relacionamentos profundos, são duradouros e repletos de aprendizado e evolução para ambas as pessoas.

Depois de um ano tão difícil e complicado pelo qual passamos, com necessidade de isolamento social, é importante refletirmos sobre a reconstrução das nossas relações. Muitas pessoas passaram a perceber com maior clareza a importâncias das relações, de estar junto, das pequenas coisas do dia a dia que dividimos e o quanto isso é precioso.

Ao mesmo tempo dividimos os espaços em casa e convivemos por tanto tempo com as mesmas pessoas, descobrimos problemas que antes estavam adormecidos, dificuldades de comunicação, de convivência, intolerância, falta de escuta, de empatia.

Não só nesse período específico, mas em qualquer ocasião, às vezes é realmente muito difícil conviver com os outros, não conseguimos nos comunicar e não nos acertamos. Até onde essas dificuldades são sua responsabilidade? O que você pode fazer para mudar isso? Certamente se você está lendo este texto tem genuíno interesse em aprender sobre desenvolvimento humano, é uma pessoa curiosa e que deseja ter uma vida nova e extraordinária.

Só temos poder sobre nós mesmos, sobre nossa vontade e ações. Tendo e aprimorando maior consciência sobre si, cultivando o amor-próprio, reconhecendo seu merecimento, assim como seus pontos de melhoria, você está no caminho certo para buscar, criar, cultivar e melhorar seus relacionamentos.

A segunda chave desse movimento de transformação é uma base importante para todo o processo. Vamos juntos aprender mais sobre a importância dos relacionamentos saudáveis e significativos para nossas vidas; Vamos juntos pensar em nossos sistemas, nosso posicionamento, o que agregamos a cada um deles e o que eles agregam à nós também.

Fique curioso para todo esse conteúdo incrível que será disponibilizado e muitas outras surpresas que preparamos com este movimento extraordinário.

A cada dia vamos desvendar e desbloquear mais uma chave e encontrar o poder de transformação que se esconde por trás de uma nova porta. Fique curioso para descobrir e explorar todo o poder da 2ª chave, para se relacionar melhor com as pessoas, e dar mais um passo em direção uma transformação extraordinária em sua vida.