Você já parou para refletir sobre quem você realmente é, e sobre o seu valor como ser humano único? É comum em certos momentos decisivos que possamos nos sentir desvalorizados. Há pessoas que se sentem dessa maneira por muitos anos, ou por toda a sua vida.

Elas são ensinadas que certas qualidades são merecedoras de apreço, e se não as possuem, não têm valor. Vencer todas as competições, tirar as melhores notas, namorar as pessoas mais bonitas, viajar aos melhores lugares, todas essas conquistas podem ser muito importantes para a vida e autoestima de um indivíduo, mas definitivamente isso não representa a sua essência. E viver por esta perspectiva pode ser muito prejudicial para o amor-próprio e valorização pessoal.

Há casos também que uma determinada situação ou dificuldade afetam como uma pessoa percebe seu valor. Por exemplo, em uma situação de desemprego, é comum que a pessoa tenha sua autoestima e autoimagem afetadas. Ela passa a acreditar que não tem valor, pois não consegue prover para si e para sua família.

Em outras situações uma pessoa pode enxergar seu valor somente pelo olhar dos outros. Assim ela só se acha bonita quando alguém lhe diz que está bonita. Só se sente especial quando alguém lhe faz sentir assim. E isso é muito perigoso, pois ficamos dependentes do afeto e da validação alheia para que nos sintamos bem conosco.

Se só encontramos valor pelo que o outro diz de nós ou a maneira como nos perceber ficamos reféns de significado pois necessitamos validação constante e elogios exteriores que muitas vezes são superficiais.

Saiba que verdadeiramente a pessoa mais importante da sua vida é você mesmo, e o valor que dá para si é também o mais relevante. Sem isso, não é possível realizar nada de significativo, pois se você não acredita em você, em seus talentos e capacidades, fará com que todos ao seu redor passem a duvidar também.

Nosso verdadeiro valor não pode ser medido por nada exterior, ele verdadeiramente vem de dentro de nós e é irradiado para aqueles de nosso convívio. Através do Autoconhecimento intenso podemos explorar e entender nossas qualidades únicas, que somos seres singulares, que nossas particularidades constroem nosso valor como seres humanos.

PSC

Nossos dons e talentos, nosso mindset, a maneira como encaramos o mundo e como nos relacionamos, se vivemos pela empatia, amor e compaixão, tudo isso sim representa e demonstra nosso verdadeiro valor.

Um pensamento muito raso é acreditar que ele vem de nossos bens materiais, de nosso intelecto, do prestígio que possuímos ou ainda que ele está em nossa carreira. Isso não é verdade. Pense bem! Se você verdadeiramente acredita que seu valor está em qualquer dessas coisas externas, significa que se você as perder, perderá também seu valor?

Não! O seu valor intrínseco, aquilo que faz parte da sua essência, o valor do seu Verdadeiro Eu, não é restrito ao que você aparenta, aos conhecimentos que tem, as suas amizades ou relações amorosas. Está menos ainda em carros, casas, no seu poder aquisitivo, nos lugares que frequenta ou nas roupas que usa. Tudo isso é pequeno e efêmero, e não representa a completude e complexidade do seu Verdadeiro Ser.

Isso representa, na verdade, a superficialidade de quem você é e de seu valor. Ele é maior que tudo isso, e nada, nem ninguém pode determinar o quanto você é valoroso a não ser você mesmo.

Se nos permitirmos acreditar que somos importantes somente quando alguém nos diz, ou o quanto somos inteligentes e especiais ficamos à mercê. Podemos acabar nos prendendo a relacionamentos e situações pelo simples medo de que sem isso ninguém mais verá nossas qualidades. Isso acaba com sua autoestima e significa abrir mão de seu poder pessoal e autodeterminação.  

Não se deixe tomar pelos medos e inseguranças. Acredite em você, em seu valor, em suas qualidades, em seus potenciais e nos dons e talentos que te fazem únicos. Não há ninguém como você no mundo, ninguém pode fazer as coisas que só é capaz!

Te convido a olhar para dentro de si com uma perspectiva de amor e gratidão por tudo que você é. Perceba-se através dessas qualidades, e perceberá seu verdadeiro valor. Você é o autor da sua própria história e ninguém poderá determinar quem você é e até onde pode chegar, pois é você quem está no controle da sua Jornada.

 

Copyright: 1072893698 – https://www.shutterstock.com/pt/g/korawat