Para você, o que é ter sucesso profissional? É trabalhar em uma grande empresa? Ter um excelente salário? Ter seu próprio negócio? Fazer o que gosta? Ser reconhecido na carreira? Conseguir conciliar vida profissional e pessoal? Ter mais tempo para a família? Bem, independentemente da resposta que tenha dado, saiba que não existe um conceito único ou certo ou errado, afinal, cada um enxerga sua carreira de uma forma e tem sua própria definição de sucesso.

Para mim, em particular, sucesso profissional é poder viver minha missão de vida por meio do meu trabalho. Isso quer dizer desenvolver e despertar o potencial infinito do ser humano e apoiá-lo a conquistar o empoderamento que precisa para agir e conquistar resultados extraordinários em sua vida. É isso que me faz ser feliz e bem-sucedido com o meu trabalho.

Quer saber como eu consegui isso? A resposta é simples: por meio do autoconhecimento, descobrindo o que verdadeiramente dá sentido à minha vida. Foi assim que descobri o que me faz dormir e acordar motivado a ir além para compartilhar com o mundo meu melhor por meio dos meus treinamentos em Coaching, palestras, cursos, workshops, webinars, lives, vídeos, redes sociais, livros, entrevistas e tudo mais que eu puder oferecer ao outro.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Como conquistar sucesso profissional?

Bem, a maioria das pessoas acredita que ter sucesso profissional é simplesmente fazer o que gosta. Digo por experiência própria que, para chegar aonde estou hoje, tive que fazer muitos trabalhos pelos quais não era apaixonado. Porém, em cada um deles eu dei o meu melhor e fiz tudo que podia para me sentir satisfeito e realizado ao final do dia.

Olhando pelo lado positivo, sempre por ele, eu vejo como tudo isso me trouxe grandes aprendizados e ajudou a me tornar quem eu sou hoje. Por isso mesmo, honrar e respeitar sua história é muito importante, afinal, não podemos desmerecer os esforços que hoje podem nos levar a grandes realizações amanhã. Valorize seu aqui e agora!

A chave do sucesso na carreira

Para encontrar a chave do seu sucesso profissional, comece entendendo o que realmente te faz feliz no trabalho, quais são as carreiras ou a carreira que te chama mais atenção e na qual você proteja sua felicidade. Avalie se isso é mesmo seu ou se é um desejo herdado de outras pessoas, a exemplo de pais e parentes próximos.

PSC

Em seguida, visualize seu futuro dentro desta profissão e imagine como você estará ao final de sua vida, tendo escolhido esta carreira para você. Sente-se feliz, realizado, satisfeito, pois fez o que desejava? Ou parece que não está tão preenchido pela carreira imaginada?

Saiba que, mesmo que nem sempre as coisas saiam como a gente espera, sempre podemos reorientar nossa vida e trilhar novos e próprios caminhos. Sucesso é como a gente se sente quando faz aquilo que deseja e, quando isso desperta em nós sentimentos, emoções e resultados positivos.

Sonhe e ouse realizar-se!

Portanto, mesmo que você queira largar tudo que tem hoje, mudar para uma cidadezinha de praia, do litoral do Brasil, abrir uma pousada e viver do turismo junto à natureza, sem a turbulência da cidade grande, se é isso que sonha, deseja e que seu coração pede, por que não?

A felicidade não é uma receita pronta, cada um tem sua própria forma de construí-la e de chegar ao sucesso profissional que deseja para sua vida. Então, vamos lá, entenda o que é ser bem-sucedido profissionalmente para você e trabalhe para sê-lo da forma que almeja. Afinal, é caminhando que se faz o caminho e só você pode construir sua felicidade.

10 Passos para ter sucesso profissional

Agora que já ficou claro que o conceito de sucesso profissional é totalmente subjetivo, ou seja, individual, irei compartilhar alguns passos que considero importantes para chegar lá. Lembrando que não se trata de uma receita pronta e sim de alguns lembretes do que fazer e considerar para encontrar o seu próprio caminho.

1. Se conheça e descubra o que gosta de fazer

O primeiro passo que você deve dar é se conhecer e descobrir quais são as coisas que mais gosta de fazer. Reflita sobre qual é a sua imagem de sucesso, se tem relação com o seu trabalho atual ou outra área. Lembrando que o foco deve estar todo direcionado para os seus desejos, portanto, tome cuidado com as influências externas.

2. Pesquise sobre diferentes carreiras

Este é um passo que pode agregar ao anterior, afinal, talvez não conheça diversas possibilidades de carreira, coisas pelas quais poderia se apaixonar. Desse modo, é preciso que amplie seus horizontes e enxergue além das opções que estão à sua frente. A internet é uma ferramenta fantástica para realizar pesquisas, apenas cuide para acessar fontes confiáveis.

3. Não sinta vergonha de pedir ajuda

Se, por exemplo, você se interessa por uma carreira e conhece alguém que trabalha com isso, procure essa pessoa para conversar. Envie uma mensagem perguntando se ela poderia tirar algumas dúvidas suas.

Não se acanhe, na grande maioria dos casos os profissionais que amam o que fazem adoram falar sobre o assunto. E ter informações de alguém que vive a realidade que está desejando te ajudará a ter uma visão mais realista a respeito.

4. Assuma suas falhas

Todo profissional já cometeu erros, inclusive os bem-sucedidos. Falhar faz parte do processo de desenvolvimento do ser humano de maneira geral. Apenas é importante tomar cuidado para evitar errar duas vezes, ou seja, cometendo o ato em si e, em seguida, negando-o. Assumir que falhou é fundamental para aprender com a experiência e se fortalecer através dela, de modo a fazer diferente em uma próxima oportunidade.

5. Seja seu maior incentivador

É muito bom ter ao nosso lado pessoas que nos incentivam e torcem pelo nosso sucesso. Contudo, não podemos depender de terceiros para corrermos atrás dos nossos objetivos. Então, seja você o seu maior incentivador, admire seu esforço e torça por si mesmo, assim como faria com um grande amigo. Se tiver uma torcida externa, virá para agregar e não para preencher um vazio.

6. Esteja atento às crenças limitantes

Você já se pegou sabotando os seus sonhos e se sentindo incapaz de realizá-los? Saiba que isso é bastante comum e que muitos ouvem essa tal “voz” interior. Trata-se de um mecanismo de defesa da mente que tenta nos proteger de frustrações. Contudo, se deseja alcançar o sucesso profissional ou em qualquer área, precisa aprender a superá-la.

Essa “voz” nada mais é do que o medo de tentar e falhar. Em vez de permitir que ela bloqueie suas ações, use-a como um lembrete para ter cautela e minimizar os riscos, mas nunca deixar de agir. Se cometer algum erro poderá aprender com ele, além disso, também deve acreditar que pode conseguir, porque realmente pode dar certo.

7. Faça um planejamento para alcançar o sucesso que deseja

Não basta apenas se conhecer e saber qual o significado de sucesso profissional para você, é preciso se planejar. Sem um plano bem traçado os sonhos acabam ficando apenas no campo da imaginação. Para trazê-los para a realidade é preciso transformá-los em metas, com todas as ações necessárias definidas e datas para serem realizadas. É através dessa organização que chegará o seu destino desejado.

8. Saiba ver o lado bom das coisas

A vida é marcada por desafios, especialmente a busca pelo sucesso profissional. Contudo, devemos tomar cuidado para evitar dar ênfase apenas para as coisas ruins, porque, assim, acabamos fechando os olhos para o positivo. Sempre há algo de bom a ser contemplado, quando reconhecemos isso ganhamos um novo olhar sobre a vida, um olhar que nos estimula e nos motiva a seguir adiante.

9. Nunca pare de aprender

Independentemente de qual seja a área em que atue ou deseje atuar profissionalmente, nunca pare de aprender. Faça cursos, leia livros, converse com profissionais do seu segmento, realize pesquisas, seja curioso! Quanto mais interesse tiver em aprender, maior será a sua bagagem de conhecimento, e isso fará toda a diferença no seu desempenho.

10. Evite se comparar com os outros

Por fim, entenda que se trata da sua jornada de busca pelo sucesso profissional e que não dá para compará-la com a trajetória de mais ninguém. Se fizer isso irá se frustrar e, pior, por um motivo injusto, já que cada indivíduo tem a sua própria história. Concentre-se em você, na sua evolução e crescimento. Assim, poderá verificar o quanto se desenvolveu e se motivar a ir cada vez mais longe.

E então, está pronto para descobrir o que o sucesso profissional significa para você e começar sua caminhada para alcançá-lo? Acredite, você é capaz de construir uma carreira fantástica e marcada por muitas realizações, mas, para isso, precisa dar o primeiro passo. Vamos lá?

Se este conteúdo te inspirou, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!