Todos os Seres Humanos atendem ao comando da Mente e do Coração. Quando agimos guiados pela mente, as palavras e as ações são como espinhos que causam dor no outro e em nós mesmos, mesmo que esteja protegendo a rosa. No entanto, quando a ação é feita pelo coração, nada machuca, nada dói, nada magoa.

Isso acontece porque a mente é a morada do Ego e o coração é a morada da Alma. O Ego sempre tenta prevalecer e tomar as rédeas da nossa vida desempenhando 7 jogos, que são:

 

  • Dominar os Outros
  • Recusa de nos Sentir Dominados
  • “Eu Estou Certo”
  • “Você está Errado”
  • Sobrevivência
  • Encobrimento
  • “A Culpa não é Minha”

  • Dominar os outros: geralmente, usamos nossa posição na família ou no trabalho para dominar os outros. Mesmo que isso seja sutil e inconscientemente, o Ego se mistura com a nossa preocupação com o outro, com um familiar, com um amigo ou com um subordinado, e se mostra dominador. Essa é a forma do Ego sobreviver e permanecer relevante.
  • Recusa de nos Sentir Dominados: a outra face da dominação que o Ego impõe é, simplesmente, a recusa a se deixar levar pela dominação do outro. Quando vemos o outro nos dominando e nos recusamos a cair no jogo, temos a presença forte do Ego.

Caso não estivéssemos sobre o seu domínio, nos renderíamos de corpo e alma. Essa recusa acontece porque não gostamos do domínio que exercem sobre nós, mas se não gostamos desse domínio, porque nos vemos na mesma posição de dominador?

  • “Eu Estou Certo”: reflita por um momento se você já sentiu que precisava lutar com todas as forças pela sua razão. Se isso já aconteceu, é porque o Ego lançou os dados e, com ele no comando, queremos sempre mostrar que estamos certos. Entretanto, não precisamos provar para ninguém que estamos certos. Se verdadeiramente sentirmos a verdade e estivermos com a consciência tranquila e calma, a Natureza e o Universo serão as únicas testemunhas das quais precisamos.
  • “Você Está Errado”: o Ego é aquele que julga, aponta dedos, quer provar que o outro está errado. A Alma deve sobressair e ver o outro como um Ser Humano suscetível a erros e acertos.
  • Sobrevivência: o Ego é ardiloso e sempre se justifica. Consequentemente, pensamos que ele não está fazendo nenhum jogo. Contudo, esse é apenas uma forma de seguir vivendo e influenciando nossas decisões e atitudes.

A mente nos obriga a seguir um pensamento egoísta de que tudo o fazemos está certo e que esse pensamento não recebe influência nenhuma do Ego.

  • Encobrimento: o Ego acha um jeito de sobreviver quando comentamos sobre os outros ou fazemos fofocas, procurando falhas e defeitos nos outros. Quando agimos com a Alma, qualquer crítica será bem recebida, pois virá direto do coração. Porém, quando é feita com Ego, é apenas mais uma forma de julgar, de culpar e rotular o outro, sempre pensar na mágoa que isso pode gerar.
  • “Não é Minha Culpa”: culpar o mundo, o Universo, Deus (seja qual for sua crença) é uma forma de se vitimizar, de inocentar suas próprias ações e de terceirizar culpas. O Ego se sobressai e continua vivo e pulsando, apenas olhando ao redor e não olhando para si mesmo.

É importante que mudemos nosso coração para que possamos mudar a mente. Todas as atitudes, palavras e gestos, quando originárias do coração, não machucam nem magoam, pois são feitas com sinceridade e autenticidade. Seguir a vontade do coração é o mesmo que seguir a uma vontade Divina, pois uma voz que sai direto do coração está carregada de Amor, de Generosidade e altruísmo.

O coração é o lar da Consciência da Unidade. Quando despertamos para essa Consciência, deixamos de lado a natureza da mente voltada sempre para as críticas e julgamentos, e despertamos para a voz genuína do coração, a Verdade que só surge quando amamos uns aos outros. O fim dos conflitos entre os homens reside nas intenções comandas pelo coração.

Dessa forma, devemos praticar toda a ação com o coração e parar de deixar o Ego comandar nossa vida. A partir desse momento, uma sensação agradável toma no corpo e sentimos que tudo o que faremos será com a Alma.

 

Copyright: 776414470 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tanyajoy