Quando algo desagradável acontece, como costuma reagir? Saiba que é normal se sentir decepcionado, entretanto, levar tudo a ferro e fogo pode fazer com que sofra mais do que o necessário e deixe de valorizar tudo de positivo que está ao seu redor. Ao invés de querer ter sempre a razão, ame mais, perdoe mais e mantenha o foco sobre as coisas que são verdadeiramente relevantes e essenciais para a sua felicidade.

Ame Mais, Perdoe Mais e Seja Mais Feliz

Em sua trajetória até chegar aqui acredito que tenha passado por muitas experiências, certo? Erros, acertos, conquistas e arrependimentos fazem parte da vida de todos e servem para trazer algo extremamente valioso, que é o desenvolvimento, a evolução. Se hoje você está aqui, visitando o meu blog e fazendo a leitura deste artigo é porque certamente fez um excelente trabalho e superou uma série de desafios, que começaram desde cedo, mais precisamente quando foi concebido.

Percebe o quanto a existência de cada um de nós é grandiosa? É realmente um grande presente ter a oportunidade de vir a esse mundo e poder vivenciar experiências fantásticas, aprender coisas novas, se relacionar com uma série de pessoas, ser parte de uma família, ter amigos. São muitos os motivos que todos nós temos para sermos gratos todos os dias.

Se pensa que falo isso porque tenho uma vida perfeita, saiba que está muito enganado, pois todo ser humano tem desafios a superar, eles se apresentam de maneiras diferentes, mas estão sempre ali, para todos. E uma das facetas mais extraordinárias da vida está exatamente em superar os obstáculos e utilizá-los como degraus para se desenvolver, se descobrir, ousar ir além.

Eu quis falar a respeito de toda essa grandiosidade da nossa existência em primeiro lugar para mostrar o quanto as mágoas e os ressentimentos se tornam pequenos perto disso. Você é muito mais do que o desentendimento que teve com o seu amigo ou com o seu familiar, ficar sofrendo por ter deixado de falar com ele não irá acrescentar em nada na sua vida, pelo contrário, irá tirar de vocês grandes oportunidades de compartilharem bons momentos.

O perdão é poderoso porque liberta e afasta de você o orgulho e o desejo de estar sempre com a razão, haja o que houver. Relevar um deslize de alguém, ceder, desculpar, não são, nem de longe, sinais de fraqueza. Na realidade são grandes demonstrações de coragem, de alguém que, sim, ficou triste, se decepcionou, mas escolheu deixar o amor falar mais alto e se permitir perdoar, porque acredita que esse é o melhor caminho e, também, por saber que é humano e está tão sujeito a falhar quanto os outros.

7 Atitudes Essenciais Para Amar Mais e Perdoar Mais

PSC

Depois de fazer essa reflexão a respeito da importância de amar e perdoar, te convido a conferir sete atitudes essenciais para que o amor e o perdão passem a fazer, de fato, parte da sua vida. Tenho a certeza de que, ao colocá-las em prática, viverá com muito mais serenidade e equilíbrio.

1 – Pensar na Relevância dos Problemas no Futuro

Sempre que algo te chatear, pense se aquilo ainda irá fazer alguma diferença em sua vida daqui um, cinco ou dez anos. Ao fazer esse exercício irá eliminar da sua mente boa parte das preocupações, porque a maioria dos pensamentos relacionados a mágoas, se pensarmos a longo prazo, são irrelevantes. Portanto, escolha manter apenas aquilo que for realmente agregar e continuar importante mesmo com o passar do tempo.

2 – Abrir Mão de Querer Ter Sempre a Razão

Grande parte das discussões que as pessoas começam tem como único objetivo mostrar quem está com a razão. Então eu te pergunto: você acha que vale a pena desperdiçar as suas energias apenas para ouvir que estava certo? E, claro, devemos nos lembrar que são raros os casos em que uma das partes reconhece isso. Dessa forma, o melhor que pode fazer é evitar entrar em embates que não te levarão a um resultado positivo.

3 – Desfrutar de Cada Momento ao Lado Daqueles Que Ama ao Máximo

O tempo é implacável e, por isso, devemos aproveitar cada momento ao máximo, principalmente quando estamos ao lado daqueles que amamos. Tenho a certeza de que se tivesse que escolher entre o amor que sente pelos seus entes queridos e ter a razão em uma discussão, ficaria com a primeira opção. Então, demonstre isso e honre a oportunidade de compartilhar a sua vida com eles através de atenção, respeito e carinho.

4 – Identificar as Suas Emoções e as Origens Delas

Os seres humanos são movidos por emoções e, para fazer boas escolhas, é fundamental identificar cada uma delas e saber a sua origem. Olhar mais para si, se questionar e refletir sobre o seu comportamento são medidas que irão te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional e, assim, passar a amar e perdoar com cada vez mais facilidade.

5 – Reconhecer a Importância de Perdoar

É fundamental que entenda a importância do perdão, para que o viva na prática por acreditar que é o melhor caminho e jamais por mera obrigação. Perdoe porque sabe que o amor é muito mais valioso do que as mágoas e porque deseja se libertar de sentimentos ruins que comprometem a sua felicidade.

6 – Desenvolver a Empatia e Se Colocar no Lugar do Outro

A empatia é uma habilidade fantástica para quem deseja amar e perdoar mais, porque por meio dela é possível se imaginar no lugar do outro. Assim, conseguirá ter maior coerência entre o que deseja para si e a forma com a qual age em relação às outras pessoas.

7 – Escrever Sobre o Que Está Sentindo

A escrita terapêutica é uma atividade extraordinária e que pode te ajudar a lidar melhor com o que está sentindo. Em se tratando de perdoar, escreva uma carta para aquele que te magoou, com a diferença de que não irá entregar, a intenção é que se abra e se liberte de todos os ressentimentos.

Amar e perdoar são duas ações extremamente humanas e capazes de promover grandes transformações na vida de uma pessoa. Espero que este artigo tenha te mostrado que o amor e o perdão sempre serão bons caminhos a serem seguidos.

 

Copyright:  682897339 – https://www.shutterstock.com/pt/g/thitarees