Seja para realizar uma transferência bancária ou se comunicar, a internet tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas. Além das mensagens trocadas com indivíduos já conhecidos, existem aqueles que usam a rede para ampliar o seu círculo de amizades, nas redes sociais, chats e aplicativos. E é aí que muitos ficam com o pé atrás, e se perguntam se os amigos virtuais podem realmente ser verdadeiros. Se você tem essa dúvida, te convido a refletir comigo a respeito do assunto enquanto faz a leitura do artigo.

Amigos Virtuais Podem Se Transformar em Reais?

A confiança é algo que leva tempo para ser conquistado, afinal, ninguém vai sair contando algo íntimo para uma pessoa que mal conhece, certo? E uma das etapas da construção da confiança envolve saber mais sobre o outro e ver a verdade nos olhos dele, o que, nesse caso, acaba não acontecendo em uma amizade virtual. Por mais que hoje existam meios de se conversar através de videochamadas, nada será capaz de substituir a presença física e a troca de energias que acontece através dela.

Entretanto, não estou querendo dizer que amizades virtuais não possam ser verdadeiras e sim que a distância pode acabar dificultando o fortalecimento do laço de confiança que une os amigos. Por outro lado, quando duas pessoas têm afinidades e sentem empatia uma pela outra, o fato de não se conhecerem pessoalmente pode acabar se tornando apenas um detalhe. Então, como se pode ver, não há uma resposta pronta para esse questionamento, pois, quando se trata de seres humanos, tudo depende.

Da mesma forma que, na vida real, alguém pode se decepcionar com um amigo, o mesmo pode acontecer no âmbito virtual. A diferença está no fato de que o contato físico e o olho no olho tornam essa identificação um pouco mais fácil de ser realizada, já que, na maioria das vezes, conseguimos sentir através de gestos e palavras as reais intenções do outro. Por essa razão, todo o cuidado é pouco quando se trata de confiar a sua amizade e consideração a alguém.

Dicas Para Fazer Amigos Virtuais de Forma Segura

Conhecer pessoas novas é sempre muito interessante, pois temos a oportunidade de, ao lado delas, descobrirmos um mundo de possibilidades. Não há como negar que a tecnologia facilitou isso, já que existem sites e aplicativos especialmente voltados para quem deseja fazer amizades. Contudo, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas e decepções e, assim, desfrutar dessas facilidades positivamente.

1 – Escolha Bem os Sites e Aplicativos Que Irá Utilizar

O mundo virtual funciona de forma parecida com o real, com lugares que são considerados um pouco mais seguros e outros nem tanto. Nesse sentido, é importante que escolha bem o que irá acessar, para reduzir as chances de encontrar pessoas mal intencionadas. O Facebook, por exemplo, conta com a opção de criar e participar de grupos com interesses em comum, assim, você tem a possibilidade de conhecer gente que gosta das mesmas coisas que você, com o benefício de poder ter acesso aos dados do perfil do indivíduo.

2 – Observe o Comportamento do Amigo Virtual

Assim como costumamos observar uma pessoa ao conhecê-la pessoalmente, o mesmo deve ser feito em ambiente virtual. Repare em detalhes como a foto de perfil das redes sociais, se há álbuns com fotos de amigos e familiares, os contatos, os tipos de postagens, os comentários recebidos. Ao observar tudo isso poderá verificar se do outro lado existe alguém como você, que apenas quer fazer novas amizades, ou se há um indivíduo tentando se fazer passar por outro para obter algum tipo de vantagem.

3 – Tenha Cautela ao Marcar Encontros

Grande parte dos amigos virtuais planeja um dia em que poderá se encontrar pessoalmente. Nesse caso, é fundamental ter extrema cautela para evitar se colocar em situações de risco. Se vocês morarem na mesma cidade, tente verificar se possuem amigos em comum que possam te dizer se as informações que a pessoa te passou são realmente verdadeiras. De qualquer forma, marque sempre os encontros em locais públicos, como shoppings, por exemplo, e, de preferência, vá na companhia de alguém da sua confiança.

4 – Evite Expor Demais a Sua Vida

Por mais simpático e gentil que o outro pareça, evite expor muitos detalhes da sua vida logo de início. É claro que a grande maioria das pessoas que busca novas amizades na rede tem boa intenção, porém, é preciso se lembrar que existem indivíduos mal intencionados, então, todo o cuidado é pouco. E, independente do tempo de amizade, jamais compartilhe dados como senhas de banco, e-mail e números de documento. Afinal, alguém que te pede algo desse tipo, certamente tem segundas intenções.

5 – Desconfie de Propostas Boas Demais

Um indivíduo que está realmente apenas em busca de amizade irá se comportar como uma pessoa que você conhece pessoalmente. Então, o natural é falar sobre si, fazer perguntas sobre o outro, como a profissão, o que mais gosta, passatempo preferido e daí por diante. Propostas como enviar presentes grandiosos, passagens para você viajar com tudo pago, entre outras, devem sempre ser vistas com desconfiança.

6 – Controle a Ansiedade e Deixe a Amizade Ser Construída aos Poucos

Um indivíduo que está descontente com as pessoas com as quais convive tende a se envolver com certa facilidade ao encontrar alguém com quem tenha afinidades. Dessa forma, essa carência gera uma ansiedade, que o leva a acreditar em tudo o que o outro diz. Por essa razão, procure sempre manter a serenidade para evitar que as suas emoções te confundam e te levem a construir em sua mente expectativas que não condizem com a realidade.

7 – Valorize os Amigos Reais Também

Por fim, por mais que seja possível conhecer pessoas incríveis na internet, jamais deixe de se dedicar aos seus amigos reais, que são aqueles que estão ao seu lado para o que der e vier. É sempre importante ter a consciência de que todo ser humano está sujeito a falhar, pois tendemos a mostrar apenas o nosso melhor lado na internet, o que pode fazer com que veja o amigo virtual como perfeito e superior aos demais, o que não é verdade. Então, é fundamental que saiba manter o equilíbrio e dê o devido valor a todos aqueles que gostam de ti e torcem pela sua felicidade.

A amizade, seja ela nova ou velha, real ou virtual, é algo maravilhoso e pelo qual devemos ser sempre gratos. Apenas é importante tomar alguns cuidados para evitar se magoar e, então, desfrutar do que de melhor os bons amigos podem oferecer.

Copyright: 1172342329 – https://www.shutterstock.com/pt/g/akimoto