A amizade é um tipo de relação afetiva de grande importância para os seres humanos. Através dela é possível obter apoio, aprender, ensinar e compartilhar momentos com quem se gosta. Muitos afirmam que seus amigos são como verdadeiros irmãos e, por isso, esses seres tão especiais são considerados a família que nos é permitido escolher. Contudo, para que seja um relacionamento positivo para os envolvidos, é preciso que amizade e respeito caminhem lado a lado.

Você já parou para refletir a respeito das amizades que possui? Acha que o respeito faz parte dessas relações? Continue a leitura enquanto faz essa reflexão.

A importância da amizade

A grande maioria das pessoas faz seus primeiros amigos na infância, na escola ou na vizinhança. Quando se encontram, brincam, conversam e descobrem o mundo juntos. Conforme um indivíduo cresce, seus interesses mudam e, consequentemente, suas amizades também vão se transformando. Os encontros, que antes envolviam brincadeiras, passam a contar com mais conversa, companhia para resolver problemas, entre outras situações.

Além do apoio que se pode obter através de uma amizade, ela também possibilita que se desenvolva como ser humano, conhecendo outras perspectivas sobre a vida. Por mais que seja comum que os amigos tenham afinidades, continuam sendo indivíduos diferentes, o que os permite trocar pontos de vista sobre um mesmo assunto, aprendendo um com o outro.

Amigos são grandes alicerces em momentos delicados, como perdas, situações de estresse, frustração, entre outros. Saber que pode contar com uma pessoa que irá te ouvir e te acolher mesmo que tenha cometido um erro, é altamente reconfortante. Por tudo isso, cuidar das suas amizades para que se mantenham sempre fortes é fundamental para uma vida feliz e equilibrada.

Amizade e Respeito – Como anda essa combinação em sua vida?

Amigos, principalmente os de longa data, possuem muita intimidade e um sabe muita coisa sobre o outro. Quem é que nunca levou uma bronca de um amigo após ter cometido um erro? É claro que o apoio vem em seguida, mas o puxão de orelha faz parte e é uma grande demonstração de cuidado e zelo, afinal, ninguém deseja ver quem ama sofrendo, certo?

PSC

Essa intimidade e cumplicidade entre amigos é fantástica e muito positiva, contudo, é preciso tomar cuidado para que o cuidado não ultrapasse os limites do respeito. Por mais que ame o seu amigo e deseje evitar que ele sofra, não pode se intrometer em sua vida e desrespeitar as suas escolhas. Conversar e orientar é importante, porém, é necessário entender que é dele a palavra final sobre as decisões que toma.

Se você consegue separar o carinho que tem pelos seus amigos e respeita as decisões que eles tomam para as próprias vidas, ótimo, continue assim e manterá esses relacionamentos por muito tempo. Por outro lado, caso perceba que está se excedendo e que está sendo invasivo demais com assuntos que não cabem a você decidir, recue, isso será melhor para todos.

7 Dicas para manter equilibrada a balança entre amizade e respeito

Se deseja dar o seu melhor para manter as suas amizades fortes ao longo dos anos, coloque as dicas a seguir em prática e mostre que sabe respeitar os seus amigos.

1 – Apenas dê sua opinião quando seu amigo solicitar

Por mais que se conheçam há anos, tome cuidado para não ser invasivo e chegar dando sua opinião sem que seja solicitada. Caso seu amigo pergunte o que acha, diga de maneira sincera, mas evitando manter um tom julgador. Você não precisa aplaudir tudo o que ele faz mesmo que não concorde, mas também não precisa se intrometer em assuntos pessoais dele.

2 – Respeite as decisões dele

Mesmo que seu amigo te peça um conselho e, em seguida, tenha uma atitude totalmente diferente do que sugeriu, você deve respeitá-lo. Afinal, o fato de ele ter perguntado o que acha não significa que, necessariamente, iria seguir o que você disse. Talvez, ele tenha ponderado e concluído que preferia fazer outra escolha e está tudo bem. A amizade de vocês não será abalada por isso.

3 – Jamais diga frases como: “eu avisei”

Imagine o seguinte cenário: você dá um conselho para o seu amigo, ele tem uma atitude contrária e se envolve em um problema. Por mais que sinta vontade de dizer que avisou que isso poderia acontecer, não o faça. Lembre-se que se trata de uma pessoa que é muito especial em sua vida e que não é o momento para querer se sentir superior.

4 – Esteja presente sempre que ele precisar

Quando se fala em amizade e respeito, isso inclui honrar a cumplicidade que possuem, estando ao lado dele sempre que ele precisar do seu apoio. Faça isso porque realmente deseja ajudá-lo e vê-lo bem, sem esperar que ele te agradeça eternamente, pois a retribuição virá naturalmente.

5 – Ouça o que seu amigo diz com atenção

Ouvir uma pessoa com atenção e não deixá-la falando sozinha também é uma forma de respeito. Se você é do tipo que gosta de falar sobre si, repense um pouco esse comportamento. Ser comunicativo é muito bom, mas isso não deve fazer com que atropele as pessoas com as palavras e queira atrair toda a atenção sem escutar o que seus amigos dizem.

6 – Demonstre sua gratidão pela amizade

Mais uma maneira de honrar a dádiva da amizade é demonstrar gratidão por essa relação, o que pode ser feito através de palavras e, também, de gestos. Respeitar o seu amigo, acolhê-lo em momentos delicados, ajudá-lo a realizar tarefas, se divertir com ele, todas essas ações podem servir como demonstração da gratidão por tê-lo em sua vida.

7 – Respeite as diferenças entre vocês

Por fim, uma condição indispensável para que uma amizade seja mantida, o respeito às diferenças. Vocês podem ter muitos pontos em comum, mas continuam sendo pessoas únicas, que tiveram criações diferentes e trajetórias distintas. Tenha essa consciência e evite impor suas opiniões, assim, poderão aprender muito um com o outro e serem muito felizes.

Amizade e respeito, duas palavras que se complementam e se fortalecem ao longo do tempo. Respeitar seus amigos é um grande gesto de amor. Se gostou, envie este artigo para eles e conversem sobre esse assunto tão importante!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade

https://pt.wikihow.com/Respeitar-os-Amigos

Copyright: 1225118740 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes