Cada ano que passa nos apresenta desafios, mas o de 2020 trouxe provações que a grande maioria sequer sonhava passar. Uma pandemia, algo visto apenas em filmes, se tornou real. De repente, um vírus passou a circular pelas ruas, fazendo com que precisássemos nos isolar, usar máscara, sair de casa apenas para o essencial, higienizar as compras do supermercado, foram muitas as mudanças em um espaço muito curto de tempo.

Se, para alguns, a nova rotina de home office com as crianças em casa foi exaustiva, para outros faltou trabalho, e há ainda aqueles que, para trabalhar, colocaram suas vidas em risco e de seus familiares, ao retornarem ao lar após o expediente. Ninguém passou ileso, todos precisaram se adaptar, se reinventar, encontrar novas maneiras de realizar atividades que antes eram corriqueiras.

Ao mesmo tempo em que a adaptação ao novo pode ser dolorosa, traz muito aprendizado e é exatamente sobre isso que falaremos ao longo deste artigo. Acompanhe a leitura e confira todas as lições que pudemos aprender com um ano que foi único e desafiador.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

10 Lições que aprendemos com 2020

Embora cada indivíduo experiencie os acontecimentos de modo diferente, absorvendo seus aprendizados, em 2020 pudemos aprender juntos uma série de lições, veja quais foram elas.

1 – O valor de um abraço

Como a principal recomendação foi de isolamento social, precisamos deixar de realizar um gesto de grande valor: o abraço. O contato humano tão comum entre amigos e familiares virou sinônimo de risco de contágio. Assim, passamos a nos cumprimentar com os olhos, já que o sorriso estava coberto pela máscara durante a maior parte do tempo. Certamente, quando tudo isso passar, daremos ainda mais valor ao abraço e à conexão com os nossos entes queridos.

2 – O quanto precisamos uns dos outros

PSC Renascimento

Por mais que, felizmente, tenhamos a tecnologia para nos manter conectados, mesmo que fisicamente distantes, nenhum recurso tecnológico será capaz de suprir a presença física. Com isso, aprendemos em 2020 que precisamos muito uns dos outros, o que se aplica tanto a atividades práticas quanto no sentido emocional, do apoio, da troca, das demonstrações de afeto.

3 – Os educadores precisam ser cada vez mais valorizados

Com as escolas fechadas, as crianças precisaram seguir com suas atividades em casa e contar com a ajuda dos familiares. Os educadores se reinventaram como puderam através de aulas online e envio de atividades, mostrando o quanto são importantes para a nossa sociedade. Que essa lição aprendida nos leve a continuar valorizando cada vez mais esses profissionais que são a base da nossa sociedade.

4 – O amor envolve renúncia

Quantas pessoas que você ama deixou de encontrar em 2020 para proteger? Como os idosos e portadores de doenças crônicas são consideradas grupo de risco para o coronavírus, precisamos nos afastar fisicamente de muitos entes queridos e essa foi uma importante lição que nos mostrou que o amor envolve renúncia. Abrimos mão de matar a saudade de quem amamos para cuidar dessas pessoas tão especiais.

5 – Muitas de nossas atitudes individuais têm consequências coletivas

Somos indivíduos livres para decidirmos o que e como agir, contudo, certas atitudes que temos trazem consequências coletivas e, por isso, devem ser muito bem pensadas. Isso se mostrou bastante presente em 2020, quando precisamos usar máscara não apenas para nos proteger, mas também para proteger os demais, já que por conta dos casos assintomáticos não temos como saber se podemos infectar alguém.

6 – Existem muitas coisas que não podemos controlar

O ano de 2020 começou como qualquer outro aqui no Brasil, por isso, as pessoas fizeram planos de viagem, de eventos, de negócios, coisas que precisaram ser adiadas ou adaptadas por conta da pandemia. Assim, aprendemos a lição de que existem muitas coisas que fogem do nosso controle, o que não significa que devemos deixar de fazer planos e sim que saibamos aceitar com serenidade essas mudanças, já que não nos resta outra coisa a não ser nos adaptar.

7 – Estar só não precisa ser sinônimo de solidão

Com a recomendação de distanciamento social, muitas pessoas precisaram se reinventar para passar o tempo em casa. Com isso, tomaram gosto pela culinária, começaram a praticar exercícios físicos, desenvolveram habilidades manuais, passaram a ler mais e a realizar uma série de atividades sozinhas, desfrutando da própria companhia. Essa é uma lição valiosa porque, embora a presença das outras pessoas seja importante, devemos nos sentir confortáveis sozinhos para que a companhia seja uma escolha e não uma necessidade.

8 – Mesmo em momentos desafiadores ainda temos muito a agradecer

Mais um grande aprendizado que 2020 nos trouxe foi a gratidão, afinal de contas, mesmo em meio a tantas incertezas e perdas, percebemos que temos muito a agradecer. Teve gente que agradeceu por poder ficar em casa e se proteger, outras pessoas por terem seus trabalhos mantidos, por verem suas famílias seguras e, claro, por termos profissionais da saúde e cientistas trabalhando incansavelmente para vencer o vírus.

9 – Somos mais fortes do que imaginamos

Se em 2019 alguém te falasse tudo pelo que você iria passar em 2020, acreditaria que iria vencer? Pois bem, você venceu e tenho a certeza de que se surpreendeu com a sua força. Que essa consciência sobre o quanto é forte te acompanhe ao longo de todos os próximos anos e que nunca duvide da sua capacidade de vencer os obstáculos que se colocarem em seu caminho.

10 – A vida é um sopro

Por fim, uma lição dolorosa, mas necessária, de que a vida é um sopro. Estamos aqui hoje e amanhã não temos como saber. Ao longo de 2020 muitas vidas foram perdidas, pessoas perderam familiares, amigos e grandes artistas nos deixaram. O aprendizado que fica é de que devemos aproveitar a presença uns dos outros, vivendo cada instante ao máximo.

Que 2021 venha para trazer paz, esperança e saúde para todos nós!

Você já tinha parado para pensar em todas as lições que 2020 nos trouxe? Quais foram os aprendizados mais marcantes para você? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar esta reflexão através das suas redes sociais!