Mulheres de modo geral já são por natureza mais ansiosas que os homens. Quando engravidam são muitas as novidades, informações e transformações acontecendo, por isso essa Ansiedade acaba se agravando.
Ansiedade na Gravidez pode acontecer por diversos motivos, entre eles, a insegurança de não ser uma mãe boa o suficiente. Por isso, é fundamental que nesse período, as mulheres se lembrem de respirar fundo, se tranquilizar r buscar ao máximo ocupar a cabeça com atividades prazerosas que a tranquilizem e tragam sensação de bem-estar.
É comum que a Ansiedade na Gravidez também leve a mulher a se sentir mais tensa, mais preocupada e com mais medo sobre o que pode vir a acontecer durante a gestação e depois que o bebê nascer.
Esse excesso de preocupação pode vir a causar desequilíbrio emocional, palpitação cardíaca, sensação de falta de ar, e total descontrole de pensamentos e ações. Sintomas estes que podem ser intensificados quando gestantes são submetidas a situações de críticas ou stress.
Além de todos esses transtornos que a Ansiedade na Gravidez pode causar, é comprovado que durante essas crises, há aumento da insegurança, aumento de conflitos psicológicos e consequentemente, a gestante pode sofrer alterações em seu peso decorrente da liberação do hormônio cortisol que ocasiona acúmulo de gordura na região abdominal.
Saber reconhecer quando a preocupação é exagerada, no entanto, é fundamental para evitar problemas posteriores.
A gravidez é um período de transformação e, embora muitas mulheres exaltem o instinto materno, tudo pode ser aprendido. Assim como os homens têm a oportunidade de descobrir e aprender o que é ser pai na prática, as mulheres também podem, só que elas começam o processo um pouco antes, durante o período de gestação. Portanto, é natural sentir medo de errar, só não deixe que esse medo tome conta de você.
Para controlar a Ansiedade na Gravidez, as mamães podem recorrer a técnicas simples, como conversar com o bebê, fazer um diário, seguir corretamente as visitas ao médico, perceber os diferentes aromas dos lugares onde está, buscar ver o lado bom de todas as coisas que acontecem, alimentar-se bem e se possível, exercitar-se.
 

  • Conversar com o bebê: Fazer isso enquanto acaricia a barriga antes do nascimento, pode ser uma excelente maneira de criar vínculo com a criança. O bebê pode sentir que é amado e desejado. Quando já tem um nome é interessante chamá-lo assim, para que se acostume com a sonoridade. Esse tipo de ação faz bem para a criança e tranquiliza muito a futura mamãe.
  • Fazer um diário: Escrever tudo o que está sentindo, contando dia a dia sobre a gestação é uma excelente maneira de diminuir a ansiedade e ter também um relato de como foram os dias que antecederam a chegada do seu bebê. Mamães que se concentram no aqui e agora e desabafam escrevendo, permanecem no momento presente e não sofrem pensando no que está por vir.
  • Visitar o médico: É essencial manter-se informada sobre a saúde do seu bebê, por isso, é importante estar em dia com seu pré-natal. Quanto mais informada você estiver, menores serão as chances de sofrer por antecipação e por medos inconscientes.
  • Prestar atenção aos diferentes cheiros: Quando estamos nervosos, independentemente de estarmos gestantes ou não, a maior recomendação que escutamos é: “Respire”. Para as mamães, é interessante realizar essa prática, buscando perceber e identificar quais cheiros está sentindo. Isso acalma, reduz a Ansiedade e oxigena o cérebro.
  • Buscar ver o lado bom das coisas: A gestação é um momento único na vida de uma mulher. Ainda que tenha mais de um bebê ao longo de sua vida, cada gestação é única, e por isso deve ser vivida da melhor maneira possível. Cuide se sua aparência, faça coisas que gosta, desfrute do que a vida tem de melhor a oferecer, e deixe de lado preocupações e sentimentos desnecessários.
  • Alimentar-se bem: Existem alguns alimentos que possuem efeito calmante natural. Consulte seu médico para verificar quais deles podem ser inseridos em sua dieta. Abaixo, descrevo alguns:
  • Alface – possui folato e lactucina – calmantes naturais;
  • Maçã – possui zinco, carboidratos, selênio e fibras que ajudam no controle da ansiedade;
  • Ovos – contém vitaminas do complexo B, niacina e acetilcolina ajudando no combate à ansiedade;
  • Mel – um dos alimentos responsáveis pela produção de serotonina, que causa sensação de prazer e melhora o humor, diminuindo a ansiedade.

 

  • Exercitar-se: Exercícios auxiliam no controle da ansiedade, além de serem benéficos para a mamãe no controle de seu peso e resistência durante a gestação. Mas vá com calma, consulte seu médico para averiguar que tipos de práticas são mais recomendadas para você.  

Busque relaxar o máximo que puder, descanse e tenha sempre que possível, boas noites de sono. Mantenha contato com a natureza, isso também pode auxiliar na redução do stress e Ansiedade.
Comandados pela pesquisadora Moriah Thomason, a equipe de pesquisadores americanos da Universidade Wayne State, com o auxílio de técnicas de imagem de ressonância magnética funcional, conseguiu comprovar que o Estado Emocional de uma gestante pode resultar em alterações neurais nos bebês.
Eles descobriram que as gestantes que relatavam alto nível de estresse carregavam fetos com eficiência reduzida nos sistemas funcionais neurais. A equipe também identificou que o cerebelo — que, por meio de impulsos, faz a conexão do resto do corpo com o cérebro — desempenha papel central nos efeitos observados, sugerindo que ele possa ser especialmente vulnerável aos efeitos do estresse pré-natal ou precoce.
Portanto, cuide-se! O maior presente que você pode dar ao seu organismo e ao seu bebê são momentos de paz interior, equilíbrio e plenitude. Deixe de lado tudo aquilo que te tira do eixo e desestabiliza sua energia.  Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer que a sua estabilidade emocional é a chave para uma gestação saudável e uma vida feliz!
Copyright: 1096659452 – https://www.shutterstock.com/pt/g/artdes